A Prefeitura do Rio liberou a presença parcial de público no Maracanã para os jogos a partir do dia 15 de setembro. E contemplou o pedido do Flamengo, que queria viabilizar o estádio para os jogos da Copa do Brasil e da Libertadores este mês.

Com a autorização de 35% a 50% entre o jogo com o Grêmio, no dia 15, pela Copa do Brasil, passando pela partida contra o mesmo rival pelo Brasileiro, e o jogo da Libertadores, no dia 22, contra o Barcelona (EQU), o clube dará preferência ao palco carioca. E não mais ao estádio Mané Garrincha em Brasília, que estava marcado para ser o local do duelo na competição sul-americana.

“A secretaria liberou seus primeiros eventos-testes. Um deles são os jogos no Maracanã por solicitação do Flamengo. Todas as pessoas vão precisar de testes e vacinas”, declarou o secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, à Rádio Tupi. Foi o secretário quem assinou nota técnica assinada na última segunda-feira com a autorização, como informado pelo ge.

Desta forma, Flamengo e Grêmio terá mais de 24 mil torcedores para testar o protocolo que já deu certo na operação do clube em Brasília. Em seguida, a segunda partida terá 28 mil  torcedores. E na Libertadores, o clube superará os 35 mil ingressos vendidos.

“Antes tarde do que nunca”, postou no Twitter o vice de futebol Marcos Braz.

O Flamengo via a liberação do percentual de 35% como o mínimo necessário para tornar os mandos dos jogos no Maracanã financeiramente viáveis.

Vacina e teste

A diretoria, no entanto, comemorou em parte. E viu o protocolo apresentado pela Prefeitura com restrições em excesso. Por exemplo, o público só poderá entrar no estádio com exame RT-PCR negativo e apresentando o comprovante de vacinação. Mesmo com duas doses. Mas se tiver apenas uma dose disponível, está liberado.

Para comprar ingresso e acessar o estádio, o público precisará se cadastrar num sistema online, fazer upload do comprovante de vacinação e teste RT-PCR ou antígeno para covid-19 48h antes do jogo, no laboratório credenciado pelo Flamengo. O exame é o que aumenta o custo do jogo para a torcida e foi visto no clube como uma dificuldade.

Apenas com o resultado negativo do exame, que será inserido diretamente no sistema pelo laboratório, a compra do ingresso poderá ser concluída.

Durante as partidas, deverá ser mantido distanciamento social de um metro em planos de assentos disponíveis e uso de máscaras. No pós-jogo, a Secretaria Municipal de Saúde fará o acompanhamento dos espectadores por 15 dias, a partir dos dados informados pelo laboratório.

O planejamento e monitoramento operacional nas proximidades e entrada do estádio no dia dos jogos, bem como a comunicação aos torcedores quanto à necessidade de cumprimento a códigos de conduta sanitária, serão de competência do organizador.

Entre outras medidas de distanciamento social e higiene, está a responsabilização por aglomerações dentro e fora do Maracanã, também a cargo da operação do Flamengo.