Maior estrela da ginástica nos Jogos Olímpicos, Simone Biles está fora da disputa das finais do individual geral. O anúncio foi feito pelo perfil da Federação Americana de Ginástica, que afirmou “apoiar a decisão” da atleta. Anteriormente, ela declarou que preocupações com sua “saúde mental” a levaram a abandonar a final por equipes na Olimpíada de Tóquio nesta terça-feira. Com a desistência da melhor do mundo, a brasileira Rebeca Andrade chega à decisão com o melhor somatório de notas da fase classificatória.

Análise:Sem Simone Biles, Rebeca Andrade vira referência, e chances de medalha aumentam

 

“Após avaliação médica adicional, Simone Biles foi retirada da final individual geral dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o objetivo de focar em sua saúde mental. Simone continuará a ser avaliada diariamente para determinar se participará ou não das finais de eventos individuais da próxima semana. Jade Carey, que teve a nona pontuação mais alta nas qualificações, participará em seu lugar no individual geral. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, porque ela é um exemplo para tantos”, informou a entidade em nota oficial.

Medalhômetro:  Confira as chances de pódio do Brasil em Tóquio

Simone Biles será substituída por Jade Carey, a terceira melhor ginasta dos Estados Unidos nas Eliminatórias.

‘Desastre absoluto’:  Companheira de Biles critica federação dos EUA após desistência da ginasta

Anteriormente, Simone Biles ficou de fora da disputa por equipes. Logo após ser colocada na reserva, a Federação Americana de Ginástica soltou um comunicado afirmando que a ginasta foi afastada por “problema médico” e que ela “será avaliada diariamente para determinar a liberação médica para competições futuras.”

? Assim que eu piso no tablado, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar. Há vida além da ginástica  ? explicou a americana depois que sua equipe foi derrotada pelo quarteto russo em sua ausência, ficando com a prata.

 

Ginástica:  Sob pressão, Simone Biles desiste de prova e vira incógnita nos Jogos; EUA perdem ouro para Rússia

No detalhe: Entenda o que aconteceu durante o salto de Simone Biles na final da disputa por equipes

Na zona mista, após a competição, ela admitiu que a autoconfiança está falhando. Apesar da grandiosidade de um evento como os Jogos Olímpicos, Biles afirmou que, no fim do dia, as ginastas só querem sair do ginásio, mas não arrastadas por uma maca.

?Não confio tanto em mim como antes. E não sei se é a idade ? fico um pouco mais nervosa quando faço ginástica. Sinto que também não estou me divertindo tanto.

Biles também justificou a decisão como uma forma de se autopreservar e não prejudicar a equipe.

? Eu senti que seria melhor ficar em segundo plano, trabalhar minha concentração e bem-estar, pois sabia  que as meninas fariam um trabalho absolutamente excelente. Não queria arriscar uma medalha ? disse.

 

Durante a disputa por equipes, nesta terça-feira, ela demonstrou desconforto após falhar na execução de movimentos. Sua pontuação ficou abaixo das companheiras Grace Mc Callum e Jordan Chiles. A ginasta americana não parecia machucada após a realização do salto e conversou muito com seus treinadores. Antes de começar a segunda rodada, ela foi substituída por Sunisa Lee.

Tóquio: Quais os limites de Simone Biles e da ginástica artística?

Alguns veículos da imprensa americana já tinham citado que o “problema médico” na verdade seria emocional e que a decisão de colocá-la na reserva seria uma forma de poupá-la psicologicamente para o individual geral, em que é favorita.

Biles tem motivos de sobra para ter o mental afetado após um início ruim. Ela assumiu o status de melhor do mundo antes dos Jogos Olímpicos. Carrega no uniforme o símbolo da cabra, que faz um trocadilho com a palavra em inglês GOAT, que serve tanto para o animal, quanto para a sigla “Greatest of All Time”, ou a melhor de todos os tempos.

Quadro de medalhas:  Acompanhe a atualização em tempo real

Chegou a Tóquio como o principal nome das Olimpíadas, que não conta mais Usain Bolt nem Michael Phelps. O peso de ser a melhor do mundo de todos os tempos cobrou seu preço. Logo após a classificatória,  ela escreveu em seu Instagram: “Eu realmente sinto, às vezes,  como se eu tivesse o peso do mundo sobre as minhas costas. Eu faço parecer que a pressão não me afeta mas, às vezes, é difícil”.

Leia também: Primeira conquista olímpica de mulheres brasileiras faz 25 anos

Biles já conquistou seis medalhas olímpicas, sendo cinco na Rio-2016 (quatro ouros e um bronze) e a medalha de prata por equipes nesta terça-feira em Tóquio.