games »

Microsoft Store de PC aumentará divisão de lucro dos desenvolvedores para 88%



Em comunicado à comunidade no Xbox Wire, a Microsoft fez uma série de anúncios e dentre eles que, para valorizar o trabalho das desenvolvedoras, aumentaria o repasse de 70% para 88% dos títulos adquiridos para PC na Microsoft Store a partir de 1º de agosto.

“Uma divisão de receita clara e sem compromisso significa que os desenvolvedores podem trazer mais jogos para mais pessoas e obter maior sucesso comercial ao fazê-lo”, explicou o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty.

Desde que a Epic Games lançou sua própria loja digital para distribuir títulos próprios e de terceiros, a principal bandeira foi praticar tarifas menores que outras plataformas digitais de distribuição, praticando os mesmos 12% que a Microsoft irá estipular como tarifa a partir de agosto, tornando a Epic Games Store uma plataforma atrativa para desenvolvedores distribuírem seus jogos. O Steam, enquanto isso, mantém da divisão de ganhos em 70% para a produtora, e 30% para a Valve.

Ainda que a loja da Microsoft seja a principal forma de adquirir jogos digitais para console, nos computadores a Microsoft Store está cercada de plataformas populares. Segundo um ranking do site PCGamer feito em 2019 a loja Xbox aparecia em terceiro lugar atrás de Steam e GOG. Em quarto lugar estava a própria Epic Games Store, que atingiu este patamar em apenas 6 meses e só tem crescido desde então, especialmente pela promoções agressivas e distribuição de jogos grátis toda semana.

Com a nova divisão de lucros, a estratégia é de atrair mais desenvolvedores a vender seus jogos e promoverem a Microsoft Store no PC.

Até onde se sabe a nova margem de repasse não será aplicada também aos jogos distribuídos na loja digital dos consoles Xbox One e Series X/S, o que faria ainda mais diferença de fato na receita de todas as desenvolvedoras. O The Enemy já entrou em contato com a assessoria de imprensa da Xbox sobre o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta nota.

No mesmo anúncio da mudança de política de divisão de lucro, a Microsoft também confirmou que Halo Infinite terá crossplay e progressão compartilhada no PC e consoles Xbox.

Fonte: The Enemy


Comente