Ao mesmo tempo em que passa a reencontrar sua torcida em São Januário, o time do Vasco se mostra capaz de jogar um futebol que permite sonhar com o retorno à Série A. Se haverá fôlego suficiente para o acesso ainda é cedo para dizer, mas a vitória de 2 a 0 sobre o Goiás deixou claro que a sequência invicta de quatro jogos é fruto de um início promissor de trabalho do técnico Fernando Diniz e dos jogadores.

Entrevista: Baresi vê Brasil ‘menos espetacular’ com Tite e deseja força a Pelé: ‘Ele é o futebol’

Mais do que o resultado, que faz o Vasco se aproximar do G4, o desempenho é animador. Ver o time aliando intensidade, troca de passes com qualidade e jogadas trabalhadas fez o torcedor presente mais uma vez nas arquibancadas ter motivos para esperança ? ainda que o estilo de jogo não tenha durado toda a partida. Com gols de Morato e Gabriel Pec, o time chegou aos 40 pontos, e está em sétimo na tabela.

O Vasco alternou alta pressão na saída de bola do Goiás a um jogo construído desde sua defesa com inteligência. Quando não tinha a bola, não deixava o adversário pensar. Mas o Goiás conseguiu uma saída perigosa em que Nicolas acertou o travessão logo no início, um lance que poderia ter mudado a história do jogo.

Com os dois laterais agudos, o Vasco precisava de um meio-campo combativo. E foi com esse ajuste que o time cresceu em campo. Na primeira chance, Marquinhos Gabriel acertou um chute rente à trave. Em seguida, Ricardo Graça escorou escanteio, só que o goleiro espalmou.

Bola de cristal: Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time

Depois de 20 minutos, o Vasco diminuiu o ritmo de marcação e recuou um pouco sem a bola, para atrair o adversário em busca de espaços. Eles apareceram, principalmente pela movimentação do lado esquerdo. Com bela triangulação de Nenê, Marquinhos Gabriel e Riquelme, o jovem foi ao fundo e colocou a bola na cabeça de Morato, que abriu o placar aos 29 minutos.

Mudança de ritmo

Após 13 finalizações no primeiro tempo, a etapa final foi diferente. O lindo passe de Nenê, que terminou com outro gol de cabeça, de Gabriel Pec, fez o Vasco aos poucos tirar o pé do acelerador. Inicialmente a postura seguiu aguerrida e ofensiva, levantando o torcedor na arquibancada.

Nos 30 minutos finais, porém, o Vasco fez um recuo estratégico das linhas de marcação, para conter o ímpeto final do Goiás, que passou a pressionar e criar chances perigosas. O Vasco soube sofrer, chegou à segunda vitória seguida e deu esperança ao seu torcedor. Já é possível sonhar com o acesso.