Assim como na Copa do Mundo de 2018, o GLOBO vem divulgando, a cada rodada, uma seleção com os melhores jogadores da Eurocopa. O esquema escolhido é com base nos destaques.

Confira a seleção da primeira rodada

Confira a seleção da segunda rodada

A primeira fase da Euro terminou, e os confrontos de oitavas de final já estão definidos. Foram poucas as surpresas até aqui, e os nomes escolhidos para a seleção da fase de grupos refletem esse cenário de domínio das gigantes.

Com três eleitos, a Holanda é a principal contemplada na seleção do GLOBO, escalada na formação 4-3-3. Destaques coletivos, Bélgica e Itália emplacam dois representantes cada na equipe. Confira a equipe e, no fim, a seleção da terceira rodada:

Goleiro

Robin Olsen (Suécia/Roma)

Em uma Euro sem um forte destaque individual debaixo das traves até o momento, o arqueiro da Roma brilha na constância. Sua segurança rendeu a classificação aos suecos, e suas redes só foram balançadas na rodada final, ambas por Robert Lewandowski.

 

Lateral-direito

Dumfries (Holanda/PSV)

Melhor em duas das três partidas holandesas na primeira fase, tornou-se uma confiável força ofensiva para a equipe de Frank de Boer. Estrela emergente do futebol doméstico e alvo de gigantes, termina a fase de grupos com dois gols marcados.

Dumfries, lateral-direito da Holanda Foto: PIROSCHKA VAN DE WOUW / Pool via REUTERS
Dumfries, lateral-direito da Holanda Foto: PIROSCHKA VAN DE WOUW / Pool via REUTERS

 

Lateral-esquerdo

Spinazzola (Itália/Roma)

Melhor em campo na estreia italiana, sua Euro faz jus à procura intensa pelos seus serviços no mercado europeu. O lateral de 28 anos se destaca pela velocidade e o dinamismo comum à magnética equipe italiana, e sua linha de defesa segue sem sofrer gols.

 

Zagueiros

De Ligt (Holanda/Juventus)

A Holanda é mais uma das já numerosas seleções que utilizam esquemas com três zagueiros, e o jovem De Ligt tem sido peça-chave para o funcionamento do esquema desde que estreou, na segunda rodada. seguro e dono de boa saída de bola, é quem faz a engrenagem da Laranja Mecânica começar a funcionar.

John Stones (Inglaterra/Manchester City)

Sem o líder da defesa Harry Maguire em dois dos três jogos da primeira fase, coube a Stones, mais experiente e afastado das críticas do início da carreira, segurar as pontas em uma Inglaterra que ainda não foi vazada nessa Euro.

 

Meias

Locatelli (Itália/Sassuolo)

Os dois gols sobre a Itália apresentaram à Europa o talento de Locatelli. O meia, que deixou o Milan sem muito sucesso para brilhar no Sassuolo, é cobiçado na Europa pela capacidade de atuar bem nas duas pontas do meio-campo, que mostrou na competição. Peça importantíssima para Mancini.

Locatelli, meia da Itália Foto: MIKE HEWITT / Pool via REUTERS
Locatelli, meia da Itália Foto: MIKE HEWITT / Pool via REUTERS

 

De Bruyne (Bélgica/Manchester City)

Melhor jogador da Premier League e um dos principais jogadores do mundo, faz ótima parceria com Lukaku desde a segunda rodada, quando voltou a jogar após lesões na face. Foi o melhor em campo contra a Finlândia e será um dos principais problemas de Portugal nas oitavas.

Wijnaldum (Holanda/PSG)

O meia mostrou por que, aos 30 anos, foi disputado a tapas por Barcelona e PSG. Melhor da partida contra a Macedônia e um dos vice-artilheiros da Eurocopa, com três gols, é ótimo finalizador e um dos principais meias construtores de jogo do futebol europeu.

 

Atacantes

Cristiano Ronaldo (Portugal/Juventus)

O gajo dispensa qualquer apresentação. Aos 36 anos, é artilheiro da Eurocopa com cinco gols, marcou em todas as partidas de Portugal e fez os dois gols no empate contra a França, na última rodada, que garantiu o lugar dos atuais campeões nas oitavas.

Cristiano Ronaldo, atacante de Portugal Foto: BERNADETT SZABO / AFP
Cristiano Ronaldo, atacante de Portugal Foto: BERNADETT SZABO / AFP

 

Schick (República Tcheca/Bayer Leverkusen)

A Eurocopa é a competição da carreira do jovem tcheco até aqui. Fez o gol mais bonito da primeira fase na primeira rodada, contra a Escócia, é vice-artilheiro da competição e a principal força individual do ataque de sua equipe, que chegou a liderar o grupo D. Tentará supreender a Holanda nas oitavas.

Lukaku (Bélgica/Inter de Milão)

Uma força ofensiva como poucas nessa Euro. Forte, rápido e letal, foi o melhor do jogo nas duas primeiras partidas dos belgas e é vice-artilheiro da competição, com três gols marcados até aqui.

 

Seleção da terceira rodada da Eurocopa

Bushchan (Ucrânia), Shaw (Inglaterra), Hummels (Alemanha), Maguire (Inglaterra) e Zuber (Suíça); Modric (Croácia), Shaqiri (Suíça), Wijnaldum (Holanda) e Forsberg (Suécia); Depay (Holanda) e Lewandowski (Polônia).