Tite já anunciou uma lista de convocados para a seleção brasileira em contexto mais favorável. Nesta sexta-feira, às 11h, ele divulgará os jogadores que disputarão as partidas contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias, no início de junho, na reta final de uma temporada das mais apagadas de seus principais nomes. Como se os problemas técnicos não bastassem, o treinador é cercado pela crise vivida por Rogério Caboclo na presidência da CBF.

Em condições normais pré-pandemia, o anúncio da lista seria acompanhado pela imprensa na sede da entidade. Nesta manhã, a convocação será remota, para não promover aglomerações.

Nem mesmo Neymar, muitas vezes astro solitário da seleção brasileira, conseguiu ter uma temporada empolgante na França. Em termos de números, é a mais tímida desde que desembarcou na França para defender o Paris Saint-Germain. O brasileiro mais uma vez não conseguiu levar sua equipe ao título da Champions e ainda corre o risco de perder o Campeonato Francês para o Lille.

Ele tem como companheiro o zagueiro Marquinhos, que faz boa temporada e deve ser lembrado por Tite. Outros nomes quem vem se destacando estão justamente no miolo da defesa. Militão vem tendo boa sequência no Real Madrid e Felipe é titular do Atlético de Madrid, favorito ao título espanhol.

Atacantes da seleção estão em baixa Foto: Arte
Atacantes da seleção estão em baixa Foto: Arte

 

veteranos em boa forma

Quem brilha mesmo ao fim da temporada na Europa são dois veteranos, finalistas da Champions. Thiago Silva é titular do Chelsea e segue firme no plano de disputar sua quarta Copa do Mundo no Qatar, ano que vem. Fernandinho vai bem no meio de campo do Manchester City, também na final europeia, mas não joga pela seleção brasileira desde a Copa América de 2019.

Ele é companheiro de outros dois brasileiros: Ederson e Gabriel Jesus. O goleiro é peça importante do estilo de jogo de Pep Guardiola, enquanto o atacante vive talvez seu pior momento desde que desembarcou na Inglaterra. O jogador viu o técnico espanhol abrir mão de um centroavante mais tradicional e foi para o banco de reservas.

Quem também ocupou esse papel de segunda opção em algumas ocasiões na temporada foi Roberto Firmino, atacante do Liverpool. Na quinta-feira, ele fez dois gols na vitória sobre o Manchester United e pôs fim a um jejum de 15 partidas sem marcar, o que não muda o fato de que tem sua pior média de gols por jogo desde que foi contratado pelos Reds.

É preciso destacar também que o desempenho do brasileiro cai à medida que o coletivo comandado por Jurgen Klopp teve uma temporada bem abaixo da média. Até mesmo o goleiro Alisson e o volante Fabinho, dois prováveis nomes na lista de Tite, foram discretos ao longo da Premier League e da Champions.

Outros jogadores de confiança do treinador da seleção também não tiveram tanto brilho no Velho Continente, casos de Everton Cebolinha, do Benfica, e Richarlison, do Everton. Entre os nomes normalmente chamados pelo treinador que estão em baixa ainda aparecem Renan Lodi, muitas vezes reserva no Atlético de Madrid, Philippe Coutinho, que passou por artroscopia no joelho esquerdo e está em processo de recuperação, e Arthur, titular em 19 jogos pela Juventus.

Tantos nomes conhecidos em baixa poderiam abrir brecha para Tite ousar e chamar jogadores menos badalados em atuação no futebol europeu. O problema: não são muitas opções. Um levantamento das estatísticas oficiais das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) revela apenas cinco jogadores brasileiros entre os dez melhores em quatro fundamentos individuais importantes: gols, assistências, passes e desarmes. O mais conhecido, inclusive por Tite, que o levou para a Copa do Mundo, é Fred. O volante do Manchester United se destaca em desarmes no Inglês. Raphinha, atacante do Leeds United, vai bem nas assistências. Além deles, só Bremer (Torino) e Ibañez (Roma), zagueiros com bons desarmes, e João Pedro (Cagliari), atacante entre os principais artilheiros do Italiano.

alternativa local

Não será surpresa para ninguém se o técnico da seleção voltar seu olhar mais para o futebol nacional. Tite tem opções em alta atuando no Brasil, tanto nomes mais novos como veteranos conhecidos do treinador. O problema, neste caso, para variar, será o prejuízo que poderá causar aos clubes locais, uma vez que o calendário do futebol brasileiro segue sem parar nas datas-Fifa. As partidas contra Equador e Paraguai acontecerão, respectivamente, nos dias 4 e 8 de junho. A tendência é que os jogadores que atuem no futebol brasileiro percam uma rodada do Brasileiro e mais o jogo de ida e talvez a volta da terceira fase da Copa do Brasil.

A convocação será apenas para os dois jogos das Eliminatórias. Seis dias depois da partida contra o Paraguai, a seleção estreará na Copa América. A tendência é que Tite divulgue a lista de convocados para a competição mais adiante e não necessariamente os jogadores chamados para as partidas que visam uma vaga na Copa do Qatar serão levados também para a competição continental.

Após a lista de Tite, será a vez do técnico André Jardine convocar a seleção olímpica, que não tem ainda sua programação definida.