O zagueiro David Luiz assinou neste sábado, 11, o contrato com o Flamengo, que vai até dezembro de 2022. O anúncio oficial foi feito pelo próprio jogador e o clube.
A expectativa é que o jogador, que estava em São Paulo, esteja no Rio até segunda-feira, para se apresentar ao técnico Renato Gaúcho.
Nascido em Diadema, ele rodou o mundo e ficou acostumado a vencer, vencer e vencer, assim como diz o nosso hino. O povo clamou, o coração balançou e agora ele vestirá rubro-negro. Maior Torcida do Mundo, @DavidLuiz_4 é o novo jogador do Mengão! Seja bem-vindo! #DavidLuizNoMengopic.twitter.com/KwwWT1ljE3
O acordo final aconteceu em um restaurante paulista com a presença do jogador, do seu representante, Julio Taran, e dos dirigentes Bruno Spindel e Marcos Braz, do Flamengo.
O Flamengo agora corre para inscrevê-lo na semifinal da Libertadores, que começa no dia 22, conta o Barcelona-EQU. David Luiz também será inscrito no Brasileiro.
David Luiz será a terceira contratação do Flamengo nesta temporada, mas a de maior impacto da atual gestão em termos de imagem e relevância mundial.
David Luiz depois de marcar gol pelo Chelsea, clube onde mais jogou na carreira. Foram 248 partidas, com 18 gols e 12 assistências nas duas passagens Foto: LEE SMITH / ReutersOs brasileiros David Luiz e Ramires comemorando o título da Liga dos campeões, temporada 2011-2012 Foto: ArquivoDavid Luiz depois de marcar gol pelo Chelsea contra o Bayer Leverkusen em partida válida pela Champions League, em 2011 Foto: TOBY MELVILLEDavid Luiz depois de marcar gol pelo Chelsea, clube onde mais jogou na carreira. Foram 248 partidas, com 18 gols e 12 assistências Foto: Sang TanDavid Luiz comemora gol no Chelsea, clube pelo qual o zagueiro marcou 18 gols Foto: SALVATORE DI NOLFI
David Luiz comemora depois de marcar pelo Benfica, em 2009, no time português pelo qual jogou 130 partidas, fez seis gols e deu nove assistências Foto: Francisco LeongDavid Luiz jogou entrou em campo 73 vezes pelo Arsenal Foto: TOLGA AKMEN / AFPDavid Luiz comemora gol pelo Paris Saint-Germain, clube pelo qual disputou 89 partidas. Marcou oito gols e deu quatro assistências Foto: Loic VenanceDavid Luiz chora após derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A partida aconteceu no Mineirão Foto: EDDIE KEOGHDavid Luiz realiza exames medicos na Granja Comary, em Teresópolis Foto: Rafael Ribeiro
David Luiz em treino da seleção brasileira Foto: KIM HONG-JIDavid Luiz consola o meia colombiano James Rodriguez depois da vitória brasileira, no Castelao, em Fortaleza, nas quartas-de-final da Copa de 2014 Foto: VANDERLEI ALMEIDADavid Luiz e o atacante Huck, que aturam juntos pela seleção, vão se reencontrar no campeonato brasileiro Foto: Chris YoungDavid Luiz troca de calção durante partida contra o México, válida pelas Copa das Confederações, no Castelão, em Fortaleza, em 2013 Foto: Fernando LlanoJogador David Luiz se exercitando Foto: Foto Reprodução/Instagram / Agência O Globo
O jogador, sem clube desde que deixou o Arsenal, da Inglaterra, tem mais seguidores nas redes sociais do que o próprio Flamengo. E supera Gabigol, artilheiro e maior ídolo atual.
No Instagram, David tem 19.8 milhões de fãs, enquanto o Flamengo tem 11,1 milhões. Já no Twitter o zagueiro carrega consigo 8.7 milhões de seguidores, contra 8.1 do clube.
Em termos comparativos, Gabigol tem 8.4 milhões e 3.28 milhões nas duas redes sociais, respectivamente.
Segundo especialistas de marketing, David Luiz pode dar ainda mais projeção dos canais oficiais do Flamengo, que já são destaque na América Latina.
E ainda por cima, expor os patrocinadores do clube. Não à toa, custará caro, ainda que não tenha valores de direitos econômicos pagos pelo Flamengo.
O jogador pediu um salário equivalente ao de Gabigol, na casa de 3,5 milhões de euros por temporada. O clube negociou, mas topou esticar um pouco a corda e houve consenso por um acerto que custaria R$ 1,5 milhão por mês, com premiações por conquistas.
David Luiz virou assunto mais comentado no Twitter em diversas campanhas da torcida do Flamengo por sua contratação. A mobilização chegou ao jogador, e ajudou na resposta.
A novela
O Flamengo tratou a contratação de David Luiz de forma parecida a de outros reforços que vieram da Europa ou fizeram carreira no Velho Continente. Pensou alto, não descartou o interesse, mas deixou o mercado falar por si antes de fazer movimentos arriscados.
