games »

Homem-Aranha e Wolverine: O Universo de Games da Marvel?



Os últimos quatro anos foram bem movimentados para fãs da Marvel. Não bastasse a épica conclusão da Saga do Infinito, que estreou em 2019, cinco jogos importantes foram lançados entre 2018 e 2021: Marvel’s Spider-Man (2018), Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order (2019), Marvel’s Avengers (2020) e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (2020). Em 2021, ainda teremos Marvel’s Guardians of the Galaxy.

É verdade que nem todos os títulos se mostraram grandes sucessos. O tão esperado jogo dos Vingadores, que causou uma impressão bastante negativa logo no anúncio, não cativou a audiência tanto quanto os fãs dos heróis gostariam. Ao mesmo tempo, os jogos da Insomniac Games se mostraram absolutamente indispensáveis para fãs de Peter Parker e Miles Morales.

Não à toa, em setembro, houve o anúncio formal da já previsível continuação do jogo do Homem-Aranha lançado no PS4, e até mesmo a confirmação de um jogo inédito: Marvel’s Wolverine. Finalmente, teremos um novo game solo do X-Men mais brutal de todos os tempos.

Maiores potências históricas da Marvel

Wolverine encara Homem-Aranha.

Spider-Man: Web of Shadows (2008).

A atual popularidade da Marvel pode fazer com que novas gerações de fãs pensem que os Vingadores, como os conhecemos no cinema, sempre foram o carro-chefe da empresa. No entanto, seja nos filmes, nos jogos ou mesmo nos quadrinhos, os heróis que costumam abrir caminho para que os demais possam se tornar relevantes costumam ser sempre os mesmos: Homem-Aranha e os X-Men.

Pense nos primeiros filmes com heróis da Marvel, do final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Primeiro, em 1998, veio Blade, que trazia Wesley Snipes no papel principal. O longa-metragem alcançou sucesso, sim, mas não rendeu metade da bilheteria do primeiro filme dos X-Men, que foi lançado dois anos depois, em 2000.

Também dois anos depois, em 2002, chegou o primeiro filme do Homem-Aranha, da trilogia dirigida por Sam Raimi. Nem preciso dizer que a bilheteria foi maior do que a dos dois antecessores somados (US$821,708,551). Isso é bastante até mesmo para padrões do MCU.

Os três primeiros filmes dos X-Men e a trilogia do Homem-Aranha renderam bilhões de dólares e mostraram qual seria o caminho a ser seguido em produções futuras. Eventualmente, veio o primeiro Homem de Ferro, com Robert Downey Jr., e o resto é história.

Homem-Aranha e os X-Men nos jogos

Homem-Aranha e Wolverine em 2004.

Spider-Man 2 (2004) e X-Men Legends (2004).

No caso dos jogos, fãs do mundo inteiro puderam acompanhar um movimento semelhante. Em 2004, lá na era PlayStation 2, dois games que serviriam como base para os melhores títulos da Marvel foram lançados: me refiro a X-Men Legends e Spider-Man 2.

Sabe aquele padrão usado até hoje na série Marvel Ultimate Alliance, que coloca quatro heróis correndo em cenários que vemos de cima? Isso se tornou regra depois de X-Men Legends e se mostrou uma fórmula sólida o bastante para que permanecesse como referência por mais de uma década.

Além disso, sabe qual foi o primeiro jogo do Homem-Aranha a realmente acertar, no sentido de que teias precisavam alcançar alguma superfície para que Peter Parker pudesse sair balançando por aí? Exatamente: foi o jogo do segundo filme da trilogia de Sam Raimi.

Em outras palavras: não existiria Marvel Ultimate Alliance 3 sem o primeiro X-Men Legends. Não existiriam os atuais jogos do Homem-Aranha sem aquela adaptação do filme de 2004. E justo o jogo que não seguiu essas duas fórmulas (Marvel’s Avengers) foi aquele que menos agradou tanto público quanto crítica.

Wolverine e Homem-Aranha juntos de novo?

Garras do Wolverine.

Marvel’s Wolverine será exclusivo de PS5.

Interações entre Wolverine e Homem-Aranha, dois dos super-heróis mais populares da Marvel, são extremamente comuns. Seja nos quadrinhos, desenhos animados ou nos próprios games. No saudoso jogo de luta X-Men: Mutant Academy 2, do primeiro PlayStation, o Homem-Aranha era um dos personagens secretos.

Enquanto isso, nos jogos do Homem-Aranha, Wolverine participou tanto de Ultimate Spider-Man (2005) quanto de Spider-Man: Web of Shadows (2008), além de muitos outros títulos. Você sabe onde quero chegar, né?

O anúncio de Marvel’s Wolverine, desenvolvido pela Insomniac Games, mesma empresa responsável por Marvel’s Spider-Man, fez com que muitas pessoas começassem a torcer por um crossover. Honestamente? É difícil acreditar que isso não vá acontecer.

Representantes do estúdio podem até negar um encontro entre os dois heróis no futuro próximo. Aliás, mais do que isso: talvez nunca vejamos, de fato, algo como um “Marvel’s Spider-Man & Wolverine”. Entretanto, eles dificilmente não se encontrarão em pelo menos uma missão. O histórico dos dois heróis indica que a Marvel adora criar desculpas para colocá-los um do lado do outro ? e fãs também gostam que isso aconteça.

Teorias

Silhuetas de Peter Parker e Miles Morales.

Marvel’s Spider-Man 2 será lançado em 2023 para PS5.

Podemos dizer que existirá um Universo de Games da Marvel (MGU), da mesma forma que existe o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU)? Infelizmente, é cedo demais. São apenas dois os personagens com quem já sabemos que a Insomniac pode trabalhar. Além disso, jogos demoram muito mais tempo do que filmes para que fiquem prontos, então, talvez o resultado não seja muito positivo se o estúdio apressar tudo.

Ainda assim, é válido lembrarmos de algumas coisas: o mundo aberto de Marvel’s Spider-Man é cheio de referências a outros heróis da Marvel. O Sanctum Sanctorum, do nosso querido Doutor Estranho, é um dos prédios disponíveis no mapa, assim como a torre dos Vingadores e outros edifícios icônicos dos quadrinhos. Até mesmo a breve prévia do jogo do Wolverine já trouxe uma aparente referência ao Hulk.

Há muitos anos, desde o início do MCU, fãs da Marvel trocem pelo dia em que os Vingadores e os X-Men existirão no mesmo universo. Enquanto isso parece distante nos filmes, apesar daquela pegadinha da série WandaVision, os jogos podem ser um caminho muito mais plausível. Afinal, o próprio Marvel Ultimate Alliance 3 fez essa reunião sem problema algum.

É difícil concluir que o Universo de Games da Marvel passará a existir, de fato. Mesmo com os pontos levantados ao longo do texto, há a já citada barreira do tempo que um jogo leva para ficar pronto. Em termos de direito de uso, os jogos seriam o caminho mais veloz para mesclar dois universos distantes nos filmes. Ao mesmo tempo, considerando que o jogo do Wolverine ainda nem saiu, e o terceiro da nova era do Homem-Aranha também está longe, fica difícil imaginar essas realidades se encontrando em menos de cinco ou seis anos.

A menos… Que um dos dois jogos que estão por vir já trabalhem com o objetivo de mesclar as duas realidades. E isso, queridos amigos, é o que torcemos para que aconteça.

Fonte: The Enemy


Comente