A campanha do Botafogo na Taça Guanabara terminou com um aproveitamento de 45%. Neste domingo, diante do pior time da competição, o Macaé, a equipe chegou a sua terceira vitória em 11 jogos.Apesar da atuação muito pouco agressiva no início, para não dizer sonolenta, o Botafogo conseguiu furar a retranca do adversário, acordou no segundo tempo e goleou por 4 a 0. Com o resultado, vai disputar a semifinal da Taça Rio contra o Nova Iguaçu, por ter terminado na sétima colocação no primeiro turno.
É a pior posição de um dos quatro grandes na competição, mas o Botafogo termina com um misto de preocupação pelo desempenho e animação pelo placar, diante de uma reformulação geral no elenco feita para a temporada. Uma das contratações que mais agradaram até aqui, Pedro Castro fez o primeiro gol. O volante começou a partida adiantado, ao lado de Matheus Nascimento, que foi a referência no ataque e fechou o placar. Rickson, o outro volante, e David Souza, marcaram os outros gols.
O Botafogo dominou o jogo, Só que o time teve dificuldade de acelerar o ritmo das jogadas de ataque sem errar passes. A melhor chance do primeiro tempo veio em cobrança de falta de Felipe Ferreira, defendida muito bem por Ricardo Luis.
Por ser uma equipe recém-formada, é notável a ansiedade alvinegra por resolver os lances, sem rodar a bola até a melhor oportunidade surgir. Os arremates à distância ilustram tal comportamento.
No segundo tempo, essa alternativa virou solução. Pedro Castro acertou um belo chute de longe e abriu o placar aos cinco minutos. O gol desanimou o Macaé e obrigou a defesa a se adiantar.
Desta forma, o Botafogo conseguiu clarear mais os passes no ataque. E fez uma trama inteligente, da direita para a esquerda, que terminou nos pés de Rickson, livre na área, para deslocar o goleiro e fazer o segundo gol.
Com o jogo praticamente resolvido, os trinta minutos restantes serviram para Marcelo Chamusca observar outros jogadores no ataque. As entradas de Ronald e Warley deram bom volume e velocidade, e resultaram em mais dois gols. Pelo alto, David Souza fez o terceiro. E em uma nova troca de passes inteligente, Ênio serviu Matheus Nascimento, provando que a base pode ser solução em 2021.
Fonte: O Globo