É verdade que um abismo técnico separa os times do Flamengo e do Coritiba. Até por isso, a facilidade com que os rubro-negros venceram o adversário por 2 a 0 e confirmaram sua presença nas oitavas da Copa do Brasil não gerou nenhuma comemoração fora do normal na torcida. Mas, ainda assim, trata-se de um triunfo importante.

Seleção:Neymar e Gabigol treinam como titulares antes de jogo com Peru

Mais uma vez o Flamengo atuou sem algumas de suas peças mais decisivas. E assim continuará pelas próximas semanas, já que o quarteto Gabigol, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Isla está servindo suas respectivas seleções na Copa América. Por isso mesmo, mais do que o resultado positivo é a a boa atuação que deve empolgar os torcedores.

Não se pode ignorar que a maioria dos adversários nestes últimos jogos possui nível técnico muito inferior em relação ao do time rubro-negro. Desde a volta após o período de dez dias sem entrar em campo, o Flamengo enfrentou o Coritiba duas vezes, pela Copa do Brasil, e o América-MG, pelo Brasileiro. Mas, mesmo desfalcada, se a equipe tivesse jogado mal em algum destes compromissos teria sido questionada.

Silêncio:Em reunião sobre liga, clubes não questionam CBF sobre assédio de Caboclo e compra de avião

O duelo desta quarta, em especial, pode ser considerado o mais fácil de todos. Os números mostram isso. O Flamengo teve 76% de posse e finalizou 20 vezes. O Coritiba, por sua vez, só conseguiu duas finalizações. Esta superioridade foi obtida por um time que manteve ritmo intenso de troca de passes, movimentou-se bem para encontrar espaços e marcou o adversário na saída de bola.

Individualmente, destaque para Vitinho, que segue fazendo sua melhor temporada pelo Flamengo, Bruno Henrique e Matheuzinho. Este sai na frente de Rodinei na briga pelo posto de substituto de Isla. Próximo do adeus, Gerson abandonou a discrição dos últimos jogos e comandou o meio-campo. Michael, que muitas vezes não aproveitou as chances dadas a ele este ano, desta vez deu trabalho à zaga rival. A maioria das jogadas de ataque foram pela esquerda, ocupada por ele.

De negativo, apenas o excesso de chances desperdiçadas. Pela facilidade com que chegou à área do Coritiba, os gols de Vitinho, aos 26 do primeiro tempo; e de Bruno Henrique, aos 20 da etapa final, foram pouco.

Em compensação, a defesa só tem o que celebrar. Já são cinco jogos sem ser vazada. Uma marca que não era alcançada desde 2018.

O rival das oitavas será conhecido no sorteio do próximo dia 22. Os duelos estão marcados para o final de julho e início de agosto. No sábado, o adversário será mais difícil: o Bragantino, no Maracanã, pelo Brasileiro.