Tal como ocorreu com Rafinha, Filipe Luis e, nesta temporada, com Kenedy e Andreas Pereira, o clube acenou, sinalizou a possibilidade financeira, e esperou para dar o bote. Desta vez, pelo fato de o zagueiro não ter contrato e estar livre, sem clube, como ocorreu com os dois laterais veteranos, a paciência foi maior ainda.
Renato Gaúcho faz o "V" da vitória em seu carro após o treino do Botafogo Foto: Arquivo O Globo / Agência O Globo – 12/05/1992O atacante Renato Portaluppi passa por defensor do Santa Cruz, em partida válida pela Copa União de 1987. O placar: Flamengo 3 X 1 Santa Cruz Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo – 22/11/1987Renato Gaúcho chega sorridente para treino do Flamengo Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo – 28/07/1987Renato Gaúcho durante treino do Flamengo em 1988 Foto: Otávio Magalhães / Agência O Globo – 03/03/1988Renato Gaúcho comemora com o goleiro Welerson o título estadual conquistado sobre o Flamengo com o lendário gol de barriga Foto: Arquivo / Agência O Globo – 25/06/1995
Renato Gaúcho entrega camisa do Fluminense para a apresentadora Xuxa Foto: Arquivo O Globo / Agência O Globo – 23/09/1996Renato Gaúcho domina bola durante partida do Brasileirão de 1997 Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo – 20/09/1997Renato Gaúcho comandou o Bangu em 1999 Foto: Pércio Campos / Agência O Globo – 03/03/1999Renato Gaúcho posa com bola antes do treino do Madureira Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo – 26/01/2001Renato Gaúcho conversa com o jogador Beto durante treino do Flu Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo – 09/09/2002
Renato Gaúcho na praia de Ipanema Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo – 17/03/2003Romário conversa com Renato durante treino do Vasco Foto: Fernando Maia / Agência O Globo – 14/03/2006Renato Gaúcho orienta Edmundo, Leandro Amaral e Eduardo Luiz durante treino do Vasco, em São Januário Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo – 26/09/2008Treino do Fluminense nas Laranjeiras sob o comando do técnico Renato Gaúcho Foto: Jorge William / Agência O Globo – 01/06/2007Renato Gaúcho teve Valdir Espinosa como auxiliar técnico no Fluminense Foto: Jorge William / Agência O Globo – 04/08/2009
Renato Gaúcho de férias no Rio em 2017 Foto: Marluci Martins / Agência O GloboRenato Gaúcho jogou o Mundialito de Futevôlei 4×4, em 2013, realizado em Copacabana Foto: DivulgaçãoRenato Gaúcho jogou o Mundialito de Futevôlei 4×4, em 2013, realizado em Copacabana Foto: Arquivo O Globo – 08/03/2013Renato Gaúcho visita Arena do Grêmio depois de ser anunciado como técnico do time para a temporada de 2013 Foto: LUCAS UEBEL / Agência O Globo – 25/07/2013O primeiro título de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio foi a Copa do Brasil conquistada sobre o Atlético-MG, em 2016. O tricolor vendeu o time de Minas Gerais por 4 x 2 no placar acumulado. O jogo da final, na casa do adversário, terminou empatado em 1 a 1 Foto: Lucas Uebel / Lucas Uebel/Gremio FBPA
Renato Gaúcho é erguido pelos comandados depois de conquistar a Libertadores de 2017. Na sequência ele foi vice-campeão mundial e campeão da Recopa Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFPRenato carrega troféu da Recopa 2018, conquistada nos pênaltis: 5 x 4, depois de um placar acumulado de 1 x 1, sobre o Independiente, da Argentina Foto: Lucas Uebel / Lucas Uebel/Gremio FBPACom uma goleada de 6 a 0 sobre o Avenida, Renato Gaúcho conquistou, em 2019, a Recopa Gaúcha Foto: Max Peixoto / DiaEsportivoO primeiro título do tri estadual saiu em 2018, depois de conquistar a Recopa Foto: Lucas Uebel / Lucas Uebel/Gremio FBPARenato ergue a taça de campeão gaúcho em 2019 Foto: Lucas Uebel / Lucas Uebel/Gremio FBPA
Com medalha no peito e ao lado do troféu, o ex-técnico Renato Gaúcho comemora o tricampeonato gaúcho, conquistado em 2020 Foto: Lucas Uebel / Lucas Uebel/Gremio FBPA
Para viabilizar a contratação o Flamengo teve que esticar a corda e o jogador ceder na parte financeira. Para que David Luiz aceitasse o projeto de retornar ao Brasil, primeiro descartou o que poderia aparecer na Europa, pois considerava que ainda tinha mercado.
Clube por onde passou antes de explodir na Inglaterra, o Benfica, de Portugal, era tratado como a maior das possibilidades, mas não avançou. Assim, o atleta, ciente da campanha das redes sociais por sua volta ao Brasil, observava a situação, também sem tanta pressa para se decidir. O assunto foi tratado por seu empresário, Giuliano Bertolucci, que falou sobre o tema com dirigentes do Flamengo ao lado de Julio Taran.