O título da matéria está mais do que claro. Precisamos falar mais sobre Saffe, o jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) da paiN Gaming que tem empolgado com grandes atuações e números invejáveis, os quais outros brasileiros jogando na atualidade não conseguem alcançar. Quando o assunto é a estatística mais completa de todas, o Rating 2.0, saffe é rei.
Saffe já possui seus 26 anos e não é considerado uma pessoa nova para os padrões dos esportes eletrônicos. Muitos podem até não saber, mas não é de hoje que ele joga o Counter-Strike competitivamente, já que fazia isso desde a época do 1.6. Ainda assim, ele é o verdadeiro representante da “pouca mídia e muita bala“.
Para o público mais atual, no entanto, seu nome começou a ser ventilado quando entrou para a paiN Gaming. E o mais engraçado dessa história é que ele só foi integrado na line-up por acaso, já que land1n era considerado titular absoluto, mas não pode ser incluído nos planos da paiN de jogar fora do país por ter problemas com visto de entrada nos Estados Unidos.
Saffe chegou por acaso, mas não por acaso tornou-se a principal estrela da paiN. Apesar da carreira no 1.6, ele só voltou a aparecer mais no CS:GO em 2019, quando passou a se dedicar como nunca ao game. A dedicação, por sua vez, rendeu os frutos que vemos sendo colhidos hoje.
Desde que entrou na paiN, saffe impressionou. A Gamers Club Masters V foi um dos seus primeiros compromissos pela equipe e foi lá que ele deu alguns shows, como contra Bravos com frags absurdos de 26/6 e 30/18. No mesmo dia jogou contra Isurus Gaming e voltou a brilhar com os scores de 29/16 e 27/15. Depois de esquentar, apenas aquela BOOM que vencia tudo e todos no país foi capaz de freá-lo.
Mesmo quando passou a disputar torneios no cenário norte-americano com a paiN, os resultados de saffe não diminuíram. Pelo contrário, em determinada sequência de jogos em dias e até semanas, era praticamente impossível vê-lo negativo em uma partida. Frag não significa tudo, mas os números de saffe não mentem sobre o show que ele vem dando.
Outro ponto que impressiona nos números de saffe é que ele não os conquistou fazendo jus ao seu nickname. Não é comum vê-lo jogar de forma segura o tempo inteiro, pelo contrário, ele é um daqueles snipers que gostam de kills de abertura, fazer jogadas e abrir espaço no mapa para seus companheiros. É justamente fazer esta parte agressiva tão bem que lhe rende tantos abates.
Como mencionado anteriormente, os números de Saffe não mentem. O principal é o seu Rating 2.0, que atualmente marca 1.27 e o coloca como top 1 brasileiro atuando fora do país. Esta é uma das estatísticas mais importantes pois é também a mais completa, já que contempla número de abates, participação em round, número de mortes, impacto nas rodadas, dano causado e mais, tanto de contra-terrorista quanto terrorista.
Seu KAST de 74.8, impact de 1.31 e K/D de 1.37 também impressionam. a verdade é que saffe impressiona em praticamente tudo.
Apesar dos números extraordinários, atuações extremamente seguras e uma sequência profundamente positiva e regular de partidas por parte de saffe, a paiN Gaming ainda não alcançou grandes patamares na cena mundial. Na América do Norte chegaram a ser a segunda melhor equipe, atrás apenas da quase imparável Extra Salt que vem dando um trabalho enorme aos times da região. Porém, após uma sequência de bons resultados e uma ascensão interessante no ranking da HLTV, o time deu uma pequena estagnada e deixou até mesmo o Top 30.
Este artigo só não termina afirmando que Saffe é o melhor jogador brasileiro em atividade porque, de fato, a paiN Gaming ainda precisa encarar desafios maiores. Seria injusto com Yuurih e KSCERATO, da FURIA, por exemplo, que estão enfrentando adversários poderosos na Europa e mesmo assim fazendo bonito também.
Pela comunidade, alguns fãs já montam na própria imaginação algumas escalações brasileiras dos sonhos e o incluem. Seja na paiN ou em qualquer outra organização, é bom ficarmos de olho em saffe e acompanhar o futuro do player que pode ser extremamente promissor.
Fonte: The Enemy