Em um Campeonato Paulista dos mais imprevisíveis dos últimos anos, a fase mata-mata ganhou a garantia de, no mínimo, um “pequeno” na semifinal. Nesta quarta-feira, o Mirassol recebe o Guarani, às 21h, em um um confronto de “azarões” que define o segundo classificado ao “top 4” da competição.
Na terça-feira, o Corinthians garantiu a primeira vaga ao despachar a Inter de Limeira por 4 a 1, e agora aguarda a definição dos demais classificados para conhecer seu adversário.
Martín Fernandez:O futebol brasileiro cabe num B.O.
Enquanto Mirassol e Guarani fazem a segunda partida do mata-mata, Palmeiras e São Paulo vivem a expectativa por uma troca de datas da final. Prevista inicialmente para o dia 23, a decisão pode ser movida para o dia 30, segundo o “Blog do PVC”, do jornalista Paulo Vinícius Coelho. A Federação Paulista (FPF) tenta o adiamento, mas precisa de autorização da CBF, já que a data desejada “invade” o calendário do Brasileirão, que começa no dia 29.
Caso o adiamento seja concretizado, as partidas São Paulo x Fluminense (dia 29), Chapecoense x Bragantino (30) e Flamengo x Palmeiras (30), pelo nacional, poderiam ser adiadas, dependendo de quem for à final. Com isso, tricolor e alviverde, que têm compromissos pela Libertadores no dia 18, e o Bragantino, que joga pela Sul-Americana no mesmo dia, evitariam acumular partidas no curto intervalo até o dia 23, conforme avançam. Guarani e Mirassol têm compromissos pelas séries B e C previstos também para os últimos dias de maio, a princípio.
Mirassol x Guarani (quarta-feira, 21h)
Atual campeão da Série D do Brasileiro, o Mirassol chega na fase final com a melhor campanha do grupo D. No caminho para a classificação, a equipe obteve resultados significativos, como as vitórias sobre Palmeiras e Ponte Preta, ambas por 2 a 1. Na última rodada, encerrou uma sequência de duas derrotas seguidas ao segurar o empate contra o São Paulo de Crespo. A equipe perdeu Danilo Boza, Moraes, Matheus Aurélio e Oyama, que testaram positivo para a Covid-19 na última sexta-feira.
Leia mais:Ferj sugere público na final do Carioca entre Flamengo e Fluminense; tricolor se posiciona contra
? É um time que vem amadurecendo, de uma estrutura física fantástica. É difícil encontrar times na Série B com a estrutura de apoio aos treinamentos que tem o Mirassol. Vir aqui falar que seremos campeões paulistas é um pouco de soberba. Mas a gente entra nessa briga, temos motivado os atletas para que tenhamos condições de chegar nessa reta final e buscar nosso espaço numa semifinal, numa decisão, e quem sabe, o título ? explicou o técnico Eduardo Baptista, em entrevista ao programa “1º tempo”, da Bandsports.
O Guarani pode ter mudanças na partida. A equipe começou mal o Paulistão, mas engatou pontos importantes na reta final ? chegou a perseguir o Mirassol na liderança ?, como a vitória por 2 a 1 sobre a Ferroviária, e ficou com a vaga em disputa com o Santos ? que evitou o rebaixamento na última rodada. O técnico Allan Aal prepara mudanças táticas na equipe para a disputa pela vaga.
? Em alguns momentos da competição, a gente oscilou demais. Conseguimos encaixar uma maneira de jogar e de pensar, principalmente, que nos fizeram classificar. É uma maneira de um futebol ofensivo, de um futebol coletivo e agressivo, na busca da reposição e recuperação de bola. Eu acho que isso nos fez diferentes. Os jogadores sabem que essa maneira de jogar é a maneira que encaixou da melhor forma. Em contrapartida, a gente precisa melhorar em alguns quesitos ? avaliou, em entrevista coletiva.
Bragantino x Palmeiras (sexta-feira, 19h30)
Com partida marcada para sexta-feira, Guarani e Palmeiras vivem momentos muito parecidos em termos de calendário, e as escolhas dos treinadores podem deixar o confronto aberto. Após a vitória desta terça-feira por 1 a 0 sobre o Independiente Del Valle, pela Libertadores, o alviverde volta a campo pela competição continental na próxima terça-feira , contra o Defensa y Justicia, mas já classificado às oitavas.
No intervalo entre os dois confrontos, vai a Bragança Paulista medir forças contra o Bragantino pela vaga. Alvo de menos pressão após obter bons resultados na reta final e a classificação estadual na última rodada (vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta), o técnico Abel Ferreira pode fazer modificações na equipe para o compromisso pelo mata-mata.
O Bragantino, por outro lado, tem situação um pouco mais complicada na Sul-Americana. A vitória por 2 a 0 sobre o Emelec fez com que a equipe assumisse a segunda colocação do grupo G, mas o massa bruta precisa garantir a liderança para ir à próxima fase da competição. Com partida importante contra o Talleres, também na próxima terça-feira, a tendência é que o técnico Mauricio Barbieri também descanse alguns de seus jogadores para a partida.
São Paulo x Ferroviária (sexta-feira, 21h30)
O técnico Hernán Crespo deverá ter força máxima para a partida no Morumbi. O São Paulo treinou com reservas para o compromisso contra o Rentistas, nesta quarta-feira, pela Libertadores. Em campanha avassaladora no Paulista (oito vitórias, três empates e apenas uma derrota) com o argentino no comando, o tricolor é favorito para o confronto.
A tarefa é complicada para a equipe de Araraquara, mas os comandados de Elano vêm com moral após baterem o São Caetano por 3 a 0, na terceira vitória nos últimos três jogos. A equipe, que derrotou o Corinthians na fase inicial (2 a 1), é dona do segundo melhor ataque da competição, com 20 gols, atrás apenas dos 28 do próprio São Paulo.
? Claro que ficamos felizes com a classificação. Conquistamos bem os resultados nos últimos jogos. Mas foi o que falamos já depois do jogo, é foco no São Paulo. É decisão, jogo único. Sabemos da força deles, estão com um time intenso, forte. Mas estamos nos preparando e também confiamos no nosso trabalho ? avalia o lateral-esquerdo Igor Fernandes.
Fonte: O Globo