Luto no futebol brasileiro. Morreu neste domingo, em Los Angeles, o ex-lateral-esquerdo Rildo da Costa Menezes, o Rildo. O pernambucano tinha 79 anose vivia na cidade norte-americana.

“Nossos sentimentos aos familiares e amigos desse grande ídolo que marcou época e deixou seu nome cravado na história santista”, diz nota de pesar do Santos, que instaurou luto de sete dias. O Botafogo foi outro clube a lamentar o falecimento:  “Integrou um dos maiores times de todos os tempos”, diz o alvinegro.

“Em nome de toda a comunidade do futebol brasileiro, a CBF manifesta profundo pesar com o falecimento de Rildo e expressa seus sentimentos aos familiares, amigos e ex-companheiros do lateral, que representou tão bem a Seleção e o nosso futebol”, manifestou-se, também, a CBF, destacando-o como “um dos principais laterais de sua geração”.

 

Como jogador, Rildo passou pela Vila Belmiro entre 1967 e 1972, e atuou ao lado de grandes nomes do peixe, como Pelé, Cloadoaldo e Coutinho Ele chegou ao clube após passar pelo Botafogo, de 1961 a 1966, onde também dividiu vestiário com craques como Nilton Santos e Garrincha.

Rildo vivia em Los Angeles Foto: Reprodução/Youtube/Museu da Pelada
Rildo vivia em Los Angeles Foto: Reprodução/Youtube/Museu da Pelada

Revelado pelo Íbis, o pernambucano foi bicampeão carioca (1961 e 1962) e duas vezes campeão do Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1966) pelo Botafogo. Na Vila Belmiro, foi tri do do Paulista (1967, 1968 e 1969) e campeão brasileiro no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968.

Rildo atuou de 1963 a 1969 pela seleção brasileira, e ganhou Copa Roca, Taça Oswaldo Cruz (duas vezes) e Copa Rio Branco. Ele disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, e marcou o gol de honra brasileiro na derrota por 3 a 1 para Portugal de Eusébio.