Ao longo da adolescência, João Paulo Luque alimentou o sonho de ser jogador de futebol. Chegou a conciliar a bola com os estudos até os juniores. Enveredou, então, pelo mercado financeiro, onde hoje é sócio e fundador da AFS Capital, empresa de assessoria de investimentos ligada ao BTG Pactual. Mas nunca tirou o esporte da cabeça. Estes dois mundos tão diferentes se uniram quando ele criou um braço dentro do escritório voltado para atender atletas em atividade ou já aposentados.

? Vi que jogadores são muito mal assessorados ? explica. ? Tem muitos caindo em pirâmide financeira, fazendo investimento sem nem saberem direito onde estão pondo dinheiro… Vejo uma oportunidade gigantesca no futebol de se trabalhar com profissionalismo.

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Uma figura fundamental para este projeto sair do papel é Dudu Cearense. Aposentado desde 2019, ele já vinha atuando como “coaching? financeiro dos antigos colegas de profissão. Luque apresentou a ideia ao ex-volante, revelado no Vitória, com passagens por clubes como Botafogo e Atlético-MG e campeão da Copa América de 2004 pela seleção. Hoje, ele é um dos sócios da AFS Capital.

 

Dudu atua na captação e como assessor dos atletas. Num meio em que circula muito dinheiro mas falta conhecimento sobre como lidar com ele, o ex-jogador age desde a orientação e a gestão dos investimentos até a educação financeira.

? O mercado, por ser muito corporativo, não sabe como lidar com os jogadores. Alguns assessores, como não vivenciaram meu mundo, por falta de conhecimento acabam enganando alguns atletas e só pensam na questão da corretagem. Já eu vejo o esportista como o meu melhor ativo. Trabalho para que ele possa encerrar a carreira com bons investimentos e que possa manter aquele padrão de vida depois ? afirma Dudu, que possui certificação para atuar como agente autônomo.

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À frente da AFS Sports, ele assessora jogadores em atividade no Brasil e em países da Ásia e do Leste Europeu, além dos que já penduraram as chuteiras. Trabalha também com outros atores do meio, como empresários e dirigentes. A captação acontece por meio de indicações de clientes, de amigos dos tempos de atleta e até pela abordagem direta em redes sociais.

O ex-volante já faz escola. Alguns clientes estudam para, assim que encerrarem a carreira nos gramados, seguirem seu caminho no mercado de investimentos. São os casos do lateral Carlos César, ex-Atlético-MG e Vasco, e do atacante Silvinho, do Criciúma. Até o fim do ano, Dudu e Luque lançarão um curso par a atletas.

 

O setor financeiro descobriu no esporte um filão ? especialmente no futebol. Além da parceria com a AFS Capital, o BTG criou a Win the Game em parceria com o ex-vice de finanças do Flamengo Cláudio Pracownik. A empresa trabalha com clubes e entidades esportivas na geração de novas receitas e com atletas, no que diz respeito a investimentos. Um dos clientes é o próprio Flamengo no projeto de aquisição do Tondela, de Portugal.

A sinergia entre os dois mundos vai além dos negócios. Cada vez mais o mercado se apropria de valores do esporte como superação e mentalidade vencedora para agregar em sua marca e inspirar clientes.

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Não se trata de uma via de mão única. O esporte também ganha. A XP Investimentos patrocina o Comitê Olímpico Brasileiro (contrato até Paris-2024), o jogador da seleção de vôlei Douglas Souza, e os pilotos Dudu Barrichello, Bruno Baptista (ambos da Stock Car) e Enzo Fittipaldi (Fórmula 2), além de competições como o Sertões KiteSurf e a Porsche Cup Brasil.

Em agosto, a corretora promoveu seu evento anual no qual personalidades são entrevistadas. Entre os esportistas, o técnico do Manchester City Pep Guardiola ensinou gestão de equipes. A seis vezes melhor do mundo no futebol Marta disse como se reinventa, assim como Alisson dos Santos (prata em Tóquio nos 400m com barreiras) falou como é se ver entre os melhores do mundo. Temas que podem ser adaptados para qualquer área.

? Existem muitos paralelos entre o esporte e o mercado financeiro. Como a necessidade de acreditar no próprio talento, assim como muita resiliência e dedicação para atingir objetivos ? opinou Pethra Ferraz, diretora de Marketing da XP. ? No nosso caso, faz muito sentido associar a marca aos valores do esporte como persistência, garra para seguir em frente, disciplina e a crença de que o “sonho grande? pode ser atingido.