A presença de jogadores que atuam no futebol inglês em suas seleções na próxima data Fifa segue incerta, segundo o jornal inglês “Daily Mail”. De acordo com a publicação, os clubes do país ainda não chegaram a um acordo com governo e federações e podem vetar novamente a viagem de seus atletas a países da “lista vermelha” no combate à Covid-19 caso os mesmos percam partidas da liga.

O “Mail” afirma que as negociações envolvem uma exceção especial para países que fazem parte dessa lista, que delimita aqueles considerados de alto risco de contaminação pelas autoridades britânicas. A ideia seria manter os atletas que retornassem em uma “bolha” de cinco dias dentro do clube em vez de isolá-los em hotéis por dez dias. Brasil e Argentina fazem parte da lista vermelha.

A resistência, no entanto, se daria pela ausência dos jogadores em partidas da liga mesmo com o novo esquema. Os dias finais das datas Fifa de outubro são muito próximos à oitava rodada da Premier League, que começa no dia 16. Brasil e Argentina, por exemplo, jogam contra Uruguai e Peru, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Qatar, no dia 14.

A exigência dos clubes, segundo o periódico, seria que as equipes liberassem os atletas da última partida da rodada tripla (no caso da América do Sul), permitindo que retornem mais cedo e cumpram a exigência a tempo de atuar. Na última rodada de eliminatórias, a Argentina fechou um acordo semelhante e liberou os atletas da última partida, contra a Bolívia. O Brasil, por outro lado, atuou sem os jogadores de clubes ingleses.

Na última sexta-feira, o técnico Tite convocou oito jogadores que atuam no país. Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Emerson Royal (Tottenham), Thiago Silva (Chelsea), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Gabriel Jesus (Manchester City) e Raphinha (Leeds). Durante a coletiva, o coordenador técnico da seleção Juninho Paulista mostrou otimismo e confirmou que ocorreram “reuniões positivas” entre clubes, governo e a Fifa.

? A gente confia que na próxima semana vai ter uma solução positiva para esses casos. Por isso, fizemos a convocação ? afirmou.