Diante da impossibilidade de realizar treinos e competições no último ano, a necessidade de movimento e disputa dos atletas do Intercolegial foi suprida de outra forma: através da solidariedade. Nesse cenário de incertezas, comunidades escolares do Rio encontraram no projeto Intersolidário uma forma de canalizar essa energia mesmo em tempos de isolamento. Agora, a iniciativa realizada pelo GLOBO e apresentada pelo Sesc RJ prepara a sua 39ª edição, que começa reforçando o convite para essa competição em que todos saem ganhando.

Em 2020, a disputa travada entre as escolas resultou em mais de quatro toneladas de alimentos arrecadados. As doações foram encaminhadas ao banco do programa de segurança alimentar Mesa Brasil Sesc RJ.

Participaram a Escola Municipal Olímpica Carioca Juan Antonio Samaranch, o Centro Educacional Senador Camará, o Centro Educacional Recriando, o Colégio Hermann, o Centro Educacional Chambarelli, a Escola Camões-Pinochio e o campeão Sistema Elite de Ensino, que arrecadou sozinho 2,3 toneladas de doações. Com as aulas presenciais inviabilizadas, o colégio localizado na Tijuca precisou contar com a colaboração de professores, alunos e responsáveis para unir esforços em poucos dias.

? Era um momento bastante complicado. Principalmente se tratando de atletas, são crianças que foram muito afetadas por causa da pandemia. E esse momento de poder sentir o gostinho da competição fez muito bem para eles. É sempre bom mostrarmos que a competição deve existir. Ela é sadia desde que haja consideração e respeito pelo próximo ? disse Fernando Barreto, coordenador de esportes do Elite que encabeçou a gincana pela busca de doações.

Professora Daniela Guimarães, do colégio Juan Antonio Samaranch com os alimentos arrecadados Foto: Marcelo de Jesus / Agência O Globo
Professora Daniela Guimarães, do colégio Juan Antonio Samaranch com os alimentos arrecadados Foto: Marcelo de Jesus / Agência O Globo

A escola vencedora recebeu R$ 10 mil, e o prêmio foi utilizado para adquirir materiais esportivos. E continuando a onda de solidariedade, o Elite doou parte do dinheiro para o segundo colocado, a Escola Municipal Juan Antonio Samaranch, que arrecadou 1.160 quilos de alimentos. Com o montante recebido do Elite, o colégio em Santa Teresa conseguiu fazer parte da reforma da quadra esportiva.

? Mesmo sendo uma escola pública e fechada, foi importante saber a força que nós temos apesar de estarmos longe dos alunos. Foi gratificante e bonito de ver como se eles mobilizaram para ajudar na campanha solidária ? disse Daniela Guimarães, treinadora de handebol.

Para manter vivo o espírito olímpico mesmo em um ano tão atípico e sem esquecer da responsabilidade social, o projeto tem novidades nesta nova edição. Em 2021, O GLOBO une o sucesso do Intersolidário com o melhor do tradicional Intercolegial para criar o Interolímpico. As melhores pontuações no Intersolidário valerão para a contagem geral do Intercolegial, que deve retomar algumas disputas esportivas entre os jovens. As inscrições das escolas começam em breve em https://intersolidario.oglobo.com.br/.