Após anunciar a presença de público nas partidas da última rodada do campeonato nacional, a Liga Portuguesa (LPFP) voltou atrás nesta segunda-feira. Segundo o comunicado divulgado, não haverá torcedores nas arquibancadas por falta de “equidade” e desconhecimento sobre as imposições das autoridades de saúde.

Veja mais: Maracanã será multado em R$ 14 mil por ‘infração gravíssima’ após presença de convidados na final do Carioca

O plano inicial era que os nove jogos simultâneos marcados para a próxima quarta-feira tivessem a presença de 10% da lotação dos estádios, exclusivamente para torcedores dos clubes da casa. Mas uma reunião extraordinária entre a diretoria da liga alterou o roteiro.

Leia também: Gol de Alisson no Liverpool, Neymar na briga pelo Francês: como fica a reta final dos campeonatos europeus

“A Direção da Liga Portugal reuniu-se na manhã desta segunda-feira, num encontro de caráter extraordinário ? depois de o ter feito de forma ordinária na sexta-feira passada ?, tendo ficado decidido que a última jornada da Liga NOS não terá público em testes-piloto, como chegou a ser uma possibilidade. Entre vários outros motivos, a Direção da Liga Portugal entendeu que não estavam reunidas todas as condições de equidade, quando na rodada 34 existem equipes que, esportivamente, têm o futuro ainda por decidir”, diz um comunicado divulgado pelo órgão.

#nuncaésóesporte:A eterna estrada de Enderson Moreira na ciranda maluca dos técnicos

O presidente da Liga, Pedro Proença, divulgou ainda uma nota onde afirma que a decisão foi tomada por unanimidade entre os membros da direção

“Na incerteza que permanece sobre as condições que as autoridades de saúde poderão vir a impor, seria impossível preparar um plano de implementação a um dia da realização dos jogos”, disse Proença.

Após a liga divulgar o plano sobre a presença de público nos estádios, na última semana, a imprensa local reportou um mal estar entre os clubes, que entenderam como injusta a decisão. Algumas das equipes ainda dependem da última rodada para determinar seu destino no campeonato, e consideram que seria mais difícil alcançar seus objetivos jogando com uma torcida contra pela primeira vez na temporada.

Portugal teve quase 17 mil mortes confirmadas desde o início da pandemia, e 840 mil casos de Covid-19 no total.