games »

VALORANT: o que é, agentes, mapas, armas e tudo do FPS



Lançado oficialmente em junho de 2020 pela Riot Games, o VALORANT é um FPS que pode ser baixado gratuitamente para PC. Com uma mistura entre Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Overwatch, o game dispõe de personagens com habilidades únicas, além de diferentes armas e mapas.

Além disso, o VALORANT dipõe do sistema de Passe de Batalha e atualiza as skins da loja de forma diária. Além disso, o jogo segue a linha de realizar atualizações quinzenais e conta com um cenário competitivo em crescimento, sendo majoritariamente gerido pela desenvolvedora.

Modo de jogo

Em suma, o VALORANT é um FPS tático que coloca cinco jogadores contra outros cinco jogadores em uma partida que pode ter até 24 rounds, com a equipe vencedora sendo aquela que abrir dois pontos de vantagem primeiro. No entanto, há a possibilidade do jogo terminar empatado a partir do comum acordo entre os dois times. 

No início de cada rodada, o jogador pode adquirir armas e habilidades a partir de um menu de compra. Toda vez que sobreviver a um round, o jogador poderá levar os armamentos e os poderes para a rodada seguinte.

O principal objetivo dentro do VALORANT é plantar ou desarmar a Spike. Sendo assim, as equipes alternam entre ataque e defesa. No primeiro caso, os atacantes têm que levar a Spike até o interior do bomb para plantá-la e consequentemente aguardar pela detonação. Já os defensores, por outro lado, precisam evitar isso. Logo, caso a Spike não seja desarmada a tempo pelos defensores, os atacantes ganham o round.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Valorant (Foto: Divulgação/Riot Games)

Agentes

Ao todo, o VALORANT conta com 16 agentes divididos nas classes Controlador, Duelista, Iniciador e Sentinela. Cada uma das categorias, portanto, tem um propósito dentro do jogo. Os personagens, no geral, dispõem de um kit de habilidades únicas, embora sigam uma premissa baseada nas classes.

Jett

  • Corrente Ascendente (Q): instantaneamente impele Jett bem alto no ar.

  • Brisa de Impulso (E): instantaneamente impele Jett na direção atual de movimento dela. Se estiver parada, Jett será impelida para frente.

  • Erupção das Brumas (C): instantaneamente lança um projétil que se expande numa breve nuvem que obscurece a visão ao bater numa superfície. Segure o botão da habilidade para curvar a fumaça na direção de sua mira.

  • Tormenta de Aço (X): equipe um conjunto de facas de arremesso altamente precisas que são recarregadas ao matar um oponente. Dispare para lançar uma única faca contra o alvo. Use o disparo secundário para jogar todas as facas restantes contra o alvo.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Jett (Foto: Divulgação/Riot Games)

Raze

  • Carga de Explosivos (Q): instantaneamente joga uma carga de explosivos que gruda em superfícies. Reuse a habilidade depois de instalar para detonar, causando dano e movendo tudo que for atingido.

  • Cartuchos de Tinta (E): equipe uma granada múltipla, dispare para jogar a granada, que causa dano e cria submunições, cada uma causando dano a qualquer um que estiver em seu alcance.

  • Bumba (C): equipe um bumba, dispare para lançar o robô, que avança em linha reta no chão, ricocheteando nas paredes. O Bumba trava ao detectar inimigos no cone frontal e os persegue explodindo e causando dano pesado se alcançá-los.

  • Estraga-Prazeres (X): equipe um lança-mísseis. Dispare um foguete que causa dano devastador em área ao fazer contato com qualquer coisa.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Raze (Foto: Divulgação/Riot Games)

Breach

  • Ponto de Clarão (Q): equipe uma carga cegante. Dispare a carga para armar um jeito de ação rápida pela parede. A carga é detonada, cegando todos jogadores que estiverem olhando para ela.

