É comum que nos Jogos Olímpicos, o torcedor brasileiro torça incondicionalmente e ignore as regras. “Especialistas de ocasião” termo que viralizou nas redes sociais. O skate e surfe geraram reclamações infundadas. Mas o judô, não. A eliminação de Maria Portela nas oitavas de final da categoria até 70kg causou revolta entre ex-lutadores e especialistas que acompanharam o combate diante de Medina Taimazova, do Comitê Olímpico Russo.

A eliminação aconteceu após a brasileira receber três shidôs, punição dada por falta de combatividade. Porém, a decisiva veio após mais de dez minutos de Golden Score. No lance derradeiro, Medina Taimazova levou um susto ao ver que não seria ela quem receberia a punição, mas a sua adversária. Aos prantos, a brasileira se despediu dos Jogos.

? Eu treinei muito, me senti muito bem preparada. Eu ainda não acredito que isso aconteceu. Eu quase peguei ela algumas vezes, mas não deu, infelizmente ? afirmou Portela.

Velho conhecido:  Árbitro que puniu Maria Portela já eliminou outro brasileiro com shidô polêmico: ‘Acabou com meu sonho’

Apesar de Portela ter tido mais projeções e tentativas de golpes que a russa, ambas encerraram o tempo regulamentar com duas punições. Além disso, um wazari não foi dado para a brasileira em lance faltando menos de dois minutos para o término do combate. Para diversos ex-judocas, não há dúvidas de que a pontuação máxima deveria ter sido assinalada. Veja a imagem:

? Foto: Reprodução/SporTV
? Foto: Reprodução/SporTV

“Nunca gostei de falar da arbitragem, mas meu Deus o que foi essa luta? Wazari não marcado e uma punição muito injusta!”, escreveu João Derly, seguido do também ex-atleta e comentarista Flavio Canto:

“Não darem o wazari para a Portela.. Para que serve o VAR? Francamente. Lamentável”.

“Uma vida dedicada ao sonho olímpico, e o árbitro após 10 minutos de Golden score definir a luta dessa forma. Deixa os atletas decidirem. Sem contar o Wazari que foi nítido antes. Força Maria Portela, você é nossa vencedora”, completou Luciano Corrêa, seguido de Tiago Camilo:

“A brasileira claramente prejudicada nessa luta. Tanto nesse golpe não pontuado quanto na decisão do golden score. Nessa última punição que ela tomou” explica.

Com a eliminação de Maria Portela, o judô chega ao seu quarto dia com apenas uma medalha: o bronze de Daniel Cargnin, na categoria até 66kg. Apesar do desempenho abaixo, o Brasil entra na faixa onde os favoritos a medalha começam a entrar no tatame ? iniciado por Maria Portela. Nos próximos dias, Mayra Aguiar, Maria Suelen Althman, Rafael Buzacarini e Rafael Silva tem chances de medalhas.