A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, os dois últimos campeões do torneio, tem data e local marcados: dia 27 de novembro, no Estádio Centenario, em Montevidéu. Mas será que, a dois meses da decisão, o dia e a cidade são certezas absolutas diante das mudanças vistas nas últimas edições? A Conmebol garante que sim. A entidade vem tratando as notícias de troca de sede, como a ida da decisão para Brasília, como boatos.

Data, ingressos, vacinas, testes e fronteiras:tudo que se sabe até agora sobre a final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras em Montevidéu

Inclusive, a Conmebol esteve no fim do mês passado reunida com autoridades do governo uruguaio, da federação de futebol e órgãos da saúde do país para tratar da organização do evento e inspecionar as obras no estádio. Além da final da Libertadores, o Centenario vai receber as decisões da Sul-Americana (dia 20 de novembro) e da Libertadores feminina (dia 21 de novembro).

Porém, desde 2018, uma série de fatores levou a entidade a mudar de sede e/ou as datas da decisão de última hora. A experiência passada mostrou que é possível realizar uma grande mudança no evento em poucos dias.

Libertadores: Por que vai ser difícil e muito caro o brasileiro viajar para Montevidéu para a final?

Relembre os últimos casos

Boca Juniors x River Plate (2018)

A inédita e esperada final argentina sofreu dois reveses consecutivos. O primeiro jogo da decisão, marcado para o dia 10 de novembro, na Bombonera, não pôde ser realizado por causa de uma tempestade que atingiu Buenos Aires no dia da partida. O confronto foi realizado no dia seguinte. A volta, no Monumental de Nuñez, no dia 24 daquele mês, teve de ser adiada após o ônibus da delegação do Boca ser atacado por torcedores do adversário. A decisão da Conmebol, dias depois, foi levar o jogo para Madri, no Estádio Santigo Bernabéu, dia 9 de dezembro.

Hegemonia: Brasil garante 21º título de Libertadores com Flamengo x Palmeiras e dominará final pela 4ª vez; veja lista

Flamengo x River Plate (2019)

Na primeira decisão de Libertadores em jogo único, a partida havia sido marcada para Santiago, no Estádio Nacional, em agosto do ano anterior, para o dia 23 de novembro. Porém, as tensões políticas e econômicas no Chile levaram a diversas manifestações nas ruas do país meses antes do jogo. No fim de outubro, eventos começaram a ser cancelados na capital, e a Conmebol decidiu levar a final para Lima, no Peru, a 18 dias antes da data.

Palmeiras x Santos (2020)

A final brasileira da Libertadores ocorreu no Maracanã conforme anunciado em outubro de 2019. Porém, por causa da pandemia, houve indefinição por meses da data da decisão. O calendário sul-americano, inclusive, foi paralisado por seis meses, sendo retomado apenas em setembro. Apenas  em novembro a entidade anunciou que o jogo seria dia 30 de janeiro de 2021. O horário, no entanto, só foi confirmado duas semanas antes.

Recorde:Renato Gaúcho se isola como técnico com mais vitórias na história da Libertadores

Flamengo x Palmeiras (2021)

A segunda final brasileira consecutiva vai acontecer dia 27 de novembro, no Uruguai, segundo a Conmebol. A data original, no entanto, era dia 20 de novembro conforme anúncio da entidade em maio deste ano. A mudança do dia ocorreu em julho para encaixar todas as finais da entidade na mesma semana.