O fim de semana foi agitado nos principais torneios europeus, com direito a emoções no fim dos jogos ? entre os principais lances, o gol de cabeça do goleiro Alisson, que deu a vitória ao Liverpool contra o West Bromwich, nos acréscimos. Confira abaixo como os resultados afetaram a disputa e o que ainda está em jogo na reta final das competições.

Campeonato Espanhol

Luis Suárez fez um gol pelo Altético de Madrid, aos 43 minutos do segundo tempo Foto: GABRIEL BOUYS / AFP
Luis Suárez fez um gol pelo Altético de Madrid, aos 43 minutos do segundo tempo Foto: GABRIEL BOUYS / AFP

 

A 38ª e última rodada da La Liga começa na sexta-feira, 21, mas é no domingo, 23, a grande decisão. No topo, com 83 pontos, o Atlético de Madrid encara o Valladolid. Neste domingo, contra o Osasuna, o atacante uruguaio Luis Suárez foi o herói da virada por 2 a 1, desempatando aos 43 minutos do segundo tempo. 

A equipe de Diego Semeone tem como principal concorrente o Real Madrid, logo atrás, com 81 pontos.A equipe de Zinedine Zidane se manteve na cola ao ganhar do Athletic Bilbao. Também no próximo domingo, eles enfrentam o Villarreal, precisando vencer e contar com tropeço dos rivais locais.  

“Os merengues perseguirão esse troféu até o último dia. Mais resistente do que excelente, o Real segue tendo chance de ser campeão. E onde às vezes não chega o futebol, muitas vezes chega a fé do missionário”, destacou o jornal local “As?.  

Campeonato Inglês 

Elenco comemora gol de cabeça do goleiro Foto: LAURENCE GRIFFITHS / Pool via REUTERS
Elenco comemora gol de cabeça do goleiro Foto: LAURENCE GRIFFITHS / Pool via REUTERS

 

O grande destaque desta 36ª rodada da Premier League foi o emocionante gol de Alisson nos acréscimos, que garantiu a vitória do Liverpool, contra o West Bromwich, aos 49 minutos do segundo tempo. O goleiro fez o gol de cabeça, após um escanteio cobrado por Alexander-Arnold. A partida terminou em 2 a 1 e o brasileiro dedicou o momento ao pai, morto há pouco mais de dois meses.  

? Jogo, desde que me lembro como ser humano, com meu pai. Espero que ele esteja aqui para ver. Tenho certeza de que ele está comemorando ? disse, muito emocionado.  

Com 63 pontos, o Liverpool está em quinto, na disputa por uma vaga na Champions (quatro se classificam diretamente e o quinto vai à fase preliminar). Eles voltam a campo na próxima quarta-feira, na 37ª e penúltima rodada, quando enfrentam o Burnley; no mesmo dia, o Tottenham (6º, com 63) joga contra o Aston Villa. Na terça, o campeão Manchester City encara o Brighton; o Manchester United (70) duela com o Fullham; enquanto Leicester City (66) e Chelsea (64) também se encontram novamente, após a Copa da Inglaterra.

Campeonato Francês

Neymar marcou um gol, neste domingo Foto: FRANCK FIFE / AFP
Neymar marcou um gol, neste domingo Foto: FRANCK FIFE / AFP

 

O PSG teve uma vitória com margem de segurança, vencendo o Reims de 4 a 0, gols de Neymar, Mbappé, Marquinhos e Kean. Com isso, a equipe do atacante brasileiro se mantém na disputa do Campeonato Francês na segunda colocação, apenas um ponto atrás do Lille, que tem 80 pontos.  

Outro brasileiro que fez bonito foi Lucas Paquetá. No Lyon, quarto na tabela, o ex-Flamengo fez dois gols no 5 a 2 contra o Nîmes. O próximo jogo é com o Nice. No próximo domingo, 23, os holofotes principais da 38º e última rodada da Ligue 1 se voltam a duas partidas em especial: PSG contra Stade Brestois e o Lille enfrentando o Angers. 

Campeonato Italiano

Cristiano Ronaldo tenta uma vaga na Champions pelo Juventus Foto: ISABELLA BONOTTO / AFP
Cristiano Ronaldo tenta uma vaga na Champions pelo Juventus Foto: ISABELLA BONOTTO / AFP

 

Com 88 pontos, a Internazionale já garantiu a taça, mas a disputa segue quente pela segunda colocação. O Atalanta tem 78, mas, logo na cola, estão Napoli e Milan (ambos com 76) e a Juventus de Cristiano Ronaldo em quinto, com 75. 

Na última rodada, domingo, a Atalanta tem duelo direto com o Milan; o Juventus encara o Bologna; e o Napoli enfrenta o Verona. Os quatro primeiros vão a Champions e o quinto disputa a fase preliminar.