TÓQUIO ? Seis judocas e nove sparrings do Time Brasil já passaram por situação sensível em relação à Covid-19, a dez dias da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Eles estão hospedados no Hotel Hamanako, em Hamamatsu, onde cinco funcionários testaram positivo para o novo coronavírus e foram isolados, assim como as pessoas próximas a eles. Segundo Ana Carolina Cortes, coordenadora médica do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os atletas brasileiros redobraram os cuidados higiênicos e não estão contaminados. Ela explicou que a delegação entrou no hotel após o caso ter sido reportado aos organizadores.

? Estão usando apenas máscaras N95, não circulam pelas áreas comuns e têm elevador privativo (há vários elevadores no hotel) ? disse Ana Carolina.

Desabafo:Tomei uma rasteira, um soco na cara’, diz técnico do maior velocista do Brasil, cortado das Olimpíadas de Tóquio

De acordo com o COB, a equipe do Brasil também restringiu o contato com funcionários do hotel. Os atletas frequentam apenas dois andares do prédio: o dos quartos e o de apoio, com sala de fisioterapia e atendimento médico, sala de trabalho e restaurante.

Segundo O GLOBO apurou, os integrantes do Time Brasil sequer apertam o botão do elevador. Há um funcionário, com luva e máscara, apenas para esta função.

Olimpíadas:Japão tenta se blindar para receber atletas e mídia

Todos os funcionários do hotel foram testados novamente e, segundo o COB, estão negativados.

? Nossos atletas se sentem seguros lá e por isso permanecem neste hotel. Mas temos um plano B, caso seja necessário. Estamos em contato com a Prefeitura (que é a responsável por gerir os casos positivos) e com o atendimento à equipe local. O ambiente está seguro e controlado nesse momento. Risco vai existir, mas não chegou perto da nossa equipe? completou Ana Carolina, que informou que atletas do tênis de mesa fizeram check in em outro hotel na cidade, nesta terça-feira, e que isso já estava previsto.

Vetada:Gabriel Medina dispara contra o COB por veto a Yasmin: ‘não estou sendo respeitado’

A coordenadora lembrou que os protocolos de saúde estão mais rígidos do que o divulgado anteriormente, no último livro de regras.

Os atletas fazem testes de saliva diários e os resultados ficam prontos no mesmo dia. Em caso positivo, ficarão 14 dias isolados e não mais dez. Contatos próximos (por 15 minutos a menos de 1 metro de distância) também terão este mesmo período de isolamento.

Nesta terça-feira, equipes da natação e handebol desembarcaram em Tóquio. Os nadadores gastaram seis horas com os procedimentos de entrada no país. Nesta quarta-feira, são aguardados mais 39 atletas (handebol feminino e vôlei feminino e masculino) e na quinta, desembarcarão mais 11 atletas (hipismo adestramento, taekwondo e judô).

O COB anunciou os números finais da delegação brasileira que disputará os Jogos de Tóquio. Serão 301 atletas e 18 substitutos, número diferente do divulgado anteriormente. De acordo com o COB, esses atletas substitutos só entram na conta caso disputem a competição (não são membros da delegação ainda). Handebol, futebol, tênis de mesa, atletismo e hipismo são os esportes que contam esses atletas alternativos em Tóquio.

? Esses Jogos têm uma condição especial por conta da pandemia. Por isso, criamos a figura do atleta substitutos. Podem ser acionados em caso de necessidade ? explicou Marco Antônio La Porta, vice-presidente do COB e chefe de missão.

Dos 301 atletas, de 35 modalidades, 161 são homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). No grupo há 31 medalhistas olimpicos, sendo 18 campeões e 174 estreantes.

Do total de atletas, 271 (90%) foram vacinados com a primeira dose do imunizante da Pfeizer e 226 (75%) já receberam as duas doses.

A Vila dos Atletas foi oficialmente aberta nesta terça-feira e João Victor Oliva, do hipismo, será o primeiro brasileiro a chegar no local, na próxima sexta-feira.