esporte »

Barcelona vence o Real Madrid por 1 a 0 e reescreve a história



Madri – Num lance mal rebatido pela defesa do Barcelona, Gerard Piqué se esticou para tentar um desarme, a bola caiu nos pés de Vinicius Júnior e o que se desenrolou foi um lance de tourada: caído, o zagueiro do Barcelona tentando prever, entre uma e duas fintas, quando se daria a estocada do brasileiro do Real Madrid. Sai o chute, Piqué se joga, de cabeça, quixotescamente. A conclusão não vai ao gol de Ter Stegen, mas assusta.

Vinicius foi, de novo, a principal arma de um Real Madrid que ganha consistência gradual na temporada, mas suas conclusões permanecem infrutíferas. Deverá ser assim por algum tempo. Por ora, os passes na maioria das vezes saem melhores que os chutes, mas nenhum de seus colegas estelares ? Modric, Kroos, Benzema ? consegue arrancar um gol de suas assistências. Na hipótese sempre revisitada de um Cristiano Ronaldo em campo, Vinicius Junior já teria sido convocado por Tite em outros amistosos. Sem um matador a seu lado, será sempre lembrado por permitir que a defesa do sereno Barcelona de Ernesto Valverde tenha algum tipo de pesadelo no clássico.

Nada disso foi capaz de mudar o script diante de um Barcelona que não apenas ganhou, como fez história.

Desde 1932, a equipe da Catalunha estava em desvantagem no histórico geral do clássico espanhol. Com o 1 a 0 no Santiago Bernabéu, agora são 96 triunfos do Barcelona, 95 do Real Madrid e 51 empates em 242 jogos ? a mais nova conquista da Era Messi.

Domínio ilusório

No início do jogo, porém, nada disso parecia ser fácil. Até os 25 minutos, o Real Madrid dominava o território, trocava passes no campo adversário e só se preocupava com as escapadas pela esquerda de Ousmane Bembélé, espécie de espelho de Vinicius no papel de desafogo e na busca por linha de fundo. O Barcelona não parecia querer mais do que esse tipo de jogada, enquanto Messi tentava achar espaços dez metros atrás de Luis Suárez. Foi entre os dois que saiu uma tabela solitária, em que Messi errou a conclusão picada. Até que, numa troca de passes com Busquets, Rakitic saiu nas costas de Sergio Ramos e tocou por cima do goleiro belga Courtois, aos 25 minutos.

Por outro lado, o técnico Ernesto Valverde aprendeu sua lição e se preocupou muito mais com Vinicius, usando Sergi, Busquets e Rakitic para fechar a porta e auxiliar a proteção a Piqué. Do outro lado, Gareth bale, que retornava ao time titular, não oferecia qualquer perigo.

O gol representou um duro golpe num Real Madrid que não parece ter entusiasmo suficiente para grandes voos. Diante da apatia geral, a natural que o ardor de Vinicius se destaque, mas ainda é insuficiente para dar um final digno à participação horripilante na Liga.

O vídeo acima é um conteúdo produzido por Dugout

Fonte: O Globo


Comente