Ainda que só por 13 minutos, o Fluminense experimentou a sensação de vencer o Fortaleza fora de casa. Naquele momento, o resultado o colocava na segunda colocação do Brasileiro. Ainda assim, não dá para dizer que o 1 a 1 foi frustrante. Não para um grupo que vem se destacando pelo pragmatismo. Pensa a longo prazo e, justamente por isso, sabe que o ponto fora de casa contra o time que liderava até o começo da rodada vai ser útil mais à frente.

? Pontuar fora de casa é sempre muito bom ? celebrou o atacante Caio Paulista, autor do gol dos cariocas. ? Vamos seguir trabalhando para pontuar fora e dentro de casa.

Técnico sensação:Quase médico, Vojvoda é o nome do bom começo de Brasileiro do Fortaleza

Até agora, o Fluminense pontuou em todos os jogos do Brasileiro. Soma nove em cinco rodadas, o que o mantém próximo do topo. É o sexto colocado, a apenas três do líder Athletico. Na próxima quarta, vai tentar manter esta meta diante do Atlético-GO, em Goiânia.

Não foi uma atuação de encher os olhos, como não foram muitas sob o comando de Roger Machado. Mas não se pode negar que era um time estável e que sabia o que precisava ser feito ? ainda que nem sempre tenha dado certo.

Neste domingo, a construção praticamente não existiu na primeira etapa. O time sentiu a ausência de Yago, suspenso. Mas também esbarrou na marcação do Fortaleza, que anulou Nenê e Gabriel Teixeira e isolou Fred.

Memória resgatada:Museu do futebol comemora 100 anos do ex-goleiro Barbosa e debate racismo

Defensivamente, a equipe fechou bem suas linhas e praticamente abriu mão de marcar a saída de bola do rival. A postura deu muita liberdade para Ederson fazer a ligação com David e Robson. Menos mal que o time de Vojvoda pecou muito no posicionamento dos atacantes, muitas vezes impedidos.

Roger adiantou um pouco mais seus homens na volta do intervalo. Principalmente Martinelli. Mais perigosa, a equipe achou o gol aos 10. Nino desviou escanteio cobrado por Nenê. A bola sobrou para Caio Paulista concluir.

O Fortaleza se viu obrigado a acelerar o ritmo. Passou a explorar mais o lado esquerdo do Fluminense e, em bela trama, furou a retranca. Aos 23, a movimentação de Romarinho abriu espaço na linha defensiva. Tinga aproveitou e deu belo passe para Pikachu, que cruzou para Robson empatar.

Na reta final, o Fortaleza pareceu mais interessado na vitoria do que o Fluminense. Mas o empate acabou sendo mais justo.