O Fluminense que entrará em campo nesta quinta-feira para enfrentar o Barcelona, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Monumental, está movido por três fatores: a busca por uma vaga na semifinal da Libertadores, a chance de dar uma resposta às críticas dos torcedores e a esperança em seu camisa 9. Maior ídolo recente do clube, Fred está próximo de duas marcas históricas que, se atingidas, irão facilitar a vida tricolor rumo à classificação para a próxima fase.

? Nosso ânimo é decisão. A gente está indo bem na Libertadores e nós vamos fazer de tudo para continuar bem, passar de fase. É o nosso objetivo, nosso sonho… Vamos dar a vida para trazer essa classificação ? afirmou Fred.

A primeira delas é que, pelo simples fato de estar em campo, o atacante se tornará o atleta que mais vezes defendeu o Fluminense em Libertadores. Ele chegará a 28 jogos no total e igualará a marca de Thiago Neves, antes líder isolado. Após ser desfalque diante do Internacional, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, Fred retorna com a missão de desfazer a vantagem equatoriana nestas quartas de final.

Após o empate em 2 a 2 no jogo de ida, na última semana, no Maracanã, o Fluminense se classifica com qualquer vitória ou um empate, neste último caso desde que marque três ou mais gols. Um novo 2 a 2 levará a decisão da vaga para a disputa por pênaltis. O tricolor não chega na semifinal desde 2008, quando foi vice-campeão do torneio.

Mais jogos pelo Fluminense em Libertadores

  • Thiago Neves, 28 jogos.
  • Fred, 27 jogos.
  • Edinho, 24 jogos.
  • Carlinhos e Darío Conca, 22 jogos.
  • Diego Cavalieri, 21 jogos.
Fred marcou o segundo gol tricolor na noite Foto: SERGIO MORAES / AFP
Fred marcou o segundo gol tricolor na noite Foto: SERGIO MORAES / AFP

Já a outra marca histórica depende da atuação em Guaiaquil. Fred está próximo de se tornar o segundo maior artilheiro brasileiro na história da competição. Basta um gol ? e se o Fluminense vencer por 1 a 0, avançará para a próxima fase. Ele tem 24 no total e está a um de igualar Palhinha, o segundo colocado.

O maior artilheiro é Luizão, que marcou 29 vezes. Nesta Libertadores, Fred também é o artilheiro do Fluminense, com seis tentos anotados. Ele está ao lade de Hulk, Miguel Borja e Rony, e fica atrás apenas de Gabigol, com oito, na artilharia geral.

Maiores artilheiros brasileiros em Libertadores

  • Luizão, 29 gols
  • Palhinha, 25 gols
  • Fred, 24 gols
  • Célio, 22 gols

Além das estatísticas, Fred tem sido um dos responsáveis por reunir os atletas em busca do objetivo. Internamente, há frustração evidente com o desempenho do Fluminense e, além das cobranças a Roger Machado, os jogadores estão incomodados com as críticas destinadas a eles. Os atletas têm consciência de que o desempenho está deixando a desejar e esperam dar a volta por cima. O camisa 9, no entanto, não deixa a poeira baixar.

Fred treina nesta quarta-feira: preparação para o jogo contra o Palmeiras, no domingo Foto: Lucas Merçon / Fluminense
Fred treina nesta quarta-feira: preparação para o jogo contra o Palmeiras, no domingo Foto: Lucas Merçon / Fluminense

No que depender do retrospecto como visitante na competição e no histórico como visitante diante dos equatorianos, a torcida tem motivos para acreditar na vaga. Nesta Libertadores, o Fluminense soma três vitórias e um empate jogando fora de casa, totalizando um aproveitamento de 83,33%.