Atual campeão mundial, Italo Ferreira era, desde a confirmação de sua classificação para a Olimpíada, um dos favoritos à medalha. Nas ondas irregulares e tradicionalmente mexidas pelo vento da praia japonesa de Tsurigasaki, o surfe do potiguar de 27 anos se encaixaria como uma luva. Não deu outra. Italo se sentiu em casa, como se estivesse treinando em sua Baía Formosa, e voou de forma segura para conquistar a primeira medalha de ouro da história olímpica do surfe.

Dono de uma velocidade inigualável sobre a prancha e um alto índice de acertos de aéreos, Italo desde o início do torneio comprovou que seria o adversário a ser batido – fosse nas marolas do primeiro dia ou nas ondas mais potentes da decisão.

Depois de uma semifinal nervosa, em que esteve quase irreconhecível e caindo muito, Italo chegou com tudo para a decisão, superando o japonês Kanoa Igarasashi e de certa forma “vingando” a polêmica derrota sofrida por Gabriel Medina.

A vitória de Igarashi sobre Medina causou uma erupção nas redes sociais. O surfista japonês conquistou a virada já nos minutos finais ao receber nota 9,33 em um aéreo. A manobra foi boa, mas Igarashi segurou a borda da prancha com uma das mãos, o que diminuiu o nível de dificuldade. E a comparação com as duas ondas que pontuaram de Medina, em aéreos com grau maior de dificuldade, incomodou de fãs iniciantes no mundo do surfe a torcedores mais especializados. Parecia consenso que o brasileiro foi prejudicado. Problemas de um julgamento baseado na subjetividade…

Italo Ferreira aprerendeu a surfar usando uma tampa de um isopor do seu pai como prancha. Ele chegou ao circuito mundial em 2015 já dando o que falar, terminando seu ano de estreia na sétima posição do ranking. Não precisou de muito tempo para ser considerado um candidato ao título – previsão confirmada em 2019, quando se sagrou campeão derrotando Gabriel Medina em uma final emocionante em Pipeline.

Com a conquista do ouro olímpico, ele grava de forma incontestável – e extremamente merecida – seu nome entre os maiores nomes do esporte brasileiro e do surfe mundial.