Muito se fala sobre as cifras milionárias que o esporte eletrônico gera com salários, eventos, premiações, propagandas, patrocínios e mais. No entanto, também é preciso apontar que boa parte disso não é somente enriquecimento próprio e ostentação. O esport nacional se provou um grande agente de mudanças e já doou mais de R$ 34,759 milhões do início da pandemia até aqui.
O levantamento
Durante o período de cerca de um mês, entramos em contato diretamente com jogadores, organizações, influenciadores e assessorias, para confirmar números, dados e iniciativas. Também contamos com a ajuda do público e de matérias, próprias e de portais vizinhos, para embasar os registros de ações beneficentes realizadas no cenário.
Tudo foi compilado em um documento, contendo data, causas ajudadas, valores e também os participantes. O que mais chama a atenção não são somente valores, e sim a variedade de tipos de pessoas e iniciativas. Há ações dos maiores streamers do Brasil, mas também de outros que começaram há poucas semanas. Há assistências que vão desde comunidades carentes, pessoas com deficiência motora ou mental, crianças em situação de abandono, animais de rua e, claro, combate ao COVID-19.
O valor citado acima faz parte de um levantamento feito pelo The Enemy. Você pode acessá-lo por completo clicando neste link. Abaixo, você confere as dez iniciativas que mais levantaram doações.
- 1ª: Alok em parceria com a Garena – R$ 27 milhões para criação do Instituto Alok. Boa parte veio do licenciamento da imagem do DJ para o personagem do Free Fire.
- 2ª: GWB R6 – R$ 2,549 milhões (R$ 1,3 milhões da FURIA, R$ 416,4 mil da FaZe mais R$ 208,2 mil cada de Team One, NiP, MIBR e Liquid)
- 3ª: PUBG MOBILE World Invitational 2021 -R$ 1,813 milhões para UNICEF
- 4ª: GWB CS – R$ 1,56 milhão doados para UNICEF (R$ 1,3 milhão da FURIA e R$ 260 mil da MIBR)
- 5ª: Yadinho – R$ 340 mil para ajudar crianças autistas (Lindinho, Liminha e Yayah)
- 6ª: Gaules e Gamers Club – Doação para CUFA – R$ 217,5 mil no combate ao COVID-19
- 7ª: Doações do público para Lindinho – R$ 150 mil para cuidar de crianças autistas
- 8ª: FURIA no GWB de Rocket League – R$ 131 mil doados para UNICEF
- 9ª: MIBR Day – R$ 60,5 mil doados para a luta contra o COVID
- 10ª: X4 do Bak – R$ 40 mil doados para Anjos da Noite e Pastoral do povo de Rua (R$ 20 mil da paiN campeã e R$ 20 mil da LOUD)
A mensagem que fica
Sabemos que diversas ações podem ter ficado de fora do levantamento. O ecossistema dos esports é cada vez mais vasto e, por isso, é praticamente impossível quantificar minuciosamente tudo que foi feito em mais de um ano. Até mesmo porque nem tudo é registrado em vídeo ou streams e nem todos que são, são amplamente divulgados.
Ainda assim, o objetivo principal deste texto não é somente quantificar tudo o que foi feito. A mensagem vai muito além e busca mostrar a importância que estas causas possuem, para que mais pessoas criem e participem de iniciativas deste tipo. Além disso, também queremos mostrar que, mesmo com defeitos que são até mesmo reflexo da nossa sociedade, a comunidade de esports também tem um lado espetacular, formado por pessoas que praticam o bem no dia a dia. Sem os fãs, nenhuma dessas campanhas teria acontecido, essa matéria não teria sido feita e a vida de milhares de pessoas não teria mudado para melhor.
No meio de tanta diversidade de pessoas e causas e também das adversidades que uma época de pandemia pode causar, a mensagem que estas pessoas estão passando é exatamente a mesma: Independentemente se você é reconhecido ou não no cenário de esports, não importa o “tamanho” da sua causa, o importante é ajudar o próximo dentro de suas próprias condições.
Algumas pessoas não estavam nem mesmo em uma situação confortável para doarem dinheiro, mas doaram outras coisas tão preciosas quanto, que são tempo e talento. Tempo para ajudar a organizar, divulgar e mobilizar e talento para criação de campanhas, propagandas e mais. É o clichê da “união faz a força” de forma clara, nua e crua.
Está mais do que provado o quanto o cenário de esports está engajado e preocupado em ajudar o próximo. Os que possuem visibilidade se interessam em usá-la de forma positiva, enquanto a comunidade engaja e abraça as causas solidárias. Mesmo sendo uma modalidade tão nova, o esport já se tornou um dos grandes protagonistas mundiais em causas humanitárias e sociais.
Fonte: The Enemy