TÓQUIO – Enquanto o Brasil estiver em quadra nesta sexta-feira, em partida contra a Coreia do Sul, pela semifinal da Olimpíada de Tóquio, a oposta Tandara estará em voo de volta ao Brasil. A jogadora foi pega em exame antidoping em 7 de julho, ainda no Brasil, e foi desligada da seleção brasileira feminina de vôlei. A suspeita da atleta para o resultado adverso é sobre remédio para controle menstrual.

A previsão é que a jogadora chegue a São Paulo na tarde deste sábado.

 

A reportagem apurou que a atleta foi pega de surpresa com a notícia e ficou inconformada e triste. Ela acredita que a alteração possa ser resultado de um tratamento para controle menstrual. Trata-se de uma suspeita da jogadora que tentou regular o ciclo menstrual nos últimos tempos. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) tinha ciência do remédio e autorizou seu uso.

Quadro de medalhas:Confira o desempenho geral dos países nos Jogos de Tóquio

Até o momento, Tandara não se manifestou publicamente sobre o assunto. Antes, deve conversar com um advogado para elaborar sua defesa.

Reação:Ex-seleção, Sheila se abala com corte de Tandara por doping: ‘Raiva e tristeza’

Segundo apuração da reportagem, as jogadoras da seleção sentiram o episódio, às vésperas da semifinal. Mas o treinador José Roberto Guimarães acredita que a equipe vai lidar bem com a situação. O Brasil treinou hoje pela manhã no Japão.

Faça o testeQual o seu esporte na Olimpíada de Tóquio?

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou na noite desta quinta que foi notificado sobre a suspensão provisória de Tandara por uma “potencial violação da regra antidopagem” em exame realizado em 7 de julho no centro de treinamento da CBV, em Saquarema.

Assim que foi informado sobre o resultado adverso, o COB conversou com a atleta, que foi afastada da delegação. Teve dificuldade para comprar a passagem área de volta ao Brasil por causa da grande movimentação de saída do país.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a atleta informou que já trabalha em sua defesa.

“A atleta Tandara Caixeta está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso. Agradecemos o carinho de todos vocês!”, publicou a assessoria da oposta em suas redes sociais.

Confira, abaixo, a nota do COB na íntegra:

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de voleibol disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão)”.