Depois de vencer a França em um semifinal quase impecável, neste domingo, 27, o Brasil se tornou, pela primeira vez, campeão da Liga das Nações 2021, sobre a Polônia, por 3 sets a 1, em um jogo tecnicamente exemplar, com destaque individual para Wallace, que brilhou, carimbando definitivamente o passaporte rumo a Tóquio. 

Entrevista exclusiva:‘Estou sendo muito prejudicado e injustiçado’, diz Medina

As duas melhores seleções do mundo no ranking mundial se apresentaram em alto nível nesta final. No primeiro set, a Polônia saiu à frente, com menos erros e protagonismo Kurek e Kubiak. No saque, Leon faz a diferença e rodada fechou em 25 a 22 para os poloneses.  

Em seguida, Brasil começou com saques e bloqueios evoluídos, e Wallace já brilhando e, consequentemente, minando a confiança dos europeus. Leon, muito bem marcado, é impedido de dar o seu melhor. A seleção brasileira perdeu alguns contra-ataques e Kurek volta a pontuar pela Polônia. Em uma sequência que começa com saque de Lucarelli, o Brasil bloqueia, Bruninho defende e a Seleção fechou o segundo set vitoriosa, com 25 a 23. 

Leia também:Comunidade LGBTQIAP+ ganha visibilidade dentro dos clubes, mas cobra mudanças dentro da estrutura do futebol

Kurek começou o terceiro set pontuando e Brasil perdeu alguns contra-ataques; a partir daí, as seleções passaram a alternar erros de saques. Uma defesa de Leon feita com o pé chamou atenção e Brasil perdeu a oportunidade de pontuar. Porém, mais à frente, Polônia se perdeu e os brasileiros arrematam a rodada por 25 a 16.   

Brasil começou o set seguinte pontuando no bloqueio de Maurício Souza. Ao longo da partida, cresceu o volume de jogo da seleção brasileira, que impediu o desenvolvimento dos rivais. Polônia brigou pelo quinto set; o Brasil, pelo título. O jogo se manteve equilibrado até um bloqueio simples de Wallace em Leon. 

Leia também:Botafogo anuncia a criação da primeira torcida LGBTQIA+ do clube 

O rendimento dos europeus caiu ao longo do set, que se destacou por Kurek. O Brasil fechou o jogo com ponto de contra-ataque de Wallace, por 25 a 14. 

Outro destaque marcou a competição. Em uma decisão inédita, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) escolheu dois nomes para o prêmio de MVP: Wallace e Kurek.