TÓQUIO ? Agora já são nove os casos positivos de Covid-19 entre funcionários do hotel  The Hamanako, em Hamamatsu, onde estão hospedados atletas do judô do Time Brasil. A informação é da prefeitura de Hamamatsu, confirmada pelo O GLOBO. Agora, o hotel é considerado um cluster de Covid-19. A gerência do The Hamanako disse, no entanto, que são oito casos até o momento e que se houver atualização sobre o tema, será feita de forma oficial.

Nesta terça-feira, o Comitê Olímpico do Brasil havia divulgado que cinco funcionários tiveram exame positivo, antes da chegada da delegação brasileira.

A entidade informou que manteria os atletas no hotel antes da confirmação de que agora são nove os casos positivos. Procurado pelo Globo, o COB afirmou que não tinha conhecimento deste novo número de infectados.

Segundo infirmações do COB da última terça-feira, o Brasil não tem intenção de mudar de local e continuará hospedado nas instalações, uma vez que os atletass estão isolados em dois andares do prédio (um de acomodações e outro de serviços).

Os funcionários infectados são das áreas de restaurante e de escritórios.

Segundo informações do hotel, oito funcionários refizeram os testes para confirmação dos casos positivos. O gerente geral Yoshinori Ito explicou que todos os funcionários “verificam a temperatura e o estado de saúde antes de entrar no trabalho, usam máscaras, desinfetam as mãos, etc.” Mas que tomariam “outras medidas sob as instruções e orientação do Centro de Saúde da Cidade de Hamamatsu.”

De acordo com o COB, a equipe do Brasil chegou ao hotel após a identificação e isolamento dos casos positivos. Ainda assim, restringiu o contato com funcionários e todos usam máscara N95 para entrar e sair do prédio. Segundo  O GLOBO apurou, os integrantes do Time Brasil sequer apertam o botão do elevador. Há um funcionário, com luva e máscara, apenas para esta função.

A Prefeitura de Hamamatsu se colocou à disposição do COB para fazer uma mudança de hotel em caso de necessidade.

A oraganização dos Jogos de Tóquio confirmou que são 20 os casos positivos para Covid-19 desde 1.º de julho ligados aos Jogos Olímpicos. O número total de casos desde o início da pandemia é de 68.

Pelo menos quatro atletas, dois de Uganda e um de Israel e da Sérvia, testaram positivo na chegada para o perído de treinamento pré-Tóquio em 2020.

Um nadador lituano que deveria competir nos Jogos teve resultado inconclusivo e não desembarcou em Tóquio.