A máxima de que a Euro é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina pode ser até exagerada, dadas as zebras que volta e meia passeiam pelos mundiais, mas não é de todo enganosa. Por isso, o torneio que começou nesta sexta-feira se oferece como um bom termômetro para aferir o verdadeiro potencial desta reformada seleção italiana, que acumula três anos de invencibilidade.

60 anos:Como a competição reflete a história do continente em seis décadas

A marca foi ampliada ? agora são 28 jogos sem perder? com a vitória por 3 a 0 sobre a Turquia, mas ainda não é possível dizer que os italianos foram de fato testados. Em Roma, uma das onze sedes desse torneio especial em comemoração aos 60 anos da Euro, o público de quase 13 mil pessoas assistiu a um jogo de ataque contra defesa.

Desde o princípio, a Itália dominou amplamente as ações, com articulações recorrentes entre os laterais Florenzi e Spinazzola e os atacantes pelos lados Berardi e Insigne. Tinha dificuldade, porém, para romper com a barreira que a Turquia construía dentro da área. Aos poucos, essa solidez foi se desfazendo, e os italianos se viram confortáveis para ocupar o ataque com desenvoltura.

Leia mais:Com Mbappé e Kanté favoritos, Eurocopa vira ‘sprint’ final pelo prêmio de melhor jogador do mundo

Todos os gols saíram depois do intervalo. O primeiro deles, contra, foi uma cortesia de Demiral. O segundo veio em conclusão no rebote de Immobile. Já o terceiro,  o mais especial, foi construído após uma rápida troca de passes que terminou em batida colocada de Insigne.

Além da atuação apagadíssima da Turquia, merece nota negativa o desempenho da arbitragem. Ainda no primeiro tempo, o juiz se valeu da recente mudança na orientação sobre mão na bola, segundo a qual deve ser considerado o movimento natural do corpo, para ignorar uma penalidade a favor dos italianos. Depois do intervalo, houve uma bizarra indicação de impedimento em cobrança de escanteio.

Os turcos poderiam ter saído de campo com uma derrota mais acachapante, diante da incapacidade de articular contra-ataques e da fragilidade na marcação. Mas a Itália soube muito bem aproveitar essas brechas para reforçar a virtuosidade técnica do seu elenco e as esperanças de um futuro condizente com a grandeza da seleção.