Durante congresso realizado virtualmente nesta sexta-feira, a Fifa aprovou a proposta de realizar um estudo para analisar a viabilidade de mudanças no calendário das Copa do Mundo masculina e feminina. Ao invés do atual intervalo de quatro anos, as competições passariam a ser disputadas a cada dois anos.

Bastidores:Como Fifa e Infantino foram personagens centrais na tentativa fracassada da Superliga

A pauta, submetida pela Federação Saudita de Futebol, foi aprovada com 166 votos a favor e apenas 22 contra.

? O que eu acho não tem importância, mas sim o que dirá o estudo. Um clube disputa um máximo de seis troféus por ano, mas as seleções só podem ganhar de dois em dois, ou de quatro em quatro anos. Se não se classifica, tem que esperar ? disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Um dos principais problemas da proposta é que ela apertaria ainda mais o calendário do futebol mundial com as datas Fifa. A ideia seria resultado de um forte lobby do próprio governo saudita, que já havia divulgado vídeo publicitário com a presença de Infantino.

Leia também:Coreia do Norte anuncia que não participará mais das Eliminatórias da Copa de 2022

O 71º Congresso da Fifa também abordou outros temas. A  Federação de Futebol da Jamaica propôs a criação de um Comitê Feminino para estudar a possibilidade de uma Liga Mundial Feminina, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a comercialização da modalidade entre as mulheres. A pauta também foi aprovada, com 191 votos a favor e apenas três contra.