O Brasil garantiu o título do Circuito Mundial de Surfe, organizado pela WSL (Liga Mundial de Surfe), entre os homens. Resta apenas saber quem ficará com o troféu. Isso porque a final é entre Gabriel Medina e Filipe Toledo, que se enfrentam agora em Trestles, nos Estados Unidos. Medina ganhou a primeira das três baterias. Se ganhar a de agora, leva o título. Já  a brasileira Tatiana Weston-Webbestá fazendo história no WSL Finals e pode se tornar a primeira brasileira a conquistar um título feminino. Ela disputa o título contra a havaiana Carissa Moore. A brasileira venceu a primeira bateria. A haviana ganhou a segunda. O título será decidido logo após a segunda bateria entre Medida e Toledo, que você acompanha aqui.

 

O título brasileiro masculino foi garantido nas quartas de final, após Filipe Toledo vencer o norte-americano Conner Coffin. Com isso, foi garantido que apenas brasileiros estariam vivos na disputa pelo título. Na semifinal, ela venceu o campeão mundial e olímpico Italo Ferreira por 15.97 a 12.44.

“Me sinto bem demais! Ter tantos brasileiros e a minha família comigo. Essa felicidade é transmitida para o meu surfe. Eu tive muita sorte e fui abençoado por ter a chance de pegar aquela última onda”, declarou Filipe Toledo.

Leia ainda:Confira todos os campeões mundiais de surfe

Com o título garantido em 2021, a Brazilian Storm somará cinco conquistas no circuito. O primeiro veio com Gabriel Medina, em 2014. Adriano de Souza, o Mineirinho, levou a taça logo no ano seguinte, em 2015. Já em 2018, Medina faturou o bicampeonato, seguido de Italo Ferreira ficando com o troféu em 2019.

O havaiano John John Florence foi o único a desbancar o time brasileiro nos últimos anos, com as conquistas em 2016 e 2017.

Melhor marca no feminino

Tati venceu a australiana Sally Fitzgibbons por 13,17 x 11,73 nas semifinais. Na decisão, irá enfrentar Morre, que é tetracampeã mundial e medalhista de ouro em Tóquio. O Brasil já teve três representantes vice-campeãs do Circuito Mundial, barreira esta que Tatiana tenta superar.