Vitinho deve fazer neste domingo, 11h, contra o América-MG, seu nono jogo como titular do Flamengo no Brasileiro. Dos 18 jogos da equipe até então, o atacante foi utilizado em 16. Sua participação em meio à disputa do clube em três competições já é a melhor desde que foi contratado, em 2018, por R$ 56 milhões. Com atraso, o jogador vem justificando o alto investimento.

Bola de cristal:Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time

O atacante ainda não havia apresentado desempenho como o desta temporada, na qual já é o segundo atleta do elenco com mais participações em gols, atrás de Gabigol. São 12 e 12 assistências, o que torna Vitinho o terceiro melhor neste quesito em toda a Série A, com 24. Somando os três anos anteriores foram 29.

Vitinho já é o principal garçom do Flamengo ao lado de Arrascaeta, que mais uma vez fica fora de ação por ainda não ter se recuperado de lesão. Nas lacunas do uruguaio, o camisa 11 tem dado conta do recado. E sido importante também no número de gols: só está atrás de Gabriel Barbosa, Bruno Henrique e Pedro.

A explicação para a melhora nas atuações passa pela maior sequência na atual temporada. Não apenas com Renato Gaúcho, mas também com Rogério Ceni. Diante das convocações e lesões dos homens de frente, Vitinho aproveitou as chances como nunca. Tem 45 jogos, 21 como titular, dos 51 do time no ano.

Leia mais: Everton Ribeiro se torna o segundo jogador com mais jogos pelo Flamengo na Libertadores

Certamente vai superar a temporada em que mais entrou em campo, em 2019, com 52 partidas. Em 2021, Vitinho precisa de 81 minutos para fazer um gol ou dar uma assistência. Dos 12 tentos, dois foram no Brasileiro, três na Libertadores, dois na Copa do Brasil e cinco no Estadual. Já entre as 12 assistências, cinco foram no Brasileiro, quatro na Copa do Brasil, duas na Libertadores e uma no Estadual.

O revezamento da equipe tem sido feito de forma muito saudável. Tanto pelos atletas que já estavam no clube como por quem está chegando este ano.

? A gente procura ajudar um ao outro e isso foi o grande feito da nossa trajetória aqui. Não temos vaidade. Cada um tem sua personalidade e jeito. Todos jogamos em função da equipe. E todo mundo joga bem e se destaca ? disse Vitinho, cujo contrato vai até o fim de 2022.

Alto custo

O jogador é um dos mais bem pagos do elenco. E ainda existem custos relativos à sua contratação. A questão financeira foi equacionada, mas a postura em campo sempre foi cobrada. Vitinho costumava ser criticado internamente por não ser um jogador “ligado?. Com Renato, passou a ser mais decisivo justamente pela diferença de tratamento do treinador, que entendeu que o atleta precisava de mais carinho do que de gritos.

Leia tambémAtlético-MG chega a 78% de chances de título brasileiro, aponta ferramenta do GLOBO

Com Vitinho, Renato deve mandar a campo hoje o que tiver de melhor no Flamengo, já que o Brasileiro está escorrendo pelos dedos. No momento a diferença para o líder Atlético-MG é de 11 pontos, com dois jogos a menos. Além de Arrascaeta, Filipe Luis segue como desfalque na equipe.