games »

VAL: Hastad é banido da Twitch, deixa Slick e perde patrocínios após ato racista



As cobranças da comunidade surtiram efeito e Hastad sofreu diversas sanções após comentário racista feito durante uma transmissão. Entre elas, o streamer foi impedido de fazer lives na Twitch, deixou a organização que fazia parte e também perdeu patrocínios.

O vídeo em questão que gerou toda a polêmica é datado de três meses atrás. O caso só ganhou notoriedade nesta semana após um tuíte, que veio seguido de cobranças de diversas pessoas da comunidade. Nele Hastad aparece xingando um companheiro com a palavra “pre?” e segura. Mais tarde ele admitiu no Twitter que realmente falaria preto e se desculpou com os seguidores.

A repercussão tomou o cenário de uma maneira avassaladora, mostrando que os fãs não aceitam mais este tipo de atitude. Principalmente vinda de uma pessoa que detém um grande público e o poder de influenciar outras pessoas.

Depois do barulho da comunidade, a primeira sanção envolvendo Hastad foi a suspensão da Slick das próximas edições da Copa Rakin, “até segunda ordem”. O comunicado foi feito pelo próprio Rakin, em seu Twitter.

Em seguida, alguns patrocinadores de Hastad também começaram a se pronunciar sobre o caso e emitiram comunicados cancelando o vínculo entre o streamer e a empresa. Dois exemplos disso foram a ExitLag e também a Redragon.

Ambas as empresas afirmaram que não apoiam comportamentos e atitudes que geram preconceito. Além disso, apesar de não ter Hastad mais como um parceiro, a Redragon ofereceu ao ex-jogador “acompanhamento profissional completo com especialistas da saúde com foco em questões sociais para ajudar a desconstruir comportamentos do tipo, para que ele possa evoluir como pessoa e profissional”.

Não só o vínculo de Hastad com patrocinadores, mas com a Slick chegou ao fim – ao menos temporariamente. De acordo com nota da organização, “Por envolvimento dessa situação inadequada, optamos pela suspensão de Hastad de todo e qualquer envolvimento com a organização por prazo indeterminado”.

Por a princípio não se tratar de algo definitivo, a Slick teve uma atitude semelhante a Redragon e também disponibilizou ajuda profissional para o argentino, “visando o auxílio na desconstrução desse tipo de comportamento”.

O caso não parou por aí e a Twitch também mostrou estar em desacordo com a atitude de Hastad. Esta, no entanto, não se posicionou em texto como as demais empresas citadas na matéria. Como prática padrão, eles apenas baniram o canal do streamer e não deram maiores detalhes sobre o ocorrido, nem mesmo até quando o banimento durará.

Após tudo isso, os fãs de VALORANT também estão no aguardo de um parecer da Riot Games. Não só pelo fato de Hastad ter envolvimento com o jogo, mas por toda a polêmica ter se iniciado em uma partida do FPS da publisher.

Em nota enviada ao jornalista Roque Marques, a Riot repudiou o comportamento de Hastad e completou com o seguinte:

“Em relação ao caso citado, a empresa definirá medidas disciplinares aplicáveis com base em seu Termo de Serviços e nas políticas internas vigentes para seus parceiros de conteúdo.”

Apesar do que foi dito, ainda não se tem notícias sobre alguma penalidade aplicada pela Riot. No Twitter no entanto, já há comentários de Hastad se desculpando pelo acontecido.

Fonte: The Enemy


Comente