Depois de divulgar o ranking dos clubes do 30º ao 11º lugar, chegou a hora de saber quem são os melhores times campeões do Campeonato Brasileiro desde 1971, quando o nacional passou a ser disputado com este nome ? ou seja, há exatos 50 anos. Como previsto, não foi fácil montar o ranking. Nos votos de mais de 60 jornalistas convidados pelo GLOBO e “Extra”, o Flamengo de 2019 e o Cruzeiro de 2003 ocuparam as duas primeiras colocações por uma pequena diferença. Assim como o Internacional de 1979 e o Flamengo de 1980, que batalharam voto a voto para ocupar os lugares seguintes.
Do 10º do 1º colocado, oito clubes se destacam por terem sido campeões ainda no mata-mata. Porém, os dois líderes conquistaram as suas posições (e títulos) nos pontos corridos. Neste top-10, o Flamengo lidera com três representantes, seguido de Palmeiras e Internacional, com dois.
As regras deste top-30 são simples: cada jornalista convidado (veja a lista abaixo) votou do 1º ao 15º, com cada colocação valendo pontos proporcionais (o 1º recebia 15 pontos; o 2º, 14; assim sucessivamente até o 15º, que ganhava apenas um). Também só foram válidas as equipes campeãs a partir de 1971. Nesta quinta-feira, já no clima de mais uma competição emocionante, revelamos os eleitos os 10 primeiros.
1º. Flamengo (2019)
O Flamengo que entrou para a história. Liderado por Jorge Jesus, o rubro-negro teve uma campanha sólida e incontestável . O campeonato foi marcado por uma quebra massiva de recordes, na era de pontos corridos com 20 times. Teve a melhor campanha e a melhor pontuação, o melhor ataque e melhor saldo de gols, maior invencibilidade e melhor turno. Vale ressaltar que Jorge Jesus foi o primeiro técnico estrangeiro campeão na era dos pontos corridos. Com o trio Arrascaeta (13 gols e líder em assistências no campeonato com 14), Bruno Henrique (vice artilheiro com 21 gols e craque do campeonato) e Gabigol (artilheiro do campeonato com 25 gols) formaram o ataque mais positivo da competição.
A campanha do Flamengo: 38 jogos, 28 vitórias, 6 empates e 4 derrotas.
Leia também:Os 30 maiores ídolos da história do Flamengo
2º. Cruzeiro (2003)
Na primeira edição do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, a equipe celeste ficou marcada na história da competição pelos números que até hoje não foram alcançados por nenhum clube. O time foi o primeiro e único time a conquistar 100 pontos no Brasileirão (o campeonato tinha 24 clubes e não 20 como hoje), e por ter sido o recorde de gols (102) ? sendo superado pelo Santos (103) em 2004. O time que teve Alex como artilheiro da equipe com 23 gols.
A campanha do Cruzeiro: 46 jogos, 31 vitórias, 7 empates e 8 derrotas.
3º. Flamengo (1980)
Considerado por muitos como o título que mudou o rumo do Flamengo. O grande incômodo, a sensação de que realmente pegava mal um clube do tamanho, do peso e da representatividade do Flamengo era não ter um título nacional. Com uma campanha praticamente perfeita e uma final histórica contra o Atlético-MG, o rubro-negro deu início a fase mais vencedora de sua história. O time comandado por Claudio Coutinho contava com Raul, Toninho, Junior, Andrade, Paulo Cesar Carpegiani, Adílio, Zico (artilheiro com 21 gols), Tita, Nunes e Júlio Cesar.
A campanha do Flamengo: 22 jogos, 14 vitórias, 6 empates e duas derrotas.
4º. Internacional (1979)
O título conquistado pelo Internacional é histórico. O Colorado trilhou um caminho que jamais foi repetido por nenhum outro time no Brasil, sendo campeão de forma invicta do Brasileiro. Em um torneio com 80 clubes, a equipe teve uma campanha sólida defensivamente e ofensivamente. Em 23 jogos o time marcou 41 gols e sofreu apenas 13.
A campanha do Internacional: 23 jogos, 16 vitórias e 7 empates.
5º. Palmeiras (1994)
O título de 1994 foi o oitavo na história do clube, sendo bicampeão pela segunda vez. Dono da melhor campanha da primeira fase, o Verdão comandado por Vanderlei Luxemburgo chegou para a disputa após despachar Bahia, nas quartas de final, e Guarani, na semifinal. Nas partidas de mata-mata, aproveitamento 100% com quatro vitórias. Mas o momento mais especial foram os Derby nas finais com o Corinthians.