  • Falha Tectônica (E): equipe um impacto sísmico. Segure o disparo para aumentar a distância. Solte para iniciar o terremoto, estonteando todos os jogadores na zona e numa linha reta até ela.

  • Pós-Choque (C): equipe uma carga de fusão. Dispare a carga para armar um jato de ação lenta pela parede, que causa dano alto a todos que estiverem na área de efeito.

  • Trovão Giratório (X): equipe uma carga sísmica. Dispare para lançar um terremoto em cascata por todo o terreno num grande cone que estonteia e derruba todos os que estiverem na área de efeito.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Breach (Foto: Divulgação/Riot Games)

Omen

  • Paranoia (Q): instantaneamente emite um projétil sombrio adiante, reduzindo brevemente o alcance de visão dos jogadores tocados. O projétil atravessa paredes.

  • Manto Sombrio (E): equipe um orbe sombrio e veja o indicador de alcance. Dispare para lançá-lo no local marcado, criando uma esfera de sombra duradoura que bloqueia a visão. Segura o disparo secundário enquanto mira para afastar o marcador. Segure a tecla de habilidade enquanto mira para aproximar o marcador.

  • Passos Tenebrosos (C): equipe uma habilidade para ver o indicador de alcance. Dispare para começar uma breve canalização e se teleportar para o local marcado. Os inimigos só poderão ouvir o som emitido de onde você sair, mas não aonde chegar.

  • Salto das Sombras (X): equipe um mapa tático. Dispare para começar a se teleportar ao local selecionado. Enquanto se teleporta, Omen aparecerá como um Vulto que pode ser destruído por qualquer inimigo para cancelar o teleporte.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Omen (Foto: Divulgação/Riot Games)

Brimstone

  • Incendiário (Q): equipe um lançador de granadas incendiárias. Dispare para lançar uma granada que detona no chão, gerando uma zona de fogo que causa dano aos jogadores dentro dela.

  • Fumaça Celeste (E): equipe um mapa tático. Dispare para marcar locais onde as nuvens de fumaça de Brimstone pousarão. Use o disparo secundário para confirmar, lançando nuvens de fumaça de longa duração que bloqueiam a visão na área selecionada.

  • Sinalizador Estimulante (C): dispare para jogá-lo diante de Brimstone. Ao pousar, criará um campo que concede Tiro Rápido aos jogadores.

  • Ataque Orbital (X): equipe um mapa tático. Dispare para lançar um ataque prolongado de laser orbital no local selecionado, causando muito dano ao longo do tempo aos jogadores na área selecionada.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Brimstone (Foto: Divulgação/Riot Games)

Phoenix

  • Bola Curva (Q): equipe um orbe de chamas que avança em curva e detona poucos após o lançamento. Dispare para curvá-lo para a esquerda, detonando e cegando qualquer jogador que vir o orbe. Use o disparo secundário para curvá-lo para a direita.

  • Mãos quentes (E): equipe uma bola de fogo, dispare para jogar a bola de fogo, que explode após um intervalo ou ao atingir o chão, criando uma zona duradoura de fogo que causa dano aos inimigos.

  • Labareda (C): equipe uma parede de fogo. Dispare para criar uma linha de chamas que avança, gerando uma parede de fogo que bloqueia a visão e causa dano a jogadores que passarem por ela. Segure disparar para curvá-la na direção da mira.

  • Renascimento (X): instantaneamente coloca um marcador na localização de Phoenix, com a habilidade ativa. Morrer ou deixar o tempo acabar encerrarão a habilidade e trarão Phoenix de volta ao local marcado com vida completa.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Phoenix (Foto: Divulgação/Riot Games)

Sage

  • Orbe de lentidão (Q): equipe um orbe de lentidão, dispare para lançá-lo. O orbe detona ao pousar, criando um campo duradouro que desacelera os jogadores dentro dele.

  • Orbe curativo (E): equipe um orbe curativo, dispare com a mira sobre um aliado ferido para ativar uma cura ao longo do tempo. Use o disparo secundário enquanto Sage estiver ferida para ativar uma autocura ao longo do tempo.

