O caminho que desembocou na apresentação de David Luiz no Flamengo, nesta segunda-feira, começou com um forte engajamento da torcida nas redes sociais, com hashtags de forma recorrente entre os assuntos mais comentados. Na primeira entrevista como jogador rubro-negro, o zagueiro reconheceu a importância desse movimento:
? Foi um peso grande. Loucura sentir esse carinho mesmo não sendo jogador do Flamengo ainda. Me fez repensar, imaginar muita coisa. Me ajudou muito na decisão.
Envolvido em uma longa novela, David Luiz explicou que precisou ponderar os impactos que uma mudança para o Brasil teria na sua vida e na de sua família. Ele atuou por 14 anos no futebol europeu, com passagens por clubes como Benfica, Chelsea, PSG e Arsenal.
? A busca por conquistas foi o que me fez tomar a decisão. Tive diferentes cenários para escolher. Talvez uma vida de mais paz, mas eu gosto de fazer o que sinto no meu coração. Eu sei que estou tomando a decisão correta ? afirmou o novo zagueiro rubro-negro.
David Luiz depois de marcar gol pelo Chelsea, clube onde mais jogou na carreira. Foram 248 partidas, com 18 gols e 12 assistências nas duas passagens Foto: LEE SMITH / ReutersOs brasileiros David Luiz e Ramires comemorando o título da Liga dos campeões, temporada 2011-2012 Foto: ArquivoDavid Luiz depois de marcar gol pelo Chelsea contra o Bayer Leverkusen em partida válida pela Champions League, em 2011 Foto: TOBY MELVILLEDavid Luiz depois de marcar gol pelo Chelsea, clube onde mais jogou na carreira. Foram 248 partidas, com 18 gols e 12 assistências Foto: Sang TanDavid Luiz comemora gol no Chelsea, clube pelo qual o zagueiro marcou 18 gols Foto: SALVATORE DI NOLFI
David Luiz comemora depois de marcar pelo Benfica, em 2009, no time português pelo qual jogou 130 partidas, fez seis gols e deu nove assistências Foto: Francisco LeongDavid Luiz jogou entrou em campo 73 vezes pelo Arsenal Foto: TOLGA AKMEN / AFPDavid Luiz comemora gol pelo Paris Saint-Germain, clube pelo qual disputou 89 partidas. Marcou oito gols e deu quatro assistências Foto: Loic VenanceDavid Luiz chora após derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A partida aconteceu no Mineirão Foto: EDDIE KEOGHDavid Luiz realiza exames medicos na Granja Comary, em Teresópolis Foto: Rafael Ribeiro
David Luiz em treino da seleção brasileira Foto: KIM HONG-JIDavid Luiz consola o meia colombiano James Rodriguez depois da vitória brasileira, no Castelao, em Fortaleza, nas quartas-de-final da Copa de 2014 Foto: VANDERLEI ALMEIDADavid Luiz e o atacante Huck, que aturam juntos pela seleção, vão se reencontrar no campeonato brasileiro Foto: Chris YoungDavid Luiz troca de calção durante partida contra o México, válida pelas Copa das Confederações, no Castelão, em Fortaleza, em 2013 Foto: Fernando LlanoJogador David Luiz se exercitando Foto: Foto Reprodução/Instagram / Agência O Globo
David Luiz fala pela primeira vez oficialmente como jogador do Flamengo, em coletiva de imprensa no Ninho do Urubu Foto: Marcelo Cortes / FlamengoDavid Luiz posa ao lado do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o vice Marcos Braz Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
O jogador não precisou em que momento começaram as negociações com o Flamengo, mas foi otimista quanto às possibilidades de conquitas no clube. E projetou um processo rápido de adaptação ? ainda não há data de estreia prevista.
? Conheço inúmeros jogadores. Dá para ver que a equipe exala alegria, compaixão, harmonia. É mais fácil se adaptar num contexto que já é positivo ? disse o zagueiro.