A campanha do Palmeiras: 31 jogos, 20 vitórias, 6 empates e 5 derrotas
6º. Vasco (1997)
Dono da melhor campanha da primeira fase, o Vasco dirigido por Antônio Lopes não possuía favoritismo no início, mas ao longo do campeonato foi mostrando que tinham jogadores que iriam fazer a diferença. O time que contava com peças como Mauro Galvão, Odvan, Felipe, Juninho, Ramon, Evair e Edmundo (artilheiro com 29 gols), que levaram o Gigante da Colina ao topo. O título iniciou uma fase de grandes conquistas daquela geração.
A campanha do Vasco: 33 jogos, 21 vitórias, 7 empates e 5 derrotas.
Leia mais:Os 30 maiores ídolos da história do Vasco
7º. Internacional (1976)
Embalado após um octacampeonato estadual em cima do Grêmio, o Colorado teve motivação de sobra para dominar o país. Com um time mais forte do que no ano anterior ? onde também foi campeão brasileiro ?, a equipe gaúcha comandada por Rubens Minelli brilhou no país com destaques para Falcão, Manga, Figueroa, Carpegiani, Dário (artilheiro do campeonato com 16 gols) e Lula.
A campanha do Internacional: 23 jogos, 19 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
8º. Palmeiras (1993)
Em um campeonato marcado por diversas mudanças no regulamento que causaram polêmicas entre clubes e torcedores, o Palmeiras conquistou o sétimo título do Campeonato Brasileiro. Liderado por um jovem Vanderlei Luxemburgo, o elenco alviverde contava com diversos craques. Em campo, Edmundo, Edílson, Evair e Zinho vinham como os destaques e foram responsáveis por levar a equipe ao título.
A campanha do Palmeiras: 22 jogos, 16 vitórias, 4 empates, 2 derrotas
9º. Flamengo (1982)
Após conquistar a Libertadores e o Mundial em 1981, o Flamengo voltou suas forças para reconquistar o Brasil em 1982. O time comandado por Paulo César Carpegiani tinha em campo lendas como Raul Plasmann, Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Tita, Nunes e Zico, artilheiro com 21 gols e eleito o melhor jogador do campeonato.
A campanha do Flamengo: 23 jogos, 15 vitórias, 6 empates e 2 derrotas.
10º. Corinthians (1999)
Após vencer o Campeonato Brasileiro de 1998, o Corinthians veio com força total para conquistar novamente o título. Além da base campeã, o alvinegro investiu para fazer novas contratações e reforçar o elenco. Comandado por Oswaldo de Oliveira, o time contava com destaques como Dida, Índio, Kléber, Gilmar, Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson. O título era algo esperado.
A campanha do Corinthians: 29 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.
Confira a lista de votantes
O GLOBO/Extra agradece a Adalberto Leister Filho, Aigor Ojêda, Alex Escobar, Alexandre Alliatti, Alexandre Simões, André Plihal, André Rizek, Arnaldo Ribeiro, Aydano André Motta, Bernardo Coimbra, Bruno Marinho, Carlos Eduardo Eboli, Carlos Eduardo Mansur, Cícero Mello, Clara Albuquerque, Débora Gares, Dimara Oliveira, Douglas Ceconello, Eduarda Carvalho Gonçalves, Eduardo Monsanto, Eduardo Tironi, Eraldo Leite, Eric Faria, Eugênio Leal, Fernanda Varela, Flavio Gomes, Frederico Jota, Gilmar Ferreira, Gláucia Santiago, Guilherme Piu, Gustavo Poli, Gustavo Villani, Igor Siqueira, Isabelly Morais, José Augusto Toscano, Juca Kfouri, Juliane Cristina dos Santos, Karine Alves, Leonardo Bertozzi, Luís Roberto de Muco, Marcello Neves, Marcelo Barreto, Marcelo Courrege, Mário Marra, Marluci Martins, Martín Fernandez, Mauro Cezar Pereira, Olga Bagatini, Paulo César Vasconcellos, Pedro Henrique Torre, Rafaelle Seraphim, Renan Damasceno, Renan de Moura Ribeiro, Renata de Medeiros, Renato de Alexandrino, Rodolfo Rodrigues, Rodrigo Mattos, Sergio Du Bocage, Tadeu de Aguiar, Thales Machado, Tino Marcos Fernandez, Ubiratan Leal, Victor Canedo, Victor Lessa, Vitor Seta, Wellington Campos por terem participado da votação.
Fonte: O Globo