A edição 2021 da Libertadores fala português. O torneio volta hoje com uma semifinal brasileira de peso: Atlético-MG e Palmeiras se enfrentam no Allianz Parque, às 21h30, no duelo de ida por vaga na decisão. Amanhã, o Flamengo recebe o Barcelona de Guayaquil, no Maracanã. O cenário garante um time do país na final, com chances claras de uma decisão nacional, reflexo de um domínio de números e mercado do Brasil no futebol do continente.

Bola de cristal:Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time

A superioridade brasileira fica evidente nas estatísticas. Das dez equipes que mais marcaram gols, cinco são do Brasil, sendo que o trio semifinalista lidera: Flamengo (28 gols), Palmeiras (26) e Atlético-MG (19), todos em dez jogos. A estatística pouco muda quando observada apenas a fase de grupos, com todas as 32 equipes fazendo seis partidas: o time paulista terminou a primeira fase com o melhor ataque (20), seguido por Galo e LDU (15) e Deportivo Táchira e Flamengo (14).

Brasileiros dominam estatísticas da Libertadores Foto: Editoria de arte
Brasileiros dominam estatísticas da Libertadores Foto: Editoria de arte

O rubro-negro marcou metade de seus gols no mata-mata, alavancado pela chegada do técnico Renato Gaúcho. Foram duas goleadas sobre o Olimpia (4 a 1 e 5 a 1), nas quartas, e uma sobre o Defensa y Justicia nas oitavas (4 a 1, depois de vitória por 1 a 0). A equipe carioca exala volume de jogo: cria 2,6 grandes chances, chuta a gol 11,6 vezes e marca 2,8 gols por partida. Uma taxa de conversão de 24% das chances em gol, segundo o site Sofascore. O discurso é de um time insaciável:

AnáliseFelipão muda estratégia do Grêmio e anula Flamengo de Renato Gaúcho para encerrar seca

? Nosso time cria bastante, tem muitas chances, mas se fossem seis ou sete gols, teria definido o confronto. Temos que melhorar, mas conseguimos fazer quatro gols. Em outras partidas fizemos quatro ou cinco. Precisamos melhorar sempre ? disse Gabigol após a vitória no jogo de ida contra o Olimpia.

O atacante é o artilheiro da competição, em quadro estatístico também monopolizado pelos representantes brasileiros. São 10 gols em 10 jogos para Gabi, seguido por Hulk (Atlético) e Fred (Fluminense), com 7 cada. Rony (Palmeiras) e Borja (ex-Junior Barranquilla, hoje no Grêmio) vêm logo depois, com 6.

Os artilheiros e líderes em assistência da atual edição da Libertadores Foto: Editoria de arte
Os artilheiros e líderes em assistência da atual edição da Libertadores Foto: Editoria de arte

Nas assistências, Arrascaeta e Savarino, de Flamengo e Atlético-MG, respectivamente, lideram a lista, com cinco passes para gol cada. O venezuelano comanda um Galo com brilho de Hulk, mas que conta com outras peças capazes de decidir. Como Nacho Fernández, ex-River Plate, que marcou o gol da vitória no jogo de ida contra seu ex-clube, que abriu caminho para os mineiros se garantirem na semi.


Atlético-MG:
clube mira feito já alcançado por Flamengo e Palmeiras e pode viver melhor temporada de sua história

O time de Cuca cria três grandes chances por jogo. Chuta mais que o Fla (13,5 por jogo), mas não converte tantas chances em gol (14%). Por outro lado, é mais seguro na defesa: é a segunda melhor do torneio, com apenas três gols sofridos ? todos na fase de grupos. Equilibrado, o Atlético prefere chegar à área para finalizar (marcou 18 de seus 19 gols dentro dela) e distribui seus tentos entre a legião estrangeira: são três gols do argentino Zaracho, que cresceu no mata-mata, dois do chileno Vargas e dois de Savarino.

? Você passar por Boca e River numa competição tão difícil como a Libertadores é lógico que dá uma casca maior, são equipes tradicionalíssimas. Mas a gente tem que levar em conta o momento do futebol argentino, que não está no ápice ? disse Cuca, ressaltando ainda os desfalques dos rivais.

FlamengoTime de Renato Gaúcho é o primeiro time desde 1989 a chegar na semifinal da Copa do Brasil sem levar gol

O Galo foi o primeiro time brasileiro a eliminar River e Boca Juniors numa mesma edição de Libertadores.

Times valiosos

A fala de Cuca remete tanto ao momento competitivo quanto ao financeiro do rivais. Vivendo crise financeira desde antes da pandemia, o futebol argentino foi fortemente afetado no aspecto econômico.

Ainda que, dos times classificados às oitavas, os segundos mais valiosos sejam argentinos, a disparidade financeira para as equipes brasileiras é grande: os elencos de River, Boca, Vélez Sarsfield, Racing, Argentinos Juniors e Defensa y Justicia somam valor agregado de 356,44 milhões de euros, contra 581,25 milhões de Flamengo, Palmeiras, Atlético, São Paulo, Internacional e Fluminense, em avaliação do site especializado Transfermarkt. Entre os semifinalistas, apenas Flamengo e Palmeiras ultrapassam a barra dos 100 milhões, enquanto o Barcelona é avaliado em “apenas? 15,95 milhões de euros.

Lista dos elencos mais caros entre os 16 times da fase final da Libertadores Foto: Editoria de arte
Lista dos elencos mais caros entre os 16 times da fase final da Libertadores Foto: Editoria de arte

Assim como Galo e Fla, seus rivais também na briga pelo Brasileirão, o atual campeão Palmeiras investe alto para chegar novamente em uma semifinal de Libertadores. O atual campeão foi às oitavas como melhor ataque da fase de grupos (20 gols) e precisou passar um clássico para chegar até aqui. A classificação foi sacramentada com um 3 a 0 com autoridade sobre o São Paulo no melhor estilo Abel Ferreira: ficando menos com a bola e apostando na eficiência quando vai ao ataque.

Do trio brasileiro, o Palmeiras é o único que não mantém média de domínio da posse de bola em suas partidas (45,6%). Tem sido econômico no mata-mata, mas cria consideravelmente: são 2,9 grandes chances por partida e taxa de conversão de 23%. Além de Rony, referência ofensiva, outros 13 jogadores já foram às redes pelo alviverde, com destaque para Raphael Veiga (quatro), Patrick de Paula (três) e a dupla Willian e Zé Rafael (dois).

? Queremos tanto quanto o nosso adversário. Vamos usar as armas que temos e o mais indicado para estar na final da Libertadores ? afirmou Abel Ferreira.