  • Orbe de Barreira (C): equipe um orbe de barreira e dispare para posicionar uma parede sólida. O modo secundário gira o marcador de alvo.

  • Ressurreição (X): equipe uma habilidade de ressurreição, dispare com a mira sobre um aliado morto para começar a revivê-lo. Depois de uma breve canalização, o aliado voltará com a vida completa.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Sage (Foto: Divulgação/Riot Games)

Sova

  • Flecha de Choque (Q): equipe um arco com uma flecha de choque, dispare para lançar a flecha que explode ao impacto, causando dano aos jogadores próximos. Segure o disparo para estender o alcance do projétil. Use o disparo secundário para adicionar até dois ricochetes à flecha.

  • Flecha Rastreadora (E): equipe um arco com uma flecha de reconhecimento, dispare para lançar a flecha que é ativada mediante impacto e revela a localização de quaisquer inimigos próximos da sua linha de visão. Inimigos podem destruí-la. Segure o disparo para ampliar o alcance do projétil, use o disparo secundário para adicionar até dois ricochetes à flecha.

  • Drone Coruja (C): equipe um drone coruja, dispare para acionar e pilotá-lo. Enquanto o pilota, dispare para atirar um dardo marcador. Eles revelam a localização de quaisquer jogadores atingidos.

  • Fúria do Caçador (X): equipe um arco com três disparos de longo alcance que perfuram paredes. Dispare para atirar um raio de energia diante de Sova, causando dano e revelando a localização dos inimigos que estiverem na linha. A habilidade pode ser repetida até mais duas vezes enquanto o cronômetro de habilidade estiver ativo.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Sova (Foto: Divulgação/Riot Games)

Viper

  • Nuvem Venenosa (Q): equipe um emissor de gás, dispare para jogar o emissor que persiste até o fim da rodada. Repita para criar uma nuvem de gás tóxico que drena combustível. A habilidade pode ser repetida mais de uma vez e pode ser apanhada para ser reposicionada.

  • Cortina Tóxica (E): equipe um lançador de emissores de gás, dispare para lançar uma longa linha de emissores de gás, repita a habilidade para criar uma parede alta de gás tóxico que drena combustível. A habilidade pode ser repetida mais de uma vez.

  • Veneno de Cobra (C): equipe um lançador químico, dispare para lançar um cilindro que se rompe ao atingir o chão, gerando uma zona química duradoura que causa dano e reduz a velocidade dos inimigos.

  • Poço Peçonhento (X): equipe um borrifador químico e dispare para borrifar uma nuvem química em todas as direções ao redor de Viper, criando uma grande nuvem que reduz o alcance de visão e a vida máxima dos jogadores dentro dela.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Viper (Foto: Divulgação/Riot Games)

Cypher

  • Jaula Cibernética (Q): instantaneamente joga a jaula cibernética diante de Cypher. Ative para criar uma zona que bloqueia a visão e reduz a velocidade de inimigos que passarem por ela.

  • Câmera de Vigilância (E): equipe uma câmera de vigilância. Dispare para colocá-la no local-alvo. Repita a habilidade para controlar a visão da câmera. Enquanto a controla, dispare para lançar um dardo marcador, que revelará a localização de qualquer jogador atingido.

  • Fio-Armadilha (C): equipe um fio-armadilha, dispare para instalar um fio acionador oculto e destrutível no local-alvo, criando uma linha entre o local e a parede oposta. Jogadores inimigos que passarem por ele ficarão imobilizados, revelados e estonteados por um breve intervalo se não destruírem a tempo. A habilidade pode ser recolhida para ser reacionada.

