Teve fim agridoce a jornada da seleção brasileira feminina de vôlei no Japão. A equipe perdeu para as favoritas dos Estados Unidos por 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 25/20 e 25/14) na decisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, neste domingo, na Ariake Arena, e ficou com a prata.

Nervoso, o time de José Roberto Guimarães, desfalcado de uma oposta, já que Tandara foi desligada da equipe por flagra em exame anti-doping, errou muito na partida e viu as norte-americanas em grande noite dominarem a o jogo de ponta a ponta.

Mesmo com a prata, as meninas brasileiras terminam como a única equipe de vôlei do Brasil a subir no pódio no Japão. Na véspera, a seleção masculina perdeu a partida que valia o bronze para a Argentina. Esse é o primeiro ouro olímpico da equipe dos Estados Unidos, a atual número um do mundo.

A boa campanha vem após um ciclo olímpico conturbado, com problemas envolvendo a pandemia da Covid-19 e a dificuldade de Zé Roberto em montar um time ideal em meio a um cenário de incertezas e problemas físicos. As brasileiras não chegaram como favoritas ao ouro.

Além da ausência de Tandara, o time por pouco não perdeu a levantadora Macris, que torceu o tornozelo ainda na fase de grupos e vinha atuando com dores nas últimas partidas.

Nas duas últimas vezes que foram a finais olímpicas, as norte-americanas foram derrotadas justamente pelas brasileiras, em Pequim-2008 e Londres-2012. Neste ano, a equipe vinha com o status de time a ser batido. Já haviam derrotado as brasileiras na final da Liga das Nações e eliminaram a poderosa Sérvia ? que ficou com o bronze ? para chegar na decisão.

Domínio norte-americano

Desde o início, a seleção brasileira mostrou nervosismo. Errou muitas bolas simples, incluindo saques não forçados e tempos de bola de levantamentos. Rosamaria, que havia sido destaque nos dois jogos anteriores, foi bem marcada e não obteve o mesmo desempenho. Gabi foi a responsável pelos principais ataques brasileiros na partida, mas não foi suficiente para mudar o momento do jogo. Terminou com 10 pontos, atrás apenas de Fernanda Garay, com 11, maior pontuadora brasileira na partida.

Entre os principais problemas brasileiros estavam a defesa norte-americana ? o bloqueio, em especial ? e as dificuldades no passe. Com todo o esforço de Rosamaria, Garay e Gabi, a equipe dos Estados Unidos buscavam bolas incríveis e promoviam grandes rallys.

Pelo lado norte-americano, a oposta Andrea Drews terminou como a melhor pontuadora da partida, com 15. A ponteiro Michelle Bartch-Hackley terminou com 14, dois deles de bloqueio.

Nos dois últimos sets, Zé Roberto tentou lançar mão da capitã Natália, que vinha sendo inserida no time aos poucos ao longo dos Jogos, quando ainda se recuperava de lesão. A experiente jogadora conseguiu explorar bloqueios e virar algumas bolas, mas a superioridade norte-americana era nítida. Medalha de ouro inédita e merecida para as líderes no quadro de medalhas.