São duas trajetórias bem difentes que podem culminar na convocação de Felipe Anderson e Vinícius Júnior para a seleção brasileira, nesta quinta-feira. O técnico Tite fará às 11h, na sede da CBF, o anúncio dos 23 jogadores que disputarão os amistosos contra Panamá e República Tcheca, em março, os últimos antes da lista definitiva para a Copa América. Em comum entre eles, o destaque nas duas principais ligas nacionais do mundo.
Felipe Anderson, aos 25 anos, levou tempo até voltar a ser cotado para a seleção ? ele já jogou pelo Brasil, mas antes de Tite assumir a equipe. O hiato de dois anos e meio, desde a Rio-2016, pode acabar depois de muito esforço, com a elogiável temporada de estreia no Campeonato Inglês. O jogador é o brasileiro que mais acumula tempo em campo na competição ? são 2.377 minutos, 94,3% do total do West Ham no torneio. A evolução em termos táticos é visível e cai como uma luva para as demandas de Tite ? apesar da vocação ofensiva, ele é o brasileiro com mais desarmes na liga: 66 até agora.
No roteiro de observações da comissão técnica, constou a partida entre West Ham e Fulham, no último sábado. O time do brasileiro venceu por 3 a 1, e ele jogou até os 31 minutos do segundo tempo. Ontem, foram mais 77 minutos em campo na derrota para o Manchester City, em Manchester.
em ascensão
Felipe Anderson tem atuado na Inglaterra como ponta esquerda, mesma posição ocupada por Vinícius Júnior no Real Madrid. A diferença entre os dois é que o garoto de 18 anos vive ascensão meteórica no Campeonato Espanhol. Seus números pelo time merengue depõem a seu favor, e a ausência de Neymar dos amistosos, por estar lesionado, deve dar ao jogador revelado pelo Flamengo a chance de acumular minutos em campo já na primeira convocação, algo raro para outros estreantes.
Vinícius Júnior foi um dos principais alvos do preparador físico Fábio Mahseredjian e do auxiliar Matheus Bachi no giro pela Europa. O atacante foi observado no treino do Real Madrid e na partida contra o Girona. Nela, quem apareceu mais foi outro brasileiro ? Douglas, ex-Vasco, teve participação nos dois gols marcados na vitória sobre o Real por 2 a 1. Citado no passado por Tite, tem chances remotas de ser lembrado hoje.
O Brasil jogará em 23 e 26 de março, contra Panamá e República Tcheca, respectivamente. O primeiro amistoso acontecerá no Porto, em Portugal, no Estádio do Dragão. Já a segunda partida será na casa do adversário ? na Eden Arena, em Praga. A convocação para a Copa América ainda não tem data definida pela CBF. O Brasil estreia na competição contra a Bolívia, dia 18 de junho, em São Paulo.
Fonte: O Globo