  • Assalto Neural (X): use instantaneamente num jogador inimigo morto na sua mira para revelar a localização de todos os jogadores inimigos ainda vivos.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Cypher (Foto: Divulgação/Riot Games)

Reyna

  • Devorar (Q): Inimigos abatidos por Reyna deixam Orbes de Alma que duram 3s. Instantaneamente consome um Orbe de Alma próximo, curando-se de forma rápida por um curto período. A quantidade de Vida concedida por esta habilidade que ultrapassar 100 decairá ao longo do tempo. Se a habilidade Imperatriz (X) estiver ativa, esta habilidade será conjurada automaticamente e não consumirá o orbe.

  • Dispensar (E): Inimigos abatidos por Reyna deixam Orbes de Alma que duram 3s. Instantaneamente consome um Orbe de Alma próximo, curando-se de forma rápida por um curto período. A quantidade de Vida concedida por esta habilidade que ultrapassar 100 decairá ao longo do tempo. Se a habilidade Imperatriz (X) estiver ativa, esta habilidade será conjurada automaticamente e não consumirá o orbe.

  • Olhar Voraz (C): equipe um olho etéreo e destrutível. Ative para lançá-lo adiante a uma curta distância. O olho deixará com visão turva todos os inimigos que olharem para ele.

  • Imperatriz (X): instantaneamente entra em estado de frenesi, aumentando de forma drástica as velocidades de disparo, equipamento e recarga de munição. Renova a duração ao fazer um abate.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Reyna (Foto: Divulgação/Riot Games)

KillJoy

  • Robô de Alarme (Q): equipe um Robô de Alarme oculto. Dispare para ativar um robô que persegue os inimigos que entram no alcance. Ao se aproximar do alvo, o robô explode, causando dano e aplicando Vulnerável. Segure Equipar para retirar um robô ativado.

  • Torreta (E): equipe uma Torreta. Dispare para ativar uma torreta que atira em inimigos em um cone de 180°. Segure Equipar para retirar a torreta ativada.

  • Nanoenxame (C): equipe uma granada Nanoenxame. Dispare para lançar a granada. Ao atingir uma superfície, a Nanoenxame fica oculta. Ative a Nanoenxame para acionar um enxame de nanorrobôs que causam dano.

  • Confinamento (X): equipe o dispositivo de Confinamento. Dispare para ativá-lo. Após um longo processo de ativação, o dispositivo detém todos os inimigos no raio de alcance. O dispositivo pode ser destruído pelos inimigos.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
KillJoy (Foto: Divulgação/Riot Games)

Skye

  • Predador Explosivo (Q): equipe um amuleto de lobo-da-tasmânia. Dispare para enviar e controlar esse predador. Enquanto estiver no controle, dispare para saltar para a frente. O lobo gera uma explosão e causa dano aos inimigos diretamente atingidos.

  • Luz Desbravadora (E): equipe um amuleto de falcão. Dispare para enviá-lo. Segure o disparo para guiar o falcão na direção da sua mira. Repita a habilidade enquanto ele estiver voando para transformá-lo em um feixe de luz que gera uma confirmação de hit caso um inimigo esteja dentro do alcance ou na linha de visão.

  • Reflorescer (C): equipe um amuleto de cura. Segure o disparo para canalizar, curando aliados dentro do alcance e na sua linha de visão. Esta habilidade pode ser repetida até a reserva de cura ser esgotada. Skye não pode curar a si mesma.

  • Rastreadores (X): equipe um amuleto de rastreador. Dispare para enviar três rastreadores que localizarão os três inimigos mais próximos. Se um rastreador alcançar um alvo, ele causará visão turva a esse inimigo.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Skye (Foto: Divulgação/Riot Games)

Yoru

  • Ponto Cego (Q): equipe para arrancar da realidade um fragmento dimensional instável. Dispare para lançar o fragmento, ativando um clarão que se dissipa ao atingir uma superfície sólida.

  • Passagem Dimensional (E): equipe para preparar um fluxo dimensional. Dispare para lançar uma extremidade. Use o Modo Sec. para posicionar a outra. Ative para se teleportar até a extremidade lançada.

