TÓQUIO  ? As mulheres mais rápidas do mundo são jamaicanas. A Jamaica dominou a prova em Tóquio, com ouro, prata e bronze. Mas uma delas foi a mais veloz de todas: Elaine Thompson-Herah. Aos 29 anos, ela conquistou o bicampeonato dos 100 metros rasos, com o tempo de 10s61, e bateu o recorde olímpico de Florence Griffith-Joyner, estabelecido em 1988, com 10s62.

É a segunda melhor marca da história. A primeira continua sendo Griffith-Joyner, que detém o recorde mundial da prova com 10s49, também estabelecido em 1988. Flo-Jo, como era conhecida, morreu em 1998.

Pódio: Bruno Fratus vai conquistar medalha nos 50m livre, prevê ciência de dados; saiba qual

Thompson-Herah defendeu seu título na Rio-2016, e ainda pode conquistar mais duas medalhas de ouro. Ela é atual campeã olímpica dos 200 metros rasos e favorita na prova. O time jamaicano também disputa o revezamento 4x100m, com o todo favoritismo.

A prata ficou com Shelly-Ann Fraser-Pryce, bicampeã olímpica da prova em Pequim-2008 e Londres-2012, e que detinha o melhor tempo do ano. Ela conquistou a quata medalha olímpica da carreira, um recorde. O bronze foi da compatriota Shericka Jackson.

Faça o testeQual o seu esporte na Olimpíada de Tóquio?

Elaine Thompson-Herah cruzou a linha de chegada, apontou para a pista e aos gritos de felicidade se jogou no chão do Estádio Olímpico de Tóquio. A favorita Shelly-Ann Fraser-Pryce, parada com as mãos nos quadris, olhava para o telão para descobrir se havia ganhado a prata ou o bronze.

A felicidade tinha razão de ser. O melhor tempo da velocista na carreira era de 10s70. Nas semifinais, ela passou com 10s76.

Sem apoio: Único sem clube no atletismo, campeão olímpico Thiago Braz celebra final, mas lamenta situação: ‘É triste’

? Meu peito doeu de tanto que eu gritei. Estou tão feliz ? comemorou a campeã. ? Passei por tanta coisa. Meu Deus, estou sem palavras. Estou grata por conseguir me preparar bem e vir aqui defender meu título. Eu sei que tinha esse tempo (do recorde) em mim. Passei por altos e baixos por causa de lesões, mas Deus me ajudou. Mantive a fé todo esse tempo. Ainda não sei como vou lidar com isso.

Sobre a companheira de equipe Fraser-Pryce, Elaine disse se tratar “da maior de todos os tempos”.

? Em breve vai se afastar das pistas e deixou uma marca. Ela é inspiração para todos.

Fraser-Pryce afirmou que esta edição de Jogos Olímpicos deverá será a sua última. Ela ainda compete nos 200m e no revezamento 4 x 100m.

? Paris-2024 ainda tem um longo caminho a percorrer. Esta é minha última aparição olímpica. Estou muito grata por poder competir em quatro Jogos Olímpicos e fazê-lo como mãe, e também por ter 34 anos quando as pessoas acreditam que você está no fim de sua carreira ? falou a medalhista de prata ? Ser capaz de faer o que estou fazendo é um presente de Deus.

A prova não contou com Sha’Carri Richardson, dos EUA, que teve o tempo mais rápido nas seletivas olímpicas dos EUA. A estrela em ascensão testou positivo para THC, componente psicoativo da maconha, e foi suspensão por 30 dias, tempo suficiente para lhe tirar dos Jogos.

A suspensão de Richardson foi controversa porque a maconha é legal em muitos estados americanos, mas é proibida pela Agência Mundial Antidopagem.