Lewis Hamilton voltou a pôr seu nome na História. Ao terminar o dramático GP da Rússia em primeiro, o inglês subiu no lugar mais alto do pódio pela centésima vez. Nenhum recorde foi batido. Mas trata-se de uma marca inédita na Fórmula 1 e que certamente ajudará o público a compreender com maior exatidão o tamanho do piloto na categoria. Na lista dos maiores vencedores, só ele tem três dígitos. Um destaque para fazer jus à sua carreira.

Entrevista: Baresi vê Brasil ‘menos espetacular’ com Tite e deseja força a Pelé: ‘Ele é o futebol’

? É um momento mágico. Eu só poderia ter sonhado em ainda estar aqui e ter esta oportunidade de vencer essas corridas e poder pilotar com talentos tão fenomenais no final da minha carreira. E de continuar a construir com a Mercedes, da qual estou muito orgulhoso de tudo o que nós fizemos. Não apenas na pista, mas também fora dela ? celebrou o inglês de 36 anos.

Nos EUA: Homem é morto pela polícia na praia onde acontecia o US Open de Surfe

Uma comparação ajuda a entender o que significa um piloto chegar a 100 vitórias. O sete vezes campeão agora está a um triunfo de igualar todas as 101 vezes em que um brasileiro terminou um GP em primeiro: Ayrton Senna (41), Nelson Piquet (23), Emerson Fittipaldi (14), Rubens Barrichello, Felipe Massa (11 cada um) e José Carlos Pace (1).

Esta centésima vitória entra para um currículo que já conta com uma série de recordes batidos por ele na principal categoria do automobilismo. Além de ser o piloto que mais chegou em primeiro lugar, Hamilton é o campeão de pódios (176) e de pole positions (101), entre outras marcas.

? Representa muito e a gente pôde ver isso na cara dele ? afirma o jornalista Reginaldo Leme, comentarista de automobilismo do Grupo Bandeirantes. ? Mas se fosse em outras circunstâncias, eu acho que o veria até mais feliz. O (Max) Verstappen chegar em segundo foi péssimo para ele.

Bola de cristal: Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time

Com a vitória em Sochi, Hamilton reassumiu a liderança do Mundial de pilotos. Chegou aos 246,5 pontos, mas a diferença para Verstappen é de apenas dois pontos. O holandês fez uma excelente prova de recuperação ? terminou em segundo após largar em último devido a uma punição por troca de motor.

E tudo indica que essa margem deve ser superada pelo holandês. Tanto o GP da Rússia quanto o da Itália (realizado há duas semanas e no qual nenhum dos dois concluiu a prova) eram pistas mais favoráveis para Hamilton, que não conseguiu tirar vantagem disso na briga pelo oitavo título.

? Sair de 20º para segundo é fantástico, ainda mais numa pista que favorece a Mercedes. Para a gente tem gosto de vitória e um valor enorme, principalmente após a punição pela troca do motor ? afirmou Christian Horner, chefe da RBR.

Corinthians x Palmeiras: o que explica o domínio dos times paulistas no futebol feminino

Este cenário mostra que Hamilton chegou ao centésimo GP vencido num momento em que ele e sua Mercedes não conseguem mais se impor como outrora. O britânico vem de três temporadas seguidas com 11 vitórias em cada (foi campeão em todas elas). Em Sochi, chegou à sua quinta de 2021. Ainda restam seis etapas. Mas as pistas agora tendem a ser mais favoráveis para seu concorrente.

?Pode ser que na Turquia (próxima etapa, daqui a duas semanas) ainda haja um equilíbrio. Mas, depois, tem Austin (EUA), México e Brasil que são melhores para o Verstappen. Ele costuma ser um leão em Interlagos. O carro é perfeito para o Brasil. Está difícil para o Hamilton ? concluiu Leme.

Marcelo Barreto:Na torcida pelo Brasil no Mundial de Futsal, minhas lembranças da bola pesada

Para Luciano Burti, a vitória de ontem pode trazer um elemento a mais para a disputa. O ex-piloto entende que Hamilton voltar a vencer depois de cinco provas é um feito que interfere mais no campeonato do que a marca de 100 triunfos em si.

? Não é só que não vinha vencendo. Eles jogaram fora algumas corridas. Como a última em Monza, que é 100% uma pista para a Mercedes assim como Sochi. E estariam jogando fora o GP da Rússia também. Mas acabou sendo uma corrida bem atípica pelo final ? opina Burti. ? Então esta vitória é importante, sim, para dar aquela levantada no moral e mostrar o que eles podem fazer.

De fato, só o talento do heptacampeão não foi suficiente para fazê-lo vencer. Líder na maior parte da prova, Lando Norris, da McLaren, tinha a vitória nas mãos. Mas a deixou escapar após desafiar a chuva e se recusar a parar nos boxes a três voltas para o fim.

Começou a patinar e se tornou uma presa fácil para os rivais, como Hamilton, que fizeram o pit stop. O piloto da McLaren terminou em sétimo.

? Estou infeliz. Devastado ? reconheceu Norris.