esporte »

Em baixa nos clubes, Marcelo e Coutinho vivem realidades diferentes com Tite



Dois jogadores da mais alta grandeza podem estar no banco de reservas no segundo clássico seguido entre Real Madrid e Barcelona. Marcelo e Philippe Coutinho atravessam período difícil em seus clubes, são reservas e o que é pior, sem que haja uma comoção de torcida ou opinião pública por isso. Neste sábado, às 16h45, pelo Campeonato Espanhol, poderão compartilhar da mesma frustração no Santiago Bernabeu. Para o lateral-esquerdo, a situação é ainda pior – Tite, assim como Santiago Solari, tem preterido o jogador.

Coutinho, pelo contrário, pode encontrar nos braços da seleção brasileira um lugar para recuperar o melhor futebol. No Barcelona, é reserva de Dembelé, francês que vive boa fase e que dá a velocidade e a amplitude de jogo que o time catalão aprecia. O estilo do europeu lembra mais o de outro brasileiro e quando ele está inspirado, o trio de frente do Barça remete ao histórico ataque MSN – Messi, Suárez e Neymar.

Preterido no Camp Nou, Philippe Coutinho terá na seleção o espaço que precisa para fazer seu jogo – algo confirmado por Tite na última convocação. O brasileiro gosta de jogar centralizando as ações, buscando com o pé direito a finalização para gol ou para o passe em diagonal para o meia que vem de trás – o Brasil marcou dois gols assim no Mundial, lembrados pelo técnico da equipe na última quinta-feira.

O treinador é fã do futebol e do caráter do camisa 11, algo sempre destacado por Tite nas entrevistas coletivas. Coutinho se dispôs a jogar com o treinador em três posições diferentes, dependendo da necessidade da equipe, e conseguiu dar retorno em todas – como ponta pela direita, ponta pela esquerda e meia. Na Copa do Mundo, dividiu holofotes e em algumas partidas foi até mais decisivo que Neymar.

– Ele é um garoto maravilhoso – costuma repetir Tite.

Enquanto isso, Marcelo pena nas duas frentes, clube e seleção. No Santiago Bernabeu, viu a cobrança aumentar em comparação ao tempo em que dividia o vestiário madrilenho com o amigo Cristiano Ronaldo – talvez por isso os rumores de que pode reencontrar o português na Juventus sejam tão persistentes.

Os questionamentos na parte defensiva pesaram para que perdesse a posição no Real e tiveram eco nas quartas de final da Copa do Mundo, quando Lukaku, escalado nas costas do lateral-esquerdo, foi um dos que desequilibraram a favor da Bélgica em Kazan. O jogador, que havia ficado fora das oitavas de final por um problema nas costas, parece seguir de freio de mão puxado desde então.

– Não descarto nem um jovem nem um veterano. Não é da boca para fora, sei o que Marcelo me dá – afirmou Tite.

Vídeo acima é um conteúdo produzido por Dugout

Fonte: O Globo


Comente