No terceiro dia de competições na Olimpíada de Tóquio, o Brasil conquistou sua segunda prata no skate, com a mais jovem medalhista do país: Rayssa Leal, a Fadinha, conquistou a segunda posição do pódio do street feminino nesta madrugada. No surfe, os representantes brasileiros seguem firmes na disputa, e teve recorde batido no ciclismo mountain bike para o país. Confira um resumo do que rolou:

Quadro de medalhas:Acompanhe a atualização em tempo real

Rayssa Leal é prata no skate

Rayssa Leal sorria. A cada manobra, a cada queda, a cada nota recebida. Mais do que competindo, a fadinha estava se divertindo ? e talvez esta seja a melhor maneira para uma adolescente de 13 anos estrear nos Jogos Olímpicos. Morder a medalha de prata, a qual conquistou com nota 14.64, tem gosto de dedicação, orgulho e muita felicidade. O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya (15.26), mas o brilho da fadinha pôde ser visto de qualquer lugar do mundo. O bronze ficou com Funa Nakayama (14.49).

Medina, Ítalo e Silvana avançam no surfe

O Brasil terá dois representantes nas quartas de final do surfe masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O primeiro é Gabriel Medina, que venceu o australiano Julian Wilson por 14.33 a 13.00. Na bateria seguinte, Italo Ferreira despachou o neozelandês Billy Stairmand por 14.54 a 9.67. No feminino, Silvana Lima foi às quartas de final, mas Tatiana Weston-Webb caiu nas oitavas.

Por conta da ameaça de um tufão na costa japonesa, as finais do surfe foram antecipadas para a noite desta segunda e madrugada de terça-feira. Assim, Medina e Italo já voltam para o mar, para a disputa das quartas de final, às 19h36 e 20h12 (horários de Brasília), respectivamente. Silvana entra em ação às 22h36, também buscando vaga na semifinal.

Ciclismo: Henrique Avancini faz história

O brasileiro Henrique Avancini ficou na 13º colocação e garantiu a melhor colocação na história do país no ciclismo mountain bike. O britânico Thomas Pidcock fez corrida exemplar e conquistou a medalha de ouro. Outro brasileiro na prova, Luiz Henrique Cocuzzi concluiu na 27ª colocação.

Taekwondo: derrota pelo bronze

Milena Titoneli chegou à disputa do bronze, mas foi derrota pela marfinense Ruth Gbagbi por 12 a 8.

A brasileira iniciou com derrota para a croata Matea Jelic. Como Jelic se classificou à final, a brasileira conseguiu entrar na repescagem para tentar a luta pelo bronze na categoria até 67kg. Milena venceu a haitiana Lauren Lee, por 26 a 5, antes de chegar para o duelo com Gbagbi. A marfinense, que havia sido bronze nos Jogos do Rio-2016, conseguiu novamente o terceiro lugar, e Milena acabou em quinto.

Na madrugada, o brasileiro Ícaro Miguel também se despediu dos Jogos de Tóquio. Depois de perder para o italiano Simone Alessio, o lutador ainda tinha chance de retornar na repescagem, caso o rival se classificasse para a final, o que não ocorreu.

Natação: revezamento regride, Léo de Deus avança

Não ter subido no pódio do 4x100m livre não chegou a ser uma decepção para a equipe masculina do Brasil. Afinal, os tempos registrados neste e nos últimos anos já apontavam que o quarteto nacional não estava bem cotado para ficar entre os três primeiros. Ainda assim, o desempenho registrado na final da prova em Tóquio pode ser considerado um retrocesso. Não pelo oitavo lugar, mas pelo tempo tão abaixo do esperado.

No individual, Fernando Scheffer fez o oitavo tempo e está na final nos 200m livre.

A boa notícia foi a classificação de Léo de Deus às semifinais do 200m borboleta. O brasileiro fez o melhor tempo da carreira e o terceiro melhor da classificação geral: 1:54:83 min.

No fim do dia, nas provas do 1.500m nado livre feminino, modalidade que faz sua estreia em Jogos Olímpicos, as brasileiras Beatriz Dizotti e Viviane Jungblut fizeram tempos acima da marca de referência de 16 minutos e não conseguiram vaga na final.

Vôlei de praia: boa estreia

Ana Patricia e Rebecca superaram quenianas e estrearam com vitória em Tóquio. Com tranquilidade, bateram Makokha e Khadambi por 2 sets a 0 no vôlei de praia, e o Brasil fechou a primeira rodada com 100% de aproveitamento no feminino e no masculino.

Handebol: segundo revés

A seleção masculina perdeu sua segunda partida em Tóquio. O desafio da vez era a França, presente no pódio nas últimas três edições olímpicas O Brasil começou mal, se recuperou, mas não resistiu e foi derrotado por 34 a 29. Apesar das resultados, ainda há chance de classificação para as quartas de final. Nos dois grupos de seis do torneio, os quatro primeiros avançam.

Mais destaques

No badminton simples feminino, Fabiana Silva perdeu em sua estreia na fase de grupos. Ela foi derrotada nos dois sets pela ucraniana Maria Ulitina. No tritlo masculino, Manoel Messias ficou na 28ª colocação entre 49 participantes. O brasileiro terminou o percurso em 1h48m19, 3min7 atrás do norueguês Kristian Blummenfelt, que ficou com a medalha de ouro. Nos 73 kg, o judoca brasileiro Eduardo Barbosa perdeu na estreia para o francês Guillaume Chaine no golden score, após uma chave de braço que o obrigou a desistir do duelo.