Classe, magistral, intocável, comparações com Neymar. Foram essas as palavras e analogias que os jornais espanhóis usaram, nas últimas semanas, para destacar as atuações de Vinicius Junior pelo Real Madrid. Convocado ontem por Tite para defender a seleção brasileira nas partidas contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, pelas Eliminatórias, o atacante de 21 anos vive um dos melhores momentos desde que pisou no Santiago Bernabéu. Hoje, os merengues defendem a liderança do Espanhol contra o Villarreal, às 16h (Espn Brasil transmite).

Veja lista: sem Daniel Alves e com cinco que atuam no Brasil, Tite convoca seleção

? Quando se forma uma equipe, você tem jogadores jovens que, por vezes, a própria chegada a uma seleção e o peso da responsabilidade interferem no aspecto de pressão, mental. Ele tem que ter tempo para se desenvolver ? avaliou Tite. ? Ele está num processo de evolução. Mas não vamos criar uma expectativa em demasia em cima de um garoto que hoje é o mais jovem.

A prudência de Tite tem ligação direta com todos os aspectos que envolvem a caminhada de Vini Jr. até o atual momento no Real Madrid. Uma rápida ascensão que envolveu virar fenômeno nas categorias de base, ganhar espaço cedo no profissional do Flamengo e protagonizar uma transferência bombástica de 45 milhões de euros (R$ 281 milhões na cotação atual) ao maior campeão continental da Europa ? tudo isso em pouco menos de dois anos.

Bola de cristal:Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time

Hoje, Vinicius comanda, ao lado de Benzema, um ataque poderoso, que já marcou 22 vezes em sete partidas, sendo cinco do brasileiro e oito do francês. A dupla é também a que mais serve aos companheiros para marcar: oito assistências de Benzema e duas de Vini. O sucesso dos dois é uma virada quase cinematográfica, uma vez que, em 2020, o francês foi flagrado fazendo supostas críticas ao estilo de jogo do brasileiro.

? Vinicius é um fenômeno, gosto muito de jogar com ele. Mostrou que pode jogar pelo Real Madrid ? elogiou Benzema depois da vitória por 5 a 2 sobre o Celta de Vigo, no último dia 12.

Confiança dos técnicos

Os números do início de temporada do brasileiro chegam muito perto de superar qualquer outra completa que fez desde que chegou ao Real, aos 18 anos. Na melhor delas, em seu ano de estreia, registrou 12 participações em gols (quatro gols e oito assistências) em 31 jogos. Agora, são sete em apenas sete jogos. Com a confiança do técnico Carlo Ancelotti e a vaga de titular assegurada, tem tudo para fazer seus melhores números com a camisa branca.

? É um jogador com uma capacidade de ?um contra um? impressionante. O Vinicius de hoje é o mesmo que eu vi quando ainda não estava aqui, o que muda é que, nesta temporada, começou a marcar e isso deu confiança. Não sou um mágico, apenas um treinador que dá confiança para que os jogadores expressem suas qualidades ? avaliou Ancelotti.

Influenciador: David Luiz traça nova rota digital no Flamengo, sem deixar de lado marca global construída na Europa

Moral com os treinadores sempre acompanhou Vini no Bernabéu. Após a saída de Julen Lopetegui, em 2018, ele passou a ganhar mais oportunidades. Santiago Solari apostou no brasileiro e Zidane, seu substituto, seguiu dando chances. Nas últimas duas temporadas, Vini atuou de 45 a 55 minutos por partida, antes de pular para os atuais 70.

Ao mesmo tempo em que ganhou espaço, teve que conviver com críticas. As dificuldades na tomada de decisão e nas finalizações assombraram os primeiros anos no clube. A etiqueta de 45 milhões de euros, as comparações com Neymar, ? que chegou ao Barcelona com 21 anos, idade atual de Vini ? e a natural evidência causada pelo destaque num clube onde a pressão é elemento central no dia a dia tornaram Vini um alvo.

? Desde o primeiro dia, senti a pressão de ter custado 45 milhões ou a própria pressão de jogar no Real Madrid. Mas, eu só escuto as pessoas em minha casa e aquelas que me dão confiança de verdade ? disse o jogador ao jornal “As?, na semana passada.

Perfil centrado

Sem estardalhaço em redes sociais e com estrutura familiar e profissional bem montada ? do físico à alimentação ? em sua base em Madri, o atacante trabalhou em silêncio e evoluiu. A mudança ficou evidente num dos palcos mais prestigiados do futebol: a Champions League.

Em um momento de incertezas e fim de ciclo de parte do elenco, incluindo o técnico Zidane, o Real Madrid chegou às quartas da Champions sem a tradicional força para enfrentar o Liverpool. Aquele seria o momento do brasileiro. Foram dois gols na vitória por 3 a 1 sobre os ingleses, o primeiro em lançamento em velocidade de Kroos e o segundo aparecendo com oportunismo na área e recebendo passe de Modric. Duas finalizações simbólicas, que registraram a capacidade e potencial do jogador de polir seu jogo.

A partir dali, ganharia cada vez mais a confiança dos torcedores espanhóis e o carinho dos brasileiros ? para além da torcida do Flamengo. Virou símbolo de uma renovação do elenco do clube merengue, assim como o compatriota Rodrygo.

? Nunca cheguei a ter essa preocupação nem obsessão com as estatísticas. Na base do Flamengo fiz muitos gols e sabia que isto chegaria. Estou muito tranquilo com isso e agora só penso em marcar gols e dar assistências para ajudar o Madrid a ganhar títulos. Me sinto bem comigo mesmo.

Sobre a dupla com Benzema, chegou a ser perguntado recentemente sobre a polêmica, mas não tocou no assunto. Preferiu exaltar o companheiro, um dos ídolos do clube.

? Jogar com Karim é incrível. Sempre fui muito fã, desde pequeno. É um prazer jogar ao seu lado, sempre me ajuda e é um dos melhores da história. Fala comigo sempre em campo e fora dele. Me ajudou, inclusive, quando não sabia se daria certo ? contou.