games »

CS:GO: Danilo Avelar, jogador de futebol do Corinthians, é acusado de racismo



Danilo Avelar, jogador de futebol do Corinthians, foi acusado de racismo no fim da noite da última terça-feira (22). O suposto caso aconteceu durante uma partida de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e foi exposto nas redes sociais.

A denúncia partiu de “obd“, que colocou no Twitter um print de um chat de CS:GO em que um jogador com o nick D.A35 xinga outra pessoa de “fih de rapariga preta“. De acordo com o denunciante, o caso aconteceu na plataforma Coliseum.

Em poucas horas o tuíte tomou uma grande proporção e teve diversos retuítes marcando o perfil do jogador e do Corinthians.

Quando nossa reportagem verificou o caso pela primeira vez, ainda no início de tudo, o nickname D.A35 batia com o de Danilo em seu perfil oficial na Steam – o que inicialmente não quer dizer nada e trata-se apenas de uma constatação. Quando o número de curtidas e retuítes começou a crescer, notamos que o link da conta da Steam do jogador de futebol havia sumido.

Em uma rápida pesquisa pela Gamers Club, identificamos que, por algum motivo, Danilo Avelar fez diversas mudanças na conta, começando pelo link. Além disso, a foto de perfil foi trocada para uma árvore e o nickname para “Troll“.

Danilo Avelar não é somente fã assumido de esportes eletrônicos e CS:GO. Ele possui envolvimento direto no mercado como sócio da organização Bears e-Sports.

Até o momento, apesar das diversas marcações, o camisa 35 do alvi negro paulista não se pronunciou no Twitter, assim como a Coliseum. Também tentamos contato por outros meios, mas ainda não obtivemos nenhuma resposta.

Em menos de uma de semana, esta é a terceira denúncia seguida de ataques partindo de uma pessoa midiática contra uma minoria. O primeiro foi o de Hastad do VALORANT, também envolvendo a questão racial, enquanto o segundo foi o de Buxexa do Free Fire, ex-Fluxo, que proferiu comentários transfóbicos durante uma transmissão ao vivo.

Assim que houverem mais informações e pronunciamentos oficiais de algumas das partes, esta matéria será atualizada.

1ª atualização: Danilo Avelar seguiu o jogador de CS:GO que fez a denúncia no Twitter e o fato foi reforçado por uma grande página de notícias ligada ao Corinthians. Nela, Danilo falou pela primeira vez sobre o caso e disse estar “buscando informações”.

2ª atualização: Após contato com a Coliseum, foi informado ao The Enemy de que Danilo Avelar e o outro jogador com quem ele discutia estão banidos da plataforma, até que haja uma apuração maior dos fatos junto aos envolvidos. Também nos foi dito que, ainda hoje, na parte do horário comercial matinal, a empresa emitirá uma nota dando maiores detalhes sobre o caso.

Fonte: The Enemy


Comente