Faça uma experiência: pergunte a torcedores de Flamengo e Fluminense quem é o maior ídolo recente do seu clube de coração. Dificilmente a resposta não será Gabigol de um lado e Fred do outro. Vivendo momentos inspirados, os artilheiros vêm empilhando recordes e prometem um duelo à parte no primeiro Fla-Flu da final do Carioca, no Maracanã.

Aos 37 anos, Fred é o principal líder de um Fluminense que busca seu 32º título carioca. Nesta temporada, o camisa 9 parece não estar nem aí para a inexorável ação do tempo: ele acumula já nada menos que nove gols em nove partidas. Ele se tornou o segundo maior artilheiro da história tricolor, com 186 gols ? superando Orlando Pingo de Ouro (185) ?, e ultrapassou a marca de 400 gols oficiais na carreira.

Já Gabigol, 24, é responsável por comandar a busca pelo 37º título rubro-negro e, antes disso, superou ninguém menos que Zico para se tornar o maior artilheiro do Flamengo em Libertadores. Além disso, superou Renato Abreu para se tornar o maior goleador do clube no Século XXI (82 gols). Não faltam plaquinha para o camisa 9 rubro-negro.

Fred x Gabigol: artilheiros travam Fla-Flu particular por recordes na final do Carioca Foto: Editoria de Arte
Fred x Gabigol: artilheiros travam Fla-Flu particular por recordes na final do Carioca Foto: Editoria de Arte

Sobram marcas individuais, mas são os duelos particulares que apimentam não apenas a final do Carioca, mas o restante da temporada. Por exemplo, Fred e Gabigol brigam pela artilharia do ‘Novo Maracanã’, onde o rubro-negro superou o tricolor, antigo dono do posto, e agora tem 13 gols de vantagem (49 a 36). Vale lembrar que Bruno Henrique, vice-líder deste quesito, também estará em campo na decisão.

  • 1º ? Gabigol ? 49 gols
  • 2º ? Bruno Henrique ? 37 gols
  • 3º ? Fred ? 36 gols

Entre os relacionados para o clássico, Fred é o maior goleador em Fla-Flus com seis gols marcados. Gabigol, não fica muito atrás, com quatro tentos, mas precisa ultrapassar Bruno Henrique, também do Flamengo, que tem cinco e lidera este posto no rubro-negro.

Já levando em conta a artilharia do Campeonato Carioca, é difícil imaginar que Fred e Gabigol, com cinco tentos, consigam alcançar Alef Manga, do Volta Redonda, principal goleador do torneio com nove gols. Mas serve como mais um aperitivo para saber qual camisa 9 ficará na frente.

Deixando de lado o campo estadual e indo para o internacional, são quatro gols (22 a 18) que separam Fred, o terceiro maior artilheiro brasileiro na história da Libertadores, de Gabigol, o sexto principal. Eles ainda tem mais duas rodadas da fase de grupos e, possivelmente, jogos do mata-mata para aumentar essa marca. O líder é Luizão, com 29.

  • 1º ? Luizão ? 29 gols
  • 2º ? Palhinha ? 25 gols
  • 3º ? Fred e Célio ? 22 gols
  • 5º ? Jairzinho ? 21 gols
  • 6º ? Gabigol ? 18 gols

Fora de campo, Fred e Gabigol competem também no mercado publicitário e não são poucos os exemplos de como a imagem dos jogadores é usado pelos clubes para lucrar. Não faltam produtos infantis, peças de roupa e diversas ações para aumentar desde planos de sócios-torcedores até a anúncios de material esportivo ou de patrocinadores.

O jogo de volta da final do Campeonato Carioca está marcado para o próximo dia 22, também às 21h05 (de Brasília), no Maracanã. Não há regra de gol fora de casa ou vantagem do empate. Ou seja, qualquer gol de Fred ou Gabigol será decisivo.