“Football is coming home”…

É difícil não achar que “o futebol está voltando para casa” quando tudo parece dar certo para a Inglaterra. Apesar da campanha irregular na fase de grupos, a empolgação é evidente após vencer um dos maiores desafios nesta Eurocopa: a Alemanha, a maior algoz do país em torneios oficiais. O triunfo por 2 a 0, com gols de Raheem Sterling e Harry Kane, garantiu a vaga nas quartas de final e também serviu para superar tabus e enterrar fantasmas que perseguiam a seleção inglesa.

Cada detalhe da classificação carrega um detalhe e uma história de superação. Principalmente Harry Kane, que marcou o seu primeiro gol em oito jogos por Eurocopas. Cotado para ser o artilheiro do torneio, estava sendo contestado pela seca. O tento veio em um momento decisivo.

? Incrível! Foi muita pressão para essa partida. Ganhar e olhar para essa plateia foi emocionante. Queremos repetir no sábado. Precisávamos dessa pressão. Criamos uma mentalidade entre a equipe para isso ? conclui Kane.

Chaveamento da Eurocopa a partir das quartas de final Foto: Editoria de Arte
Chaveamento da Eurocopa a partir das quartas de final Foto: Editoria de Arte

 

Já Sterling, que também balançou as redes, merece mais atenção. Não foi uma partida brilhante da Inglaterra. Longe disso. Aliás, se não fosse o placar, o técnico Gareth Southgate seria alvo de muitas críticas. Porém, os 41.973 torcedores presentes em Wembley escolheram Sterling para ser vaiado. Ontem, de forma injusta. O atacante do Manchester City não fez um jogo brilhante, mas foi o mais lúcido e ativo em meio às atuações ruins da Inglaterra. Gol merecido para dar confiança e diminuir as reclamações.

Jordan Pickford, outro contestado, se tornou o primeiro goleiro a não sofrer gol em seus quatro primeiros jogos de Eurocopa. Southgate, treinador da Inglaterra, perdeu um pênalti decisivo que culminou na eliminação da seleção inglesa contra a Alemanha, na Eurocopa de 1996. Ontem, eliminou o algoz.

? Com a experiência que a Alemanha tem, eles poderiam ter ditado o ritmo, sabem fazer essas coisas. Tivemos que ter paciência. Nós sempre vamos ter paixão, coração, mas hoje tivemos que jogar com o cérebro ? afirmou Gareth Southgate.

Acima da individualidade, a atmosfera em Wembley após o apito final foi de quem enterrou um trauma. Pênaltis na Copa de 1990, pênaltis na Eurocopa de 1996, a bola que entrou e não foi dado gol de Frank Lampard no Mundial de 2010… Todos diante da Alemanha. A apoteose vem da história: os fantasmas foram superados.

Os alemães também não perdiam para os ingleses em Wembley há sete jogos ? foram cinco vitórias alemãs e dois empates. O último triunfo aconteceu em um amistoso em 1975, e em jogos oficiais apenas na Copa do Mundo de 1966. Agora, a vitória foi inglesa.

Foi o último jogo de Joachim Löw como técnico da seleção da Alemanha. No cargo desde 2006, ele foi campeão da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2017, e será substituído por Hansi Flick, ex-treinador do Bayern de Munique.

O adversário da Inglaterra será a Ucrânia, que venceu a Suécia com gol no fim da prorrogação. A equipe do técnico Andriy Shevchenko chega pela primeira vez nas quartas da Eurocopa com gol de Dovbyk aos 120.

Os suecos se despedem e lamentam as duas bolas na trave de Forsberg no tempo normal e a expulsão de Danielsson no início do tempo adicional.