  • Falcatrua (C): equipe uma granada de eco que imita passos quando ativada. Dispare para ativá-la e propagar seu efeito. Use o Modo Sec. para posicioná-la. Use a granada inativa para propagar o som de outra.

  • Espionagem Dimensional (X): equipe uma máscara para olhar por entre as dimensões. Dispare para entrar na dimensão do Yoru, onde você não poderá ser afetado nem visto pelos inimigos lá fora.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Yoru (Foto: Divulgação/Riot Games)

Astra

  • Pulso Nova (Q): posicione Estrelas na Forma Astral (X) ative uma Estrela para detonar um Pulso Nova. O Pulso Nova carrega brevemente e depois estoura, causando concussão a todos os jogadores na área.

  • Nebulosa (E): posicione Estrelas na Forma Astral (ou) ative uma Estrela para transformá-la em uma Nebulosa (fumaça). Utilize (F) em uma Estrela para dissipá-la, retornando a estrela para ser posicionada em um novo local após um período de tempo. Dissipar forma brevemente uma Nebulosa falsa na localização da Estrela antes de retornar.

  • Poço Gravitacional (C): posicione Estrelas na Forma Astral (X) ative uma Estrela para formar um Poço Gravitacional. Jogadores na área são puxados em direção ao centro antes de ele explodir, deixando frágeis todos que ainda estão presos no centro.

  • Forma Astral/Divisa Cósmica (X): ative (X) para entrar na Forma Astral, em que você pode posicionar Estrelas com Disparo Primário. As Estrelas podem ser reativadas depois para serem transformadas em Pulso Nova, Nebulosa ou Poço Gravitacional. Quando Divisa Cósmica estiver carregada, utilize o Disparo Secundário na Forma Astral para começar a mirar e, depois, o Disparo Primário para escolher dois locais. Após isso, uma Divisa Cósmica infinita surge e conecta os pontos selecionados. A Divisa Cósmica bloqueia disparos e abafa muito o som.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Astra (Foto: Divulgação/Riot Games)

KAY/O

  • Granada/Clarão (Q): equipe uma granada de clarão. Dispare para jogá-la. A granada de clarão explode após um curto período, cegando qualquer um que estiver na linha de visão.

  • Ponto/Zero (E): equipe uma lâmina de supressão. Dispare para atirá-la. A lâmina se fixa à primeira superfície que atingir e explode, suprimindo qualquer um que estiver dentro do raio da explosão.

  • Frag/mento (C): equipe um fragmento explosivo. Dispare para lançá-lo. O fragmento se fixa ao chão e explode várias vezes, causando dano quase letal no centro de cada explosão.

  • Anular/CMD (X): instantaneamente sobrecarrega com energia de Radianita polarizada que fortalece KAY/O e emite grandes pulsos energéticos a partir de onde ele estiver. Inimigos atingidos pelos pulsos são suprimidos por um curto período.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
KAY/O (Foto: Divulgação/Riot Games)

Armas

Além de escolher um agente, o jogador precisa escolher uma arma entre uma vasta gama de opções disponíveis no menu de compra. Alguns dos armamentos, inclusive, são inspirados em outros games, como o próprio CS:GO. Cada um deles, contudo, tem um estilo distinto e permite diferentes estratégias no round.

Confronto

  • Faca

Leves

  • Classic

  • Shorty

  • Frenzy

  • Sheriff

  • Ghost

Submetralhadoras

  • Stinger

  • Spectre

Metralhadoras

  • Ares

  • Odin

Escopetas

  • Bucky

  • Judge

Fuzis

  • Marshal

  • Bulldog

  • Guardian

  • Phantom

  • Vandal

  • Operator

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Armas (Foto: Reprodução/Riot Games)

Mapas

Bind

Situado em um deserto, Bind tem um diferencial importante: há dois portais de teletransporte que servem de ligação para jogadores e projéteis irem irem a outra área de forma instantânea. No mais, o mapa contém dois bombsites amplos sem a possibilidade de uma zona central.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Bind (Foto: Divulgação/Riot Games)

Split

Resumidamente,Split é aquele típico mapa de FPS, com dois bombsites compostos por diferentes rotas que propiciam combates em determinadas zonas e fazem com que os jogadores consigam realizar progressões de variadas maneiras. A arena, por sua vez, tem uma mecânica de cordas e apresenta uma parte central elevada que une os dois bombsites.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Split (Foto: Divulgação/Riot Games)

Haven

Composto por três bombsites, Haven é um mapa que propicia uma dinâmica diferenciada às partidas. Ele tem áreas próximas umas das outras, algo que facilita a imprevisibilidade por parte dos atacantes, mas também permite que os defensores tenham mais estratégias para surpreender os adversários.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Haven (Foto: Divulgação/Riot Games)

Ascent

Instaurado na Itália, Ascent mantém a premissa de dispor de dois bombsites, com destaque para a área central. É a partir dela que os jogadores podem aproveitar diversificadas oportunidades de caminhos, tanto por flancos, quanto por corredores. O mapa ainda conta com várias opções de cobertura e áreas que servem de esconderijo.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Ascent (Foto: Divulgação/Riot Games)

Icebox

Em uma área de escavação secreta no Ártico, Icebox é tomada por containers e tem um alto índice de terrenos horizontais, com a possibilidade de tirolesas espalhadas por pontos predefinidos do mapa com intuito de que os jogadores consigam encurtar distâncias. 

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Icebox (Foto: Divulgação/Riot Games)

Breeze

Mais recente entre todos os mapas do game, Breeze é uma espécie de forte abandonado com dois bombsites que dispõem de muitos espaços e entradas. Por isso, a área é conhecida por ter muitos confrontos a longas distâncias.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Breeze (Foto: Divulgação/Riot Games)

Passe de Batalha

Assim como grande parte dos jogos lançados nos últimos anos, o VALORANT desfruta de Passe de Batalha, sistema atualizado a cada nova temporada geralmente introduzida de três em três meses no game. O pacote de itens contém recompensas que são concedidas em níveis e disponibiliza itens de acordo com a progressão do jogador.

Como de praxe, há duas opções do Passe de Batalha: uma gratuita e outra paga. A primeira obviamente entrega menos benefícios. Já a segunda pode ser adquirida por 1.000 VALORANT Points e distribui muitos cosméticos, além de também conceder um número predeterminado de Radianite Points, que servem de evolução para skins.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Passe de Batalha (Foto: Divulgação/Riot Games)

Loja

A loja do VALORANT apresenta uma mecânica simples: há um conjunto de cosméticos fixo que costuma ser atualizado quinzenalmente, enquanto outros quatro itens aparecem diariamente de forma sortida por tempo limitado. Essas mesmas opções envolvem itens que já chegaram ao jogo em outras ocasiões.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Loja (Foto: Reprodução/Riot Games)

Atualizações

Em linhas gerais, o VALORANT costuma promover atualizações quinzenais ou, em alguns raros momentos, a cada três semanas. O patch é introduzido pela Riot Games a fim de balancear agentes, armas e outros fatores que possivelmente prejudicam a competitividade do jogo.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Exemplo de patch notes divulgado pela Riot Games (Foto: Divulgação/Riot Games)

Competitivo

A parte competitiva do VALORANT é gerida majoritariamente pela Riot Games, que consolidou a ideia do VALORANT Champions Tour (VCT) em 2021. A competição é dividida em três etapas que acontecem ao longo do ano: acesso (Challengers), regionais (Masters) e mundial (Champions). Os torneios regionais sempre dão pontos para o mundial, que é o grande produto relacionado ao jogo.

valorant fps riot games valorant champions tour vct bind split haven ascent icebox breeze
Calendário do Champions Tour 2021 de Valorant (Foto: Divulgação/Riot Games)

Fonte: The Enemy


Comente