games »

Jeff Bezos faz primeiro voo espacial da Blue Origins



Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou às 10h12 para sua 1a viagem espacial a bordo de uma nave construída por sua empresa – não a Amazon – mas a Blue Origin, que é voltada para o setor aeroespacial.

O voo durou cerca de 10 minutos e 22 segundos e Bezos estava acompanhado por mais três tripulantes, Mark Bezos (51 anos), seu irmão, sua ex-instrutora de voo Mary Wallace (82 anos) e Oliver Daemen (18 anos), que pagou pela passagem.

O foguete que os levou chama-se New Shepard e decolou de um deserto no oeste do Texas, nos Estados Unidos. Chegando ao espaço, eles puderam soltar o cinto de segurança e flutuar por alguns minutos.

Diferente das viagens para a Estação Espacial Internacional, que está em órbita a 408km de distância da Terra, a New Shepard fez uma viagem suborbital: alcançou mais de 100km, atravessando a fronteira do espaço chamada de linha de Kárman, um voo mais alto do que a viagem feita no dia 12 de julho pela Virgin Galactic, que levou Richard Branson para o espaço.

Durante o pré-show de lançamento, a Blue Origin havia mencionado estar preparada para eventuais problemas e que a nave contava com sistema de segurança para garantir a vida dos tripulantes em caso de acidente. O retorno deles se deu tranquilamente e os sistemas de pouso da nave funcionaram perfeitamente.

A empresa de Bezos, Blue Origin, marcou a entrada no serviço de turismo espacial com o lançamento na manhã desta terça-feira (20) e já está vendendo passagens para viagens espaciais. Eles disseram que os interessados devem entrar em contato com a companhia.

No evento após o voo, Jeff Bezos e os três tripulantes receberam o broche dedicado apenas a astronautas, uma tradição americana relacionada à exploração espacial. O evento também contou com a participação das filhas do astronauta Alan Shepard.

Quero agradecer aos engenheiros da Blue Origin, que fizeram um trabalho incrível em construir o mais confiável e divertido veículo, a cidade de Van Horn e a cada funcionário e cliente da Amazon. Vocês pagaram por isso aqui?, disse Bezos.

Minhas expectativas eram altas, mas foram dramaticamente superadas. A gravidade zero parecia algo natural. O momento de paz mais profundo da viagem foi olhar a Terra. Todo astronauta diz que isso muda a perspectiva quando você olha toda a beleza e fragilidade da Terra?, completou.

Os valores para as viagens ao espaço sideral pela Blue Origin ainda não foram divulgados, mesmo Oliver Daemen, que pagou pela passagem, não divulgou o valor. A empresa anunciou nesta manhã que deve fazer mais dois voos tripulados ainda neste ano, mas nem os preços ou as datas foram revelados.

Pela Virgin Galactic, é possível ir para o espaço pela bagatela de US$250 mil cada passagem.

Fonte: The Enemy


Comente