Autor de dois gols na vitória de Portugal por 3 a 0 sobre a Hungria, na estreia na Eurocopa, e personagem de um dos episódios mais simbólicos da competição fora de campo ? a recusa ao refrigerante patrocinador na entrevista coletiva ?, Cristiano Ronaldo já quebrou uma série de recordes na competição. Entre a artilharia histórica, o número de participações e de vitórias, ele chama ainda atenção pela longevidade. Aos 36 anos, o português chegou a um patamar que pouquíssimas estrelas da história do esporte se aproximam.

Neste sábado, o gajo volta a campo com Portugal para mais um desafio: a Alemanha, às 13h (de Brasília, SporTV transmite) pela segunda rodada do Grupo F.

Eurocopa, dia 8: França, Portugal, Alemanha e Espanha entram em campo em desfile das gigantes

Muitos contemporâneos de CR7 deram adeus aos gramados antes mesmo de chegar à atual idade de Ronaldo. Zinedine Zidane, por exemplo, se aposentou em 2006, aos 33 anos. O xará Ronaldo pendurou as chuteiras aos 34. Companheiro de Cristiano na campanha do vice-campeonato na Eurocopa de 2004, Figo deixou o futebol exatamente aos 36.

Compare números de Ronaldo aos de outros craques Foto: Editoria de Arte
Compare números de Ronaldo aos de outros craques Foto: Editoria de Arte

Mais do que a longevidade, os números impressionam. Lendas do futebol como Pelé, Di Stéfano e Johan Cruyff, entre outros, não conseguiram chegar a essa idade com estatísticas tão expressivas em campo, e boa parte já estava nos últimos anos da carreira. O húngaro Puskás alcançou números incríveis no Real Madrid, mas em uma época de um futebol mais ofensivo, com mais gols ? a Liga dos Campeões de 1962/63, por exemplo, teve média de quase quatro gols por jogo.

Copa América:Argentina faz gol cedo, controla Uruguai e vence a primeira

Cristiano pode não estar no seu auge, mas segue fazendo a diferença como só um craque do seu quilate é capaz. Cabe ressaltar, porém, que o português se beneficia de todas as revoluções tecnológicas, táticas e científicas pelas quais passou o esporte desde a metade do século XX, quando algumas daquelas estrelas fizeram suas carreiras.

 

? É muito difícil colocar duas eras tão distantes nessa perspectiva. Até mesmo a comparação objetiva, de número de gols, fica distorcida por conta da evolução do jogo. Mas acredito que Cristiano Ronaldo esteja acima por todos os títulos que conquistou e números alcançados, além da longevidade como atleta de altíssimo rendimento. Cristiano Ronaldo elevou o nível de preparação física e ainda parece ter 29 anos, por mais que percorra menos quilômetros em campo ? opina o jornalista Victor Canedo.

Romário na briga

O único atleta contemporâneo renomado mundialmente que supera os números do astro da Juventus aos 36 anos é Romário. Enquanto o Baixinho tinha 0,82 gols de média por partida quando tinha essa idade, o atacante português tem 0,79. Porém, é preciso adicionar contexto: enquanto o brasileiro retornou para casa e disputou campeonatos de nível técnico inferior, o português segue atuando nas grandes ligas mundiais.

? Quando veio para o Brasil, o Romário veio jogar num futebol que comparativamente ao futebol à época praticado na Europa não estava em primeiro plano. Mas o Romário não tinha mais interesse em ficar na Europa. Já tinha construído um nome lá, tinha sido campeão mundial, e resolveu vir jogar no Brasil ? afirma o jornalista PC Vasconcellos.

? O Cristiano só vai voltar para Portugal e de repente encerrar a carreira no Sporting, onde ele começou, quando sentir que vai se aposentar ? completa.

Cristiano marcou duas vezes sobre a Hungria Foto: BERNADETT SZABO / Pool via REUTERS
Cristiano marcou duas vezes sobre a Hungria Foto: BERNADETT SZABO / Pool via REUTERS

 

Na atualidade, o grande rival de Cristiano Ronaldo é, claro, Lionel Messi. Aos 33 anos, o argentino também não dá sinais de que vai desacelerar o ritmo. Nesta temporada, já passou dos 40 gols. Resta saber se Messi, que ainda não se decidiu onde vai atuar a partir de julho,o vai manter o alto nível por mais três anos.

Gustavo Poli:O Instagram ambulante

? Outros jogadores, como Lewandowski e Benzema, por melhores que sejam, serão grandes coadjuvantes desta geração por estarmos falando de dois extraterrestres ? diz Canedo.

Assim como o camisa 7 de Portugal se beneficiou das evoluções do futebol dentro e fora de campo, uma nova geração surge com números que impressionam cada vez mais cedo na carreira. O norueguês Haaland, que estourou no futebol europeu aos 19 anos, e o francês Mbappé, que na mesma idade conquistava a Copa do Mundo, já foram apontados como possíveis substitutos de Messi e Cristiano. A pouca idade parece um fator relevante para garantir a longevidade próxima a dos craques “trintões?. Mas Vasconcellos vê, ao menos por enquanto, um fator que diferencia o português da nova leva de fenômenos:

? A questão mais importante é de temperamento. O Cristiano desenvolveu ambição, e isso independe de época. O Mbappé é um fenômeno, campeão do mundo com 19 anos, pode vir a ser campeão da Euro e até campeão da Copa novamente. Mas não me parece que o Mbappé tenha o mesmo nível de ambição e se proponha aos mesmos desafios aos quais se propõe o Cristiano.

Elogios de Joachim Löw

Antes de enfrentar Cristiano Ronaldo na Eurocopa, o técnico da Alemanha, Joachim Löw, fez questão de exaltar o astro português pelo o que ele faz em campo.

Eurocopa:Eriksen recebe alta após uma cirurgia e seis dias no hospital

? Ronaldo faz muito mais do que livrar-se das garrafas de refrigerante. Tem outras qualidades. Joga maravilhosamente pela esquerda e direita. É forte no jogo aéreo, faz gols maravilhoso. Sabemos como é a movimentação dele. Mas precisamos estar atentos ao time todo ? declarou o treinador.

Os portugueses lideram a chave, com três pontos, mesma pontuação da França, que encara a Hungria em Budapeste, às 10h, também com transmissão do